Ireport (negrito)

Boa tarde !

Estou precisando montar um relatorio em q algumas palavras deveram sair em negrito e sublinhado, so q esta informação vem do Banco (postgres) como posso fazer para q o ireport entenda q devera colocar sublinhado e negrito.

Ex.: Banco : alinea a : paragrafo tal inciso nro x

IREPORT devera sair assim :

alinea a : paragrafo tal inciso nro x

vc terá q fazer compilação do relatório dinâmicamente (em tempo de execução), quando receber certa informação vc compila de um jeito, quando receber outra informação compila de outro jeito

isso é bem chatinho, mas funciona

ou ainda criar uma função q vc chama no campo do ireport que detecte qual o tipo de informação que ele esta recebendo e ai utiliza um campo formatado como negrito e/ou sublinhado, ou utilize outro sem formatação

O problema e q o meu campo e um texto como poderia identificar q aquela letra devera sair em negrito e sublinhado

você pode fazer a brincadeira do 0 ou 1 em último caso, para aparecer o formatado e o normal a partir da sua condição.
geralmente isto é interessante no uso de planilhas como indicadores. nunca me envolvi com este tipo de formatação dinâmica, apesar de ser simples, no seu caso.

se você tiver um relatório que é modificado dinâmicamente com várias informações, ou fazem dois relatórios, ou compila em tempo de execução como o colega mencionou.

o resto seria uma gambi, pois após gerado o jasper, informações de formatação, ao meu ver, não são possíveis!
nem mesmo com scriplet você conseguiria fazer isto.