Por favor pessoal, estou meio confuso quanto a usar o iReport + NetBeans 6.5.1…
eu não sei quais os plugins e bibliotecas tenho q usar e nem onde baixar… to apanhando desde a versão 6.0 do nb
eu to indo pelo rumoo… eu baixo o plugin do iReport…a ai pego qlqr versão…
só que ai meus códigos não executam pq falta a… net.sf.jasperreports.engine.* e outras;
~então eu baixo qlqr jasper la… e na cagada desaparece o erro… + nao roda meus .jasper…
com certeza eh conflito…
eu to cansado de ficar baxano plugin, biblioteca e da conflito…
Gostaria muiitoo que alguem q consiga usar o ireport ai… sem da pau… pudesse falar exatamente quais são as bibliotecas necessárias do jasper (nome e versão) e qual a versao do plugin compatível tb…
pq eu to apanhando mto aqui gente… e sei q nao sou só eu…
por favor… qm consegue usar o ireport d boa… posta ae
Cara… não sei o porque usar pluggin para iReport…
baixa o iReport (exe) o jasperreports-3.5.1(ultimo) eu não lembro se eles tem dependencias de outros jar provavelmente tem…
mas é so isso cara.
e depois vai em Ferramentas -> Plugins -> Baixados e so mandar instalar, sao 3 [iReport-nb-3.5.1.nbm, jasperreports-components-plugin-nb-3.5.1.nbm, jasperserver-plugin-nb-3.5.1.nbm].
vai em propriedades do projeto -> bibliotecas -> adicionar JAR/Pasta e inclui o .jar
aki nos meus projetos eu uso o jasperreports-1.2.7.jar
ja tentei utiliza uns mais novos mas dava pau… esse funciona bem…
Olha só… coloquei esse jasperreports-1.2.7.jar… ai sumiu os erros do import… + dai apareceu esse erro aqui qnd chamo a função JasperCompileManager.compileReport() :
Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/digester/Digesterentão eu fiz o óbvio… coloquei o commons-digester.jar na biblioteca… ai o erro mudou para este:
net.sf.jasperreports.engine.JRException: org.xml.sax.SAXParseException: Document root element “jasperReport”, must match DOCTYPE root “null”.
ou seja… deve ta tendo conflito ou faltando coisa ainda neh?
neeryck: Lendo o stack trace que você enviou, fica bem claro que ainda faltam JAR’s na sua aplicação. Olhando o nome da classe ausente (org.apache.commons.digester.SetNestedPropertiesRule) e dando uma pesquisada rápida no Google, vê-se que você precisa baixar a biblioteca Commons Digester:
Com ela vc terá muito menos dor de cabeça… e já vai ter tudo lá a sua disposição…
Na minha opinião, juntar o iReport dentro do NetBeans que você usa pra fazer outras coisas vira uma verdadeira zona!!
Fora que, se vc não ver como ele é “fora” do NetBeans, você provavelmente não vai conhecer todas as “funcionalidades” particulares dele…, pq, como eu disse, vira uma zona…
Aproveitando a deixa fiz exatamente o q vc falou!! mas precisa incluir as biblioteca no meu projeto!! quais são as bibliotecaS?[/quote]
É relativo… depende dos recursos que você for utilizar para gerar seus relatórios… mas o jar que vc precisa obrigatóriamente no seu classpath é esse:
jasperreports-X.X.X.jar (onde X é a versão)
Essas abaixo são opcionais:
jfreechart-X.X.XX.jar (Necessário caso vc utilize gráficos)
iText-X.X.X.jar (Necessário para gerar relatorios em PDF)
poi-X.X-FINAL-XXXXXXXX.jar (Necessário caso vá gerar relatorios no formato do office: excel, rtf, docx)
todos eles estão na pasta “iReport-nb-3.5.2\ireport\modules\ext”
Não sei se estou esquecendo de alguma agora… mas aí vc descobre quando fizer um relatorio e colocar no seu ambiente e der pau… rs