Ireport usando arraylist

2 respostas
X

Boa Tarde galera!
tudo certo?

Estou com dificuldades para entender o funcionamento do uso do ireport para fazer relatórios com java.

O problema é como é feita a passagem dos parâmetros, quais as classes necessárias e as bibliotecas do jasper.
O modelo no iReport eu já montei, o que está faltando é a parte que o java manda o arraylist para o xml do iReport.

Já li um tutorial sobre isso na net, mas não obtive bons resultados.

Alguém poderia me dar umas dicas, passar algum outro turorial ou algo do gênero?

Desde já, agradeço a ajuda de todos.

2 Respostas

X

Consegui!!!,
o que deve ser feito é:

• Criar um BEAN com os atributos com o mesmo nome dos campos FIELD do IREPORT;
  • Criar uma lista(ArrayList) dos registros
  • Criar um JRBeanCollectionDataSource passando a lista
  • Setar os parâmetros do relatorio se foi usado na montagem do relatório, usando um HashTable
    Ex.: HashTable hs = new HashTable();
    hs.put(“nomeDoParametroNoRelatorio”,“valor”);
  • Criar o print - JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(“caminho para o .jasper”, hs, “passa o JRBeanCollectionDataSource”);
  • com o print gerado é possivel mostrar o relatorio na tela passando o print como parametro:
    JasperViewer view = new JasperViewer(print);
  • ou exportar diretamente para arquivo(pdf,html,etc…):
    JasperExportManager.exportReportToPdfFile(print, “CAMINHO DO ARQUIVO DE SAIDA.pdf”);

Espero que isto ajude quem estava com dúvidas ou problemas com o JasperReports!

Até mais

P

vc consegui o tutorial que mostra mais detalhado essa parte, se sim passe aí que eu tenho dificuldades ainda nesse assunto, pois sou inicianto.

obr…

Criado 4 de junho de 2008
Ultima resposta 18 de nov. de 2008
Respostas 2
Participantes 2