iReport - Utilizando o Sobreport

Será que alguém sabe usar o Sobreport ?

Francisco Silva.

Também tenho muito interesse nessa parte… Se alguém poder nos ajudar.

[]´s

Wellber

Talvez eu possa ajudar, qual é a duvida?

Eu gostaria de saber como eu utilizo ele. Eu não entendi o seu funcionamento. Será que você poderia me ensinar como utilizar ?
Quais parametros eu passo, como irá chamar outro relatório … Queria saber sua funcionalidade.

Obrigado.

1º - vc cria dois relatórios, onde um é o principal e o outro o sub;
2º - coloca o objeto subreport no principal
3º - cria um parametro de conexao no rel principal do tipo java.sql.Connection
4º - na properties do objeto subreport,
aba subreport 1, selecione o Use connection expression e digita seu parametro de conexão;
aba subreport 2, digite na subreport expression vc coloca o nome do seu sub.jasper (tem que ser o arquivo .jasper q é criado quando vc compila o subreport), e na subreport parameters sao os parametros que vc irá passar do principal para o sub

ai é só testar…

Qual quer duvida é só enviar…

Como eu crio um parametro de conexão ?
Ahh, o meu banco de dados é oracle.

Vc cria como um parametro normal, só q no combo parameter type vc digita java.sql.Connection e no default value expression vc coloca a sua conexão, Ex:

java.sql.DriverManager.getConnection(“jdbc:oracle:thin:@111.11.1.111:1111:banco”,“usuario”,“senha”)

Eu fiz o seguinte: Criei dois relatórios, no relatório principal eu coloquei o subreport; criei um parameter chamado “Conexao” com o parameter type “java.sql.Connection”, a opção if for prompting deixei selecionada e no Default value expression eu coloquei minha conexão (java.sql.DriverManager.getConnection(“jdbc:oracle:thin:@11.111.11.11:1111:banco”,“usuário”,“senha”).
Depois no Subreport 1 eu selecionei o Use connection expression e coloquei o parameter que eu criei ($P{Conexao}), no Subreport 2 no subreport expression eu coloquei o nome do relatório que será chamado através do relatório principal (Acompanhamento.jasper) e deixei como java.lang.String e testei também como java.io.File e como dori.jasper.engine.JasperReport só que deu o erro que esta abaixo:

Como será que eu posso resolver o meu problema ?

P.S.: Os dois relatórios de selects diferentes, o que eu queria era apenas chamar o outro relatório através do outro. Mas eu poderia fazer o seguinte: fazer o select num único relatório e levar os registros que eu quero separar para o outro.

Obrigado pela ajuda que me deu até agora …

Tente colocar o nome do seu sub entre aspas ‘‘Acompanhamento.jasper’’ no subreport expression, pois fiz o teste sem as aspas e ele me retornou o mesmo erro q o seu

Coloquei aspas duplas como você falou e funcionou !

Muito obrigado pela ajuda de todos.

Ola ALL

Estou com um problema segui todos os passos acima e o relatorio e o subreport funciona certinho no ireport mas quando mando rodar pelo sistema apresenta o seguinte erro:

Error loading object from file : C:\arkade\imobille\XML\descricao_lancamentos.jasper

Este .jasper ai e o subreport, quando retiro o subreport o relatorio principal o mesmo funciona.

Se mandar rodar apenas o subreport ele tbm funciona.

Sera que alguem saberia o que esta acontecendo.

Um Abraço

Renato

Tem como eu utilizar 1 report principal e 2 auxiliares.
Na primeira página do principal eu vou colocar o reportAuxiliar01 e na segunda página do report principal eu colocar o reportAuxiliar02???

isso ae!!
Gabriel

Olá,
Estou tendo problemas na constução de sub-relatorios.
Seguinte: Os parametros do meu relatorio master eu estou mandando por uma hashtable, sem problemas. Ele mostra de boua.
Já no sub-relatorio, ele tem que ser preenchido por um ArrayList.
Eu ja dei uma olhada no seguinte tutorial
http://geocities.yahoo.com.br/robertofurutani/java/Tutorial_JasperReports/
e neste topico do forum…mas ainda continuo com problemas.
O meu arraylist eu passo da seguinte forma:

JRBeanCollectionDataSource RS = new JRBeanCollectionDataSource(deps);
Onde deps eh o meu ArrayList.
O relatorio ele ate gera, com duas paginas(acho que porque meu arraylist tem dois objetos) mas a area do sub-relatorio vem em branco.
O que pode estar acontecendo?? Alguem tem alguma pista???

Valeu!