Não sei se aqui é o local adequado para postar essa dúvida, mas já que estou desesperado, vou tentar assim mesmo. Sei que poderia tentar algo no fórum oficial do iReport, mas tentar traduzir minha dúvida para o inglês ia ser mais complicado do que fazer o relatório que eu estou tentando fazer a mais de uma semana…, então eis minha dúvida:
Minha missão é fazer um relatório que caiba na metade uma folha de papel A4. Uma folha de A4 tem 210mm x 297mm.
Então eu crio um relatório com 21 cm de largura por 15 cm de altura. (Nesse caso a altura do A4 foi considerada 300 mm para ser mais preciso).
Então monto o layout, e a conexão e coleta de dados ocorre sem problemas…
Primeiro problema: Na parte de definir o tamanho da página, em Report properties eu configuro width para 21 cm e height para 15 cm. O campo preset sizes é custom.
Clico em ok até aí tudo bem. Mas para minha indignação quando eu volto nessa tela de configuração da página, os dados que eu setei foram alterados! Width ele alterou para 20,990 cm e height ficou 14,993 cm. Se o tamanho é do tipo customizado, porque ele não aceita as medidas que eu coloco?
Então, as medidas não foram TÃO alteradas assim. Isso é suportável. Vamos ao design do relatório. Na aba properties aparece as propriedades do relatório. Lá em Page Size aparece Width 595 e Height 425. Aí atrapalhou tudo, porque eu me baseava na medida em centímetros e agora a medida que apareceu não sem nem qual é nem qual a proporção em cm.
Ok, vamos dar um build no relatório e ele exibe uma página gigantesca, apesar do tamanho ter sido configurado (a força) para 20,990 cm e 14,993 cm. Mesmo diminuindo o tamanho do header, title, detail, page footer, etc, o tamanho exibido em Page Size não se altera.
Daí tenho que alterar o tamanho na marra em width e height de page size, o interessante é que o relatório só muda de tamanho na largura quando altero o width, a altura nao muda quando mexo no height, somente quando executo o build vejo a alteração do tamanho…
Enfim, são muitas dúvidas, se alguém com experiência no iReport puder tirar algumas dessas já seria uma grande ajuda…
Obrigado!