Boa noite Pessoal.
Estou utilizando o IReport para o desenvolvimento de um Relatório e estou encontrando algumas dificuldades: a formatação (tamanho e estilo) das fontes estão sendo ignoradas ao gerar o relatório em PDF.
O “Preview” do IReport gera o relatório corretamente, assim como o processo de impressão do “Preview”, porém, caso eu tente salvar em arquivo, a formatação se perde… 
Também tentei gerar o relatório diretamente pelo código, mas o problema persistiu…
Segue a linha de código de exportação:
Acredito que deve haver alguma parametrização para manter o estilo das fontes…
Se alguém puder me ajudar, agradeço!!!
O problema é que o IReport utiliza Java/AWT para a montagem e pré-visualização do relatório e o gerador de PDF não, o que obriga a definir uma fonte especifica para PDF. Na versão 3.7.1 do IReport estes métodos estão “deprecated” o que se faz necessário criar uma biblioteca JAR/Zip com as fontes utilizadas (e criar um xml com algumas configurações) e adicioná-las ao classpath da aplicação.
O interessante é que a versão 3.7.1 possui um utilitário para realizar esta tarefa, através do menu Ferramentas --> Opções --> iReport --> Fonts. Basta clicar em install font, selecionar a Fonte (e suas variações, tipo Negrito, Itálico, etc.) e gerar o arquivo jar/zip a ser adicionado ao classpath.
A partir deste momento, basta executar a aplicação que o relatório irá respeitar as formatações escolhidas no processo de geração do PDF.