iReport - SubDataset / Layout Sumário

Olá povo, depois de muito lutar com vários itens do iReport estou com uma dúvida e recorrendo a vocês.

Eu já possuo um relatório de “pagamentos em aberto” pronto no iReport. Funcionando perfeitamente com 05 sub-reports nele.

Tenho algumas dúvidas que preciso resolver antes de dar o relatório “concluído”.

Aqui vão elas:

[list] Sub-Report ou SubDataset ? Quando usar um ou outro? Na verdade gostaria de ouvir algumas opiniões de alguem que tenha usado um e outro para fins determinados. Quais as caracteristicas em quando usar um ou outro ? [/list]

[list]LastPage -> Não há como personalizar a última página? Somente o footer e o sumário, certo ?[/list]

Vou colocar aqui o exemplo que tenho que simular no iReport:

Relatório Principal: Contém a query que vai me trazer todos os “lançamentos”. Contém 05 sub-reports utilizados atualmente para:

[list]Detalhamento do rateio entre os departamentos para cada lançamento da banda de detail[/list]
[list]Detalhamento do rateio entre centro de custo para cada lançamento da banda de detail[/list]
[list]Sumário de valor agrupado por classsificação financeira[/list]
[list]Sumário de valor agrupado por departamento[/list]
[list]Sumário de valor agrupado por centro de custo[/list]

Não creio que essa seja a melhor forma de montar o relatório.

A query #1 e #2 acima (dos detalhamentos) utilizam o ID do lançamento como parâmetro (vindo do loop do relatório principal).

Com relação aos sumários, preciso organizá-los ao final do relatório um abaixo do outro, alinhado à direita. Com sub-reports não consigo controlar quando existem vários registros e um sobrepõe o outro.

Seria o ideal utiliza subdataset para esta tarefa?

Não sei como fazer com relação ao layout ou otimização.

Alguma sugestão ?

Não postei os arquivos pois achei que primeiro trocaríamos uma idéia no conceito.

Só preciso de um rumo e corro atrás do resto :slight_smile:

Obrigado!!!