Amigo $F{pessoaCliente}.getCnpj não existe no jasper. Você nunca pode fazer get de algum atributo no jasper.
Voce tambem tem que declarar as informações que você quer utilizar no ireport individualmente.
Por exemplo: você está passando a lista List pessoas.
Os atributos da classe Pessoa são entre outros:
private int pessoaId;
private String email;
private String endereco;
private String bairro;
private String numero;
Entao no seu Ireport voce deve ter os fields assim:
$F{pessoaId}
$F{email}
$F{endereco}
$F{bairro}
$F{numero}
Voce nunca irá conseguir pegar a classe.get do atributo.
Enfim o erro ocorrerá pq o objeto Fisica não tem o Cnpj e o objeto Jurifica não tem o cpf. Então ao enviar a Lista de Pessoa e percorrela no ireport, ele sempre tentará recuperar o atributo que você informar, mas isso ocorrerá em erro !! Pois como ja disse os atributos estão em classes diferentes e o Ireport n consegue fazer o cast corretamente do objeto e verificar se o metodo existe. Ele simplesmente tenta executar o get e ve que não existe.
Até existe maneira de fazer isso, mas é mto trabalhoso e pode complicar um pko, acredito que seja com scriptlet.
Enfim, uma solucao rapida e simples seria vc na Classe Fisica apenas colocar um getCnpj() retornando “”;
E no objeto Juridica um getCpj() retornando tb “”;
Ou então fazer algo mais organizado que seria Criar um objeto somente para ser enviado para o Ireport, onde conteria todas as informações recuperadas da base que vc desejasse mostrar no Ireport e um campo cpnCnpj onde você trataria no java oque seria setado neste campo.
Ou então ainda, se sua pesquisa vier ordenada por pessoa fisica, so depois viessem todas as pessoas juridicas e vc conseguir contar quantas pessoas fisicas foram recuperadas, daria para fazer uma validacao no ireport para ele executar o getCpf até uma determinada repetição e so depois executar o getCnpj assim n tentando chamar o metodo de uma classe q n exista.
(ISSO N TENHO CERTEZA FOI UMA IDEIA Q TIVE)
N sei se fui mto claro hehe, qualquer coisa fala ae.
Qualquer coisa add no msn: [email removido]
Abraço