iReport - inserir HTML em relatório PDF

Olá a todos!

Estou com um pequeno problema, e gostaria de compartilha-la com vocês.

A aplicação que eu desenvolvo possui, em alguns campos de texto, um editor html avançado (como o daqui do fórum), que persiste texto com tags HTML para formatação. Assim, o usuário pode trocar cor da fonte, tamanho, criar tabelas, etc…

O intuito dessa liberdade de formatação é permitir o usuário customizar o retalório que o sistema gera com estes campos.

Para gerar relatórios, utilizo o JasperReports 1.2.5.

Atualmente alguns relatórios da minha aplicação deixaram de ser gerados em PDF, e passaram a ser gerados em HTML, justamente para que estes campos persistidos em HTML aparecessem corretamente no relatório final (a idéia é justamente permitir recursos de edição avançadas em determinados campos, para que o relatório final pudesse ser customizado).

Outros relatórios que utilizam os mesmos campos foram mantidos em PDF. Neste caso, eu tive o trabalho extra de criar um método para tirar as tags HTML antes de popular o report. (assim, a tão desejada formatação só é possível para os relatórios HTML, e o sistema permite o usuário escolher o relatório em HTML (formatado) ou PDF (com texto corrido, sem formatação ‘custom’).

Gostaria de saber se existe alguma forma de converter estas tags HTML, de forma que meu relatório PDF final mantivesse as formatações. Gostaria, por exemplo, de escrever no campo ‘Descrição’ um texto verde (que será persistido no banco com tags como verde, e que quando o relatório PDF fosse gerado, este texto aparecesse verde.

Pensei em usar alguma library que converte HTML para PDF, mas não consegui visualizar como eu poderia inserir o output em PDF no relatório que o JasperReports gera.

Qualquer sugestão é bem-vinda.

att

estou com este mesmo problema
preciso enviar um texto formatado em html para o relatorio em pdf
será que alguem sabe como??

resolvi o problema
setando nas propriedades do field
opção markup como HTML

[]/s

Qual a sua versão do IReport cara?

Na 2.02 é possível?

abraço

só frizando que até onde eu sei apenas formatação de texto em html é suportado no ireport
então vc coloca um campo de texto, e na propriedades dele na aba fonte selecione o markup para HTML

eu utilizo o IReport 3.0.0

mais acho que na 2.02 tb possua esta opção

Obrigado Patric!!

Olhei na versão 2.02 eu não encontrei esta opção de MarkUp não!

como mudo a fonte de apenas um pedaço do texto ?
não estou conseguindo, todos seguem a mesma fonte.

Não tem como alterar um pedaço da fonte de um texto se o mesmo estiver dentro de um mesmo campo texto. Ou todo campo texto é negrito ou será todo normal. Coloque um do lado do outro para conseguir isto!

acho que você não leu oque esta sendo discutido!
Estamos falando dentro do mesmo campo texto.

Eu uso o markup html no ireport…funciona tudo, exceto o Negrito e o Itálico . Por que ??? Quem pode me ajudar ???

tb não funcionou aqui!

Olá pessoal, també estou com o mesmo problema… o bold e o italic funcionam no preview do ireport, mas aberto pelo jasper na aplicação ele não formata.