Estou precisando montar um relatorio em q algumas palavras deveram sair em negrito e sublinhado, so q esta informação vem do Banco (postgres) como posso fazer para q o ireport entenda q devera colocar sublinhado e negrito.
Ex.: Banco : alinea a : paragrafo tal inciso nro x
vc terá q fazer compilação do relatório dinâmicamente (em tempo de execução), quando receber certa informação vc compila de um jeito, quando receber outra informação compila de outro jeito
ou ainda criar uma função q vc chama no campo do ireport que detecte qual o tipo de informação que ele esta recebendo e ai utiliza um campo formatado como negrito e/ou sublinhado, ou utilize outro sem formatação
você pode fazer a brincadeira do 0 ou 1 em último caso, para aparecer o formatado e o normal a partir da sua condição.
geralmente isto é interessante no uso de planilhas como indicadores. nunca me envolvi com este tipo de formatação dinâmica, apesar de ser simples, no seu caso.
se você tiver um relatório que é modificado dinâmicamente com várias informações, ou fazem dois relatórios, ou compila em tempo de execução como o colega mencionou.
o resto seria uma gambi, pois após gerado o jasper, informações de formatação, ao meu ver, não são possíveis!
nem mesmo com scriplet você conseguiria fazer isto.