IReport nao fuciona fora do win7

9 respostas
D

boa noite ,
sou novo no forum e me deparei com um problema:

criei uma pequena aplicação para um amigo meu, depois que gerei ela criei o .jar , o instalador testei o aplicativo aqui, tudo ocorreu perfeitamente, porem fui instalar no pc do meu amigo e simplesmente tudo funciona, menos o IReport, qdo tento gerar o relatorio diz:" no page" peguei o mesmo aplicativo instalado, copiei todas as pastas para o meu pc e executei e na minha maquina funciona perfeitamente:

Minha Maquina esta com Win 7

do meu amigo Win XP

a versão do ireport é a mais recente

pergunta: o que será que esta gerando esse problema? ja que não aparece nenhuma mensagem de erro, nem executando pelo prompt…

agradeço qualquer luz que puderem me dar.

9 Respostas

Danilo_Carvalho

Bom dia!

Bom… Onde estão os arquivos.jasper, pois um boa pratica para se gerar o jar é deixar o arquivos.jasper dentro de um pacote na aplicação, se não estiver assim, pode ser um dos motivos…

Até mais…

augustovieira

Formata o computador de ser amigo e coloca um win mais recente. XP só é usado em prefeitura rapaz. auheuaehuahe

D

Danilo Carvalho:
Bom dia!

Bom… Onde estão os arquivos.jasper, pois um boa pratica para se gerar o jar é deixar o arquivos.jasper dentro de um pacote na aplicação, se não estiver assim, pode ser um dos motivos…

Até mais…

vou testar assim e depois comento o resultado, caso não veja jeito…
vou formatar o computador dele mesmo…

drsmachado

djmura:
Danilo Carvalho:
Bom dia!

Até mais…

Não faça isso.
Você provavelmente programou errado. Colocou o arquivo .jasper em um lugar que não pode ser encontrado e não teve o trabalho de tratar a exceção e/ou criar um log para ver a mensagem de erro.
Sugestões: Crie um log e trate as exceptions lançadas, além de seguir o que o Danilo Carvalho disse.

D

drsmachado:
djmura:
Danilo Carvalho:
Bom dia!

Até mais…

Não faça isso.
Você provavelmente programou errado. Colocou o arquivo .jasper em um lugar que não pode ser encontrado e não teve o trabalho de tratar a exceção e/ou criar um log para ver a mensagem de erro.
Sugestões: Crie um log e trate as exceptions lançadas, além de seguir o que o Danilo Carvalho disse.

ainda não formatei, mas ja estou pensando, pois não da erro nenhum apenas não gera o relatorio e nem gera na pasta que setei para que exportasse, simplesmente la não funciona ja peguei todas as libs do meu java e passei para o dele e nada, engraçado é que no meu , eu crio o instalador e instalo e funciona perfeitamente, inclusive la ate o mesmo java eu coloquei para não ter problemas e me ferrei, ja fiz de tudo possivel, mudei o jasper de lugar 4vezes crio o instalador e testo funciona mais la nem pensar.

vou fazer o ultimo teste em outro computador com win7 e depois com win xp e ver o que acontece…
se alguem ja teve esse problema agradeço muito pela luz que possa me dar…

drsmachado

E o log do sistema, chegou a ver? Ou nem gerou?

D

ja olhei sim, mas não aparece nada , nem no do windows aparece qualquer erro tentei pelo prompt e nada tambem… acho que tudo conspira pra eu formatar mesmo

D

bom como não vi jeito vou colocar o codigo que gera e exporta o relatorio, ainda não descartei a hipótese do erro ser meu:

private void gerar_relatorio(){

conectar con = new conectar();
                try{
                    System.out.println("Gerando Relatório...");
                    con.conecta();
                    HashMap parametro = new HashMap();
                    parametro.put("idclientes", valor);
                    con.executasql("select * from clientes where idclientes ="+valor);
                    JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource(con.rs);
                    //JasperReport pathjrxml = JasperCompileManager.compileReport("C:\\emissor\\schemas\\layoutRelatorio.jrxml");
                    JasperPrint printReport = JasperFillManager.fillReport("relclientes.jasper", parametro, jrRS);
                    JasperViewer.viewReport(printReport,false);
                    JasperExportManager.exportReportToPdfFile(printReport, "C:\\clientes\\relclientes_00"+valor+".pdf");
                    JOptionPane.showMessageDialog(null,"copia do Relatorio "+valor+" Salvo no Diretório\n C:/Clientes(copia)");
                    } catch(Exception Erro){
                        JOptionPane.showMessageDialog(null,"não foi possivel gerar o relatorio "+valor);// o que acontece é que sempre aparece essa mensagem e no println
                         System.out.println("Relatório gerado com sucesso");
                    }
chamo esse metodo no botão de imprimir do frame que gera o cadastro e tambem no botão do mestre de detalhes, que apenas é ativado apos uma linha da tabela ser selecionada.

particularmente não vejo erro, ja que nos pc's com win 7 que testei funcionam perfeitamente.
mas...

drsmachado

Isso

} catch(Exception Erro){  
                        JOptionPane.showMessageDialog(null,"não foi possivel gerar o relatorio "+valor);// o que acontece é que sempre aparece essa mensagem e no println  
                         System.out.println("Relatório gerado com sucesso");  
                    }

é um erro.
Note que você não aproveitou a exception, apenas a captura, mas não a trata.
Eu substituiria por:

} catch(Exception Erro){  
                        JOptionPane.showMessageDialog(null,"não foi possivel gerar o relatorio "+valor + " " + Erro.getMessage());// o que acontece é que sempre aparece essa mensagem e no println  
                    }
Criado 30 de julho de 2013
Ultima resposta 1 de ago. de 2013
Respostas 9
Participantes 4