iReport + netbeans nao acha o arquivo qdo executa

Ae pessoal, seguinte:

Já procurei e testei tudo q foi exemplo com o iReport com o netbeans mas qdo executo o prog, ele nao acha o arquivo “.jasper”.

seguindo o exemplo daquele tutorial do guj, fiz o seguinte:

public void geraRelatorio( ) throws JRException, Exception
    {
        String query = "select * from combustivel";
        ResultSet rs = stmt.executeQuery( query );
        /* implementação da interface JRDataSource para DataSource ResultSet */
        JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource( rs );
        /* HashMap de parametros utilizados no relatório. Sempre instanciados */
        Map parameters = new HashMap();
        // parameters.put("COLUNA", valor);
        /* Preenche o relatório com os dados. Gera o arquivo BibliotecaPessoal.jrprint */
        JasperFillManager.fillReportToFile( "C:\\Arquivos de programas\\JasperSoft\\iReport-1.3.0\\relCombustivelFechamento.jasper", parameters, jrRS );
        /* Exporta para o formato PDF */
        JasperExportManager.exportReportToPdfFile( "relCombustivelFechamento.jrprint" );
        /* Preenche o relatorio e o salva diretamente em arquivo PDF. Sem a necessidade do .jrprint */
        // JasperRunManager.runReportToPdfFile("BibliotecaPessoal.jasper", parameters, jrRS);
        /* Visualiza o relatório em formato PDF */
        JasperViewer.viewReport( "relCombustivelFechamento.pdf", false );
    }

ao executar ele gera o seguinte erro:
[color=“darkred”]net.sf.jasperreports.engine.JRException: Class not found when loading object from file : C:\Arquivos de programas\JasperSoft\iReport-1.3.0\relCombustivelFechamento.jasper
at net.sf.jasperreports.engine.util.JRLoader.loadObject(JRLoader.java:96)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReportToFile(JasperFillManager.java:443)
[/color]

já fiz diversas alterações no path desse arquivo e nada.

alguém sabe o que pode ser ???

utilize o método .getResource()…

dá uma olhada aqui:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/guide/lang/resources.html

t+

Olá Diana, tentei utilizar esta sua classe, mas nada, não acha o arquivo, ou sei lá o q acontece.

Não tenho q configurar alguma coisa pro prog procurar no lugar certo?
Esse classpath onde é q eu arrumo isso?
Ou talves as libs? Eu incluí apenas a “iReport.jar” e a “jasperreport-1.3.0.jar” no projeto.

C puder me dar umas dicas, agradeço.

Cara estou com o mesmo problema.

o código naum consegue encontrar o arquivo jasper, nem se passo o caminho completo dele.

Se alguem puder ajudar…

Tbem estou esperando.

[]'s

tperuzzo,

cara, eu tb tava com um erro parecido e era por causa das barras.

tente ao invés de passar:

"C:\\Arquivos de programas\\JasperSoft\\iReport-1.3.0\\relCombustivelFechamento.jasper"

passar:

"C:/Arquivos de programas/JasperSoft/iReport-1.3.0/relCombustivelFechamento.jasper"

o meu erro era esse.

espero ter ajudado. :joia:

flws

Caso alguém ainda tenha este mesmo problema, resolvi o problema adicionando algumas bibliotecas do jasperReport no projeto.

Adicionei as seguintes bibliotecas:
beanutils, collections, digester, javaflow, logging, logging-api, ireport e jasperreport.

Ainda falta a biblioteca pra exportar pra pdf q nao procurei ainda, mas com estas consegui visualizar o relatório e imprimir, que era o meu objetivo.

Quanto as barras do nome do arquivo, coloquei as barras duplas mesmo e a partir do dir do projeto, assim: “relatorio\relatorioTeste.jasper”.
Assim, dentro da pasta “relatorio” coloquei todos os arquivos de relatorios criados.

Se alguem tiver mais alguma dica, poste aí …

Abraço a tds.

tperuzzo