IReport + Hibernate

Boa noite,

galera é o seguinte, eu gostaria de aprender como usar o ireport com o hibernate, eu sou iniciante em java, se alguem tiver paciencia de me explicar passo passo eu iria agradecer, obrigado.

recomendo nao utilizar consultas HQL’s configuradas dentro do relatório. você terá problemas terríveis de manutenções e concatenações, assim como alto acoplamento e mistura de responsabilidades.

comece implementando um datasource específico para tratar implementações utilizando api do hibernate, como no seu caso, mas abstraia isto a partir de uma interface para que fique independente de implementação como JDBC, JPA, etc. Seu datasource agora conhecerá objetos de negócio, e o melhor é que você poderá aproveitar qualquer método existente.

faça uma consulta normal no hibernate que obtenha os seus objetos ou crie uma classe que represente o relatório.

a partir da camada de view, você obterá da camada de negócio, os objetos que nesta própria(view) você criará a partir de uma factory por exemplo, repassando seus objetos de negócio para o datasource.

no caso do uso do ireport, para testes, você pode criar uma classe de teste, como um mock para popular dados específicos e incorporar ao datasource.