IREPORT/JASPERREPORT como deixar um titulo dinâmico com os dados digitados pelo usuário?

Oi Galera!!
Estou com um problema no IREPORT/JASPERREPORTS:
Criei um relatório no iReport com um sql que possui a data inicial e final como filtros. Assim, o usuário informará em
uma janela da aplicação a data inicial e final que ele deseja para que o relatório apresente as informações dentro
do referido periodo. No entanto, quero apresentar no header do meu relatório algo do tipo:
RELATÓRIO DE TITULOS A PAGAR NO PERIODO DE dd/mm/aaaa A dd/mm/yyyy. Neste caso, as duas datas do titulo
devem ser aquelas mesmas datas que o usuário informou na tela. Assim, desejo pegar essas duas datas e colocar dinamicamente
dentro do meu relatório, em tempo de execução, e mostra-las no cabeçalho do relatório.
Me AJUDEM!!
Um abraço.

Use parâmetros.
Crie os parâmetros que você quer dentro do relatório, configure o tipo deles (por padrão é String) e passe os valores no mapa de parâmetros que é usando para preencher o relatório.
O nome da chave do mapa tem que ser o mesmo nome do parâmetro, enquanto o tipo do que é passado como valor no mapa, precisa ser do mesmo tipo configurado no parâmetro.

[]´s

Faltou falar. Para mostrar o valor do parâmetro no relatório, crie um campo dinâmico (text field) e coloque o valor como $P{nomeDoParametro}.
Veja a imagem.

Isso msm, crie um parametro.

Ei Davi, tudo bem?

Quero passar um List para dentro do meu relatorio e o relatorio irá utilzar esse list par exibir os dados. Precisso saber se é necessário configurar relatorio no iReport para receber esse List ou não?

O codigo no java eu já tenho mas minha duvida é mas na configuração do relatorio, pod da um força? estou quase desistindo.

att.

Oi hvivox,

Vc quer usar os dados do List no relatório ao invés de fazer a query?
Vc pode usar um JRBeanDataSource

// dados é qualquer implementação da interface Collection JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource( dados );
Ai vc passa o data source como parâmetro no fillReport.

[]´s

[quote=davidbuzatto]Oi hvivox,

Vc pode usar um JRBeanDataSource

// dados é qualquer implementação da interface Collection JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource( dados );
Ai vc passa o data source como parâmetro no fillReport.

[]´s[/quote]

R: é isso msm que eu quero, mas é preciso configurar o meu relatorio (.japer) para receber esse List? essa é minha duvida estou a três dias procurando essa resposta.srsrs

Não precisa não.
Ele vai iterar pela coleção da mesma forma que itera pelas tuplas resultantes da query.

[]´s

Vou postar um trexo do meu relatorio relatorio.jasper:

Neste caso estou utilizando uma Query, a invez da query preciso utilizar um LIST, como faço para configurar meu relatorio.jar para receber esse List?
No codigo java eu já tenho uma estrutura para consultar e passar a lista, mas… no relatorio.jasper eu não sei configurar, é essa a duvida

Já entendi e já respondi :slight_smile:

Então observer no trexo do xml postado acima que a query está dentro de um

<queryString>
Consulta
</queryString>

Para a lista funcionar não é necessário fazer algo como:
<List>
ParametroLista
</List>

???

NÃO!
Deixe a query vazia e pronto. É só testar!

RSRSRS!

vlw amigo. 8)

[quote=davidbuzatto]Faltou falar. Para mostrar o valor do parâmetro no relatório, crie um campo dinâmico (text field) e coloque o valor como $P{nomeDoParametro}.
Veja a imagem.[/quote]

Valeu. Obrigado pela dica. Vou tentar. qualquer coisa te comunico.
Um abração.