Ireport + Web Project Maven + Classpath não Funciona!

Pessoal é o seguinte criei um relatorio no pluglin ireport no netbeans adicionei a pasta onde estão minha classes compiladas mas meu relatorio não funciona.
o Ambiente é o seguinte. Este relatório exibira os determinado pedidos de um cliente, dentre os campo a ser exibido é o valor do pedido qué a soma de todos o itens de um pedido que estão dentro de um ArrayList. Por isso criei um metodo que pega este vetor (List) e com um laço ele soma os valores. No relarorio tenho um field que chamo este metodo (new br.com.aj2.web.domain.OsSearchForm.somar($F{listItensOs})) tento compilar mas me retorna um erro:

Errors compiling C:\Users\João Paulo\SteelBox3\src\main\webapp\reports\ListOsReport.jasper! Compilation exceptions: com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.ErrorsCollector@15bc4e6 net.sf.jasperreports.engine.JRException: Errors were encountered when compiling report expressions class file: 1. br.com.aj2.web.domain.OsSearchForm.somar cannot be resolved to a type value = new br.com.aj2.web.domain.OsSearchForm.somar(((java.util.List)field_listItensOs.getValue())); //$JR_EXPR_ID=15$ <--------------------------------------> 2. br.com.aj2.web.domain.OsSearchForm.somar cannot be resolved to a type value = new br.com.aj2.web.domain.OsSearchForm.somar(((java.util.List)field_listItensOs.getOldValue())); //$JR_EXPR_ID=15$ <--------------------------------------> 3. br.com.aj2.web.domain.OsSearchForm.somar cannot be resolved to a type value = new br.com.aj2.web.domain.OsSearchForm.somar(((java.util.List)field_listItensOs.getValue())); //$JR_EXPR_ID=15$ <--------------------------------------> 3 errors at net.sf.jasperreports.engine.design.JRAbstractCompiler.compileReport(JRAbstractCompiler.java:204) at com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.IReportCompiler.run(IReportCompiler.java:512) at org.openide.util.RequestProcessor$Task.run(RequestProcessor.java:1452) at org.openide.util.RequestProcessor$Processor.run(RequestProcessor.java:2032) Compilation running time: 862!
Tentei tambem chamar outro metodo que me retorna somente um string so para teste o erro é o mesmo, por favor me ajudem!!!

Alguem

Alguem???