Eae povo…
Eh o seguinte…
Quem ja mexeu com iReport apra montar Gráficos (jfree) deve ter passado por essa necessidade e eu gostaria muito da ajuda de vcs… =/
Ao trabalhar com gráficos, eh necessário exibir as informações em percetual, para melhor análise e tudo mais… e para isso, precisamos fazer uma simples continnha de divisão entre o valor que vc quer passar para percentual e somatória dos valores…
O problema nisso está em ter que traxer essa somatória junto com a query, sendo uma coluna da consulta… O motivo disso está na maneira como o gráfico eh gerado e como as variáveis de somatória, contador e outras são preenchidas pelo Jasper…
Se tentar fazer $F{SUB_TOTAL} / $V{V_TOTAL} sendo a V_TOTAL uma somatória do campo SUB_TOTAL, não da muito certo, porque o V_TOTAL so trará o valor total no fim da leitura de todos os registros retornados pela sua consulta… até ai blza… se ele não fosse gerando o relatório a cada detail =/
Ou seja… eu preciso do valor total logo no primeiro registro para poder fazer as conversões de percentuais… e não da para esperar o fim da laitura… a menos que eu imprima um único Gráfico no Sumario do relatório… que não eh bom o meu caso… =/
E o problemas de trazer o total no SQL está em perfomance… perco muito disso sendo que poderia fazer na própria ferramenta… 9se eu soubesse hehe)…
Aguardo sugestões !!!
Vlw !