iReport + NetBeans 6.5.1

Por favor pessoal, estou meio confuso quanto a usar o iReport + NetBeans 6.5.1…

eu não sei quais os plugins e bibliotecas tenho q usar e nem onde baixar… to apanhando desde a versão 6.0 do nb

eu to indo pelo rumoo… eu baixo o plugin do iReport…a ai pego qlqr versão…

só que ai meus códigos não executam pq falta a… net.sf.jasperreports.engine.* e outras;

~então eu baixo qlqr jasper la… e na cagada desaparece o erro… + nao roda meus .jasper…

com certeza eh conflito…

• eu to cansado de ficar baxano plugin, biblioteca e da conflito…

Gostaria muiitoo que alguem q consiga usar o ireport ai… sem da pau… pudesse falar exatamente quais são as bibliotecas necessárias do jasper (nome e versão) e qual a versao do plugin compatível tb…
pq eu to apanhando mto aqui gente… e sei q nao sou só eu…

por favor… qm consegue usar o ireport d boa… posta ae

falow

Cara… não sei o porque usar pluggin para iReport…
baixa o iReport (exe) o jasperreports-3.5.1(ultimo) eu não lembro se eles tem dependencias de outros jar provavelmente tem…
mas é so isso cara.

ola Gio,

bom vamos por partes,

e depois vai em Ferramentas -> Plugins -> Baixados e so mandar instalar, sao 3 [iReport-nb-3.5.1.nbm, jasperreports-components-plugin-nb-3.5.1.nbm, jasperserver-plugin-nb-3.5.1.nbm].

Pronto so usar o ireport dentro do netbeans…

Espero ter ajudado…

Olá querida! obrigado pela ajuda… eu fiz o q vc falou… e no meu codigo consta erro nas seguintes linha

import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperReport;
import net.sf.jasperreports.engine.design.JasperDesign;
import net.sf.jasperreports.engine.xml.JRXmlLoader;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

Acho q eu tenho q importar essas bibliotecas… mas importar de onde? o.O

vlew

ta faltando os .jar na sua aplicacao…

vai em propriedades do projeto -> bibliotecas -> adicionar JAR/Pasta e inclui o .jar
aki nos meus projetos eu uso o jasperreports-1.2.7.jar
ja tentei utiliza uns mais novos mas dava pau… esse funciona bem…

Olha só… coloquei esse jasperreports-1.2.7.jar… ai sumiu os erros do import… + dai apareceu esse erro aqui qnd chamo a função JasperCompileManager.compileReport() :

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/digester/Digesterentão eu fiz o óbvio… coloquei o commons-digester.jar na biblioteca… ai o erro mudou para este:

net.sf.jasperreports.engine.JRException: org.xml.sax.SAXParseException: Document root element “jasperReport”, must match DOCTYPE root “null”.

ou seja… deve ta tendo conflito ou faltando coisa ainda neh?

até

Bom vou verificar… mas nao sei oq pode ser…
nunca vi esse erro antes…

Td bem… d qlqr forma obrigado pela atenção Livia.

Mas eu gostaria q outras pessoas ajudassem tbm!!

Não é possível q só eu e você que usa iReport pra NetBeans né…

Recomendo baixar a versão mais atual do JasperReports, que é a 3.5.2:

https://sourceforge.net/project/platformdownload.php?group_id=36382

Depois é só instalar a biblioteca jasperreports-3.5.2.jar no NetBeans.

isso é verdade. e q ate outro dia… eu baixe nao tinha essa versao 3.5.2
vlw … :slight_smile:

Eu tenho a versão mais recente… adicionei tds os .jars necessários e ainda continua dando o seguinte erro:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/digester/SetNestedPropertiesRule
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.commons.digester.SetNestedPropertiesRule

Será que tem alguém que REALMENTE possa nos ajudar? :?

neeryck: Lendo o stack trace que você enviou, fica bem claro que ainda faltam JAR’s na sua aplicação. Olhando o nome da classe ausente (org.apache.commons.digester.SetNestedPropertiesRule) e dando uma pesquisada rápida no Google, vê-se que você precisa baixar a biblioteca Commons Digester:

http://commons.apache.org/digester/
http://commons.apache.org/digester/download_digester.cgi

Por fim, recomendo que você seja mais cortês em seus posts. Não é de bom tom pedir ajuda e encerrar o pedido com uma grosseria.

Amigo, sugiro baixar a versão do iReport pra netbeans standalone…

iReport-nb-3.5.2
http://sourceforge.net/projects/ireport/files/

Com ela vc terá muito menos dor de cabeça… e já vai ter tudo lá a sua disposição…

Na minha opinião, juntar o iReport dentro do NetBeans que você usa pra fazer outras coisas vira uma verdadeira zona!!

Fora que, se vc não ver como ele é “fora” do NetBeans, você provavelmente não vai conhecer todas as “funcionalidades” particulares dele…, pq, como eu disse, vira uma zona…

danielsb2,

Aproveitando a deixa fiz exatamente o q vc falou!! mas precisa incluir as biblioteca no meu projeto!! quais são as bibliotecaS?

Vc ja esta utilizando a versão 3.6.0 ???

Att.

[quote=menpolo]danielsb2,

Aproveitando a deixa fiz exatamente o q vc falou!! mas precisa incluir as biblioteca no meu projeto!! quais são as bibliotecaS?[/quote]

É relativo… depende dos recursos que você for utilizar para gerar seus relatórios… mas o jar que vc precisa obrigatóriamente no seu classpath é esse:
jasperreports-X.X.X.jar (onde X é a versão)

Essas abaixo são opcionais:
jfreechart-X.X.XX.jar (Necessário caso vc utilize gráficos)
iText-X.X.X.jar (Necessário para gerar relatorios em PDF)
poi-X.X-FINAL-XXXXXXXX.jar (Necessário caso vá gerar relatorios no formato do office: excel, rtf, docx)

todos eles estão na pasta “iReport-nb-3.5.2\ireport\modules\ext”

Não sei se estou esquecendo de alguma agora… mas aí vc descobre quando fizer um relatorio e colocar no seu ambiente e der pau… rs

Qualquer coisa é só gritar aqui…

flws

isso mesmo o 3.6.0

é a mesma coisa…
Vc só precisa colocar esses jars de acordo com a versão do seu iReport / JasperReports

na 3.6.0 vc vai encontrar os mesmos jars…

Consegui uhuhuh

So que sempre tem o proximo problema!!

Porque apenas no meu detail nao apresenta o valor do campo?

eu altero para column header ou outro apresenta normalmente so no detail noa aparece nada!!

por enquanto obrigado

Boa pergunta… Ainda não vi isso acontecer,

No Column Header funciona?? o.O"