Ireport váriavel de soma

boa noite, pessoal estou com uma duvida acredito que simples, como defino uma váriavel de soma que seja incrementada de acordo com uma condição?

ex: se o tipo de pagamento for dinheiro ela é incrementada.

Olá
Eu acho mais fácil deixar essa lógica no Java e passar a variável já somada.

Bom dia

Vc define uma variável no ireport, inclui ela no seu formulario e no TextField Expression da variável vc passa sua condição que deve ser atendida.

Att.

vlw pessoal vou implementar aqui…

Olá,

[quote]Vc define uma variável no ireport, inclui ela no seu formulario e no TextField Expression da variável vc passa sua condição que deve ser atendida.
[/quote]

Só complementando,

1.Crie a variável e ainda no Report Inspector selecione a variável e vá em suas propriedades;
2.Em Variable Class defina a saida que você deseja para essa variavel, Float por exemplo;
3.Em Calculation selecione a opção Sum.
4.Em Reset type matenha a opção Report
5.Em variable expression aperte no botão, em seguida na opção User Define Express escolha um “template” para algumas expressão existente no iReport, provavelmente a que atenderá seu caso será: (?exp1:exp2)

é a expresão que sera testada para falso ou verdadeiro
exp1: a ação caso a condition seja verdadeira
exp2: a ação caso a condition seja falsa

Você pode definir algo do tipo: $f{pagamento}==“dinheiro”?$f{valor_pagamento}:0

Assim você esta testando se pagamento e igual a dinheiro, se for verdadeiro a propiedade sum que vc definiu ira somar $f{valor_pagamento}, caso contrario soma + 0;

Creio que você poderia testar também fazendo $f{pagamento}.equals(“dinheiro”), mas nao testei assim, fica a tudo a criterio.

Espero que ajude, abraço o/