IReport nao fuciona fora do win7

boa noite ,
sou novo no forum e me deparei com um problema:

criei uma pequena aplicação para um amigo meu, depois que gerei ela criei o .jar , o instalador testei o aplicativo aqui, tudo ocorreu perfeitamente, porem fui instalar no pc do meu amigo e simplesmente tudo funciona, menos o IReport, qdo tento gerar o relatorio diz:" no page" peguei o mesmo aplicativo instalado, copiei todas as pastas para o meu pc e executei e na minha maquina funciona perfeitamente:

Minha Maquina esta com Win 7

do meu amigo Win XP

a versão do ireport é a mais recente

pergunta: o que será que esta gerando esse problema? ja que não aparece nenhuma mensagem de erro, nem executando pelo prompt…

agradeço qualquer luz que puderem me dar.

Bom dia!

Bom… Onde estão os arquivos.jasper, pois um boa pratica para se gerar o jar é deixar o arquivos.jasper dentro de um pacote na aplicação, se não estiver assim, pode ser um dos motivos…

Até mais…

Formata o computador de ser amigo e coloca um win mais recente. XP só é usado em prefeitura rapaz. auheuaehuahe

[quote=Danilo Carvalho]Bom dia!

Bom… Onde estão os arquivos.jasper, pois um boa pratica para se gerar o jar é deixar o arquivos.jasper dentro de um pacote na aplicação, se não estiver assim, pode ser um dos motivos…

Até mais…[/quote]

vou testar assim e depois comento o resultado, caso não veja jeito…
vou formatar o computador dele mesmo…

[quote=djmura][quote=Danilo Carvalho]Bom dia!

Bom… Onde estão os arquivos.jasper, pois um boa pratica para se gerar o jar é deixar o arquivos.jasper dentro de um pacote na aplicação, se não estiver assim, pode ser um dos motivos…

Até mais…[/quote]

vou testar assim e depois comento o resultado, caso não veja jeito…
vou formatar o computador dele mesmo…[/quote]
Não faça isso.
Você provavelmente programou errado. Colocou o arquivo .jasper em um lugar que não pode ser encontrado e não teve o trabalho de tratar a exceção e/ou criar um log para ver a mensagem de erro.
Sugestões: Crie um log e trate as exceptions lançadas, além de seguir o que o Danilo Carvalho disse.

[quote=drsmachado][quote=djmura][quote=Danilo Carvalho]Bom dia!

Bom… Onde estão os arquivos.jasper, pois um boa pratica para se gerar o jar é deixar o arquivos.jasper dentro de um pacote na aplicação, se não estiver assim, pode ser um dos motivos…

Até mais…[/quote]

vou testar assim e depois comento o resultado, caso não veja jeito…
vou formatar o computador dele mesmo…[/quote]
Não faça isso.
Você provavelmente programou errado. Colocou o arquivo .jasper em um lugar que não pode ser encontrado e não teve o trabalho de tratar a exceção e/ou criar um log para ver a mensagem de erro.
Sugestões: Crie um log e trate as exceptions lançadas, além de seguir o que o Danilo Carvalho disse. [/quote]

ainda não formatei, mas ja estou pensando, pois não da erro nenhum apenas não gera o relatorio e nem gera na pasta que setei para que exportasse, simplesmente la não funciona ja peguei todas as libs do meu java e passei para o dele e nada, engraçado é que no meu , eu crio o instalador e instalo e funciona perfeitamente, inclusive la ate o mesmo java eu coloquei para não ter problemas e me ferrei, ja fiz de tudo possivel, mudei o jasper de lugar 4vezes crio o instalador e testo funciona mais la nem pensar.

vou fazer o ultimo teste em outro computador com win7 e depois com win xp e ver o que acontece…
se alguem ja teve esse problema agradeço muito pela luz que possa me dar…

E o log do sistema, chegou a ver? Ou nem gerou?

ja olhei sim, mas não aparece nada , nem no do windows aparece qualquer erro tentei pelo prompt e nada tambem… acho que tudo conspira pra eu formatar mesmo

bom como não vi jeito vou colocar o codigo que gera e exporta o relatorio, ainda não descartei a hipótese do erro ser meu:

[code]private void gerar_relatorio(){

            conectar con = new conectar();
            try{
                System.out.println("Gerando Relatório...");
                con.conecta();
                HashMap parametro = new HashMap();
                parametro.put("idclientes", valor);
                con.executasql("select * from clientes where idclientes ="+valor);
                JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource(con.rs);
                //JasperReport pathjrxml = JasperCompileManager.compileReport("C:\\emissor\\schemas\\layoutRelatorio.jrxml");
                JasperPrint printReport = JasperFillManager.fillReport("relclientes.jasper", parametro, jrRS);
                JasperViewer.viewReport(printReport,false);
                JasperExportManager.exportReportToPdfFile(printReport, "C:\\clientes\\relclientes_00"+valor+".pdf");
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"copia do Relatorio "+valor+" Salvo no Diretório\n C:/Clientes(copia)");
                } catch(Exception Erro){
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"não foi possivel gerar o relatorio "+valor);// o que acontece é que sempre aparece essa mensagem e no println
                     System.out.println("Relatório gerado com sucesso");
                }

[/code]
chamo esse metodo no botão de imprimir do frame que gera o cadastro e tambem no botão do mestre de detalhes, que apenas é ativado apos uma linha da tabela ser selecionada.

particularmente não vejo erro, ja que nos pc’s com win 7 que testei funcionam perfeitamente.
mas…

Isso

} catch(Exception Erro){  
                        JOptionPane.showMessageDialog(null,"não foi possivel gerar o relatorio "+valor);// o que acontece é que sempre aparece essa mensagem e no println  
                         System.out.println("Relatório gerado com sucesso");  
                    }  

é um erro.
Note que você não aproveitou a exception, apenas a captura, mas não a trata.
Eu substituiria por:

} catch(Exception Erro){  
                        JOptionPane.showMessageDialog(null,"não foi possivel gerar o relatorio "+valor + " " + Erro.getMessage());// o que acontece é que sempre aparece essa mensagem e no println  
                    }