IReport + Hibernate

1 resposta
J

Boa noite,

galera é o seguinte, eu gostaria de aprender como usar o ireport com o hibernate, eu sou iniciante em java, se alguem tiver paciencia de me explicar passo passo eu iria agradecer, obrigado.

1 Resposta

faelcavalcanti

recomendo nao utilizar consultas HQL’s configuradas dentro do relatório. você terá problemas terríveis de manutenções e concatenações, assim como alto acoplamento e mistura de responsabilidades.

comece implementando um datasource específico para tratar implementações utilizando api do hibernate, como no seu caso, mas abstraia isto a partir de uma interface para que fique independente de implementação como JDBC, JPA, etc. Seu datasource agora conhecerá objetos de negócio, e o melhor é que você poderá aproveitar qualquer método existente.

faça uma consulta normal no hibernate que obtenha os seus objetos ou crie uma classe que represente o relatório.

a partir da camada de view, você obterá da camada de negócio, os objetos que nesta própria(view) você criará a partir de uma factory por exemplo, repassando seus objetos de negócio para o datasource.

no caso do uso do ireport, para testes, você pode criar uma classe de teste, como um mock para popular dados específicos e incorporar ao datasource.

Criado 1 de setembro de 2008
Ultima resposta 1 de set. de 2008
Respostas 1
Participantes 2