Pessoal, estou tentando configurar uma conexão hibernate no ireport, mas ele me retorna uma mensagem dizendo "Erro reading resource: “Placa.hbm.xml”
Isso que dizer que ele encontrou meu arquivo de configuração “…cgf.xml”, mas não esta consegindo ler meus mapeamentos.
Já coloquei todos mapeamentos junto com o arquivo de configuração do hibernate. Configurei o classpath do Ireport, mas nada tem matado esse erro.
Para configurar um hibernate conection do Ireport 3.0.0 foi necessário as seguintes etapas.
1- Adicionei no classpath do ireport(Opções ->Classpath) a pasta “src” do meu projeto que contem o arquivo de configuração “hibernate.cfg.xml”
2-Logo em seguida um erro surgiu no teste de conexão com hibernate. Erro reading resource: “entidade.hbm.xml”
Para correção deste erro, foi necessaio padronizar todos os meu arquivos de mapeamento, informando o tipo (integer,string,double e etc) para cada property do mapeamento.
3-Coloquei todos os libs do hibernate-3.2 na pasta lib do ireport.
4-Mais dois erros surgiram, component class not found: “nomeClasse” e um outro erro que dizia que minha classe não podia ser encontrada (onde esta classe era utilizado por um dos mapeamentos) .
Corrigi estes dois erros adicionando no classpath do ireport o jar da minha aplicação.
5-Coloquei todos os jar do mysql-connector-java-5.1.7 dentro de lib do ireport.
Logo em seguida consegui me conectar com sucesso.
Configurei meu relatório com hibernate, consegui rodar hql , desenvolvi um relatório simples para testes (fiz a festa).
Mas surgiu outro problema, o programa não esta gerando o “arquivo.jasper” e tem lançando algumas exceções quando o programa é inicializado (alguma coisa com timeout de conexão excedido), tenho visualizado isto através do prompt. (Ainda não sei o que pode estar causando isso).
Interessante é que mesmo lançando esse erro, logo em seguida consigo trabalhar com hql normalmente.
Tentei seguir os mesmos passos acima no ireport 3.1.4 e to parado no seguinte erro quando tento testar a conexão com o hibernate “com/mchange/v2/c3p0/PoolConfig”
Espero que essas informações ajudem alguém. Continuarei tentando.
Se alguém tiver algumas dicas, agradeço.
Quando ao ultimo erro, onde o ireport não gerava o .jasper resolvi indo até.
Opções -> opções -> aba Compilador -> e selecionei o campo “Usar o diretorio do relatório para os compilados” ou em inglês (Use the report directory for compiles).
Ow entao vc pode trabalhar com objetos, deixando o iReport apenas com a parte de layout claro desde q vc sete o classpath do iReport corretamente. Aqui tem um exemplo.