iReport

Olá amigos.
Sou totalmente iniciante no iReport e estou com um probleminha.

Estou gerando um relatório de despesas na aplicação de um cliente. Quando o resultado da query atinge um determinado tamanho o meu relatório naturalmente vai gerando mais páginas.

Só que o rodapé que coloquei, que é o total das contas, aparece em cada nova página gerada. E o topo tambem, com a logomarca.

Queria que o topo aparecesse somente na primeira e o rodapé na ultima do meu report. Pesquisei e nada ainda.

Seria com Subreport?

Agradeço a att!

Abraços

Coloque o cabeçalho na banda ‘Title’ e o rodapé na banda ‘lastPageFooter’

Dá uma olhada nesse link:

http://www.integrator.com.br/conteudo/conteudo_ireport.pdf

Ele dá uma boa explicação das bandas do iReport e quais as suas utilidades.

Espero ter ajudado.

Olá Amigos!
Primeiramente obrigado pela atenção.

Betond,
Fiz exatamente deste jeito ai. E mesmo assim, está acontecendo isso. Até no formato da página dei uma aumentada nas dimensões.

Jzaires,
Vou dar uma olhada nesse link, muito obrigado mesmo.

Agradeço os dois pela ajuda!

Jzaires,

O link que você mandou é de uma introdução de um livro, correto?

Agora, tento colocar meu cabeçalho no ‘Title’ e ele simplesmente não aparece mais! Oo

Some help-me! =DD

É um e-book de um livro que existe realmente, apesar que ele omite algumas partes.

Sobre o problema, dá uma olhada no tamanho da banda, e se está colocando na banda “Title” mesmo.
Não tem motivo.

[quote=viniciusEric]Olá amigos.
Sou totalmente iniciante no iReport e estou com um probleminha.

Estou gerando um relatório de despesas na aplicação de um cliente. Quando o resultado da query atinge um determinado tamanho o meu relatório naturalmente vai gerando mais páginas.

Só que o rodapé que coloquei, que é o total das contas, aparece em cada nova página gerada. E o topo tambem, com a logomarca.

Queria que o topo aparecesse somente na primeira e o rodapé na ultima do meu report. Pesquisei e nada ainda.

Seria com Subreport?

Agradeço a att!

Abraços[/quote]

Se você quer um topo que apareça apenas na primeira página, você deve usar a band Title.
Essa band serve também para criar “capas”, (Para isso, Propriedades do Relatório, marcar a propriedade “Title on a New Page”).

Quanto ao rodapé, no momento que você cria o relatório, o iReport por padrão, coloca na tela para você apenas a band “Page Footer”, que é exibida ao final de cada página do relatório.
Se você quer um rodapé que apareça exclusivamente na última página, adicione a band “Last Page Footer”. Se reparar no painel “Report Inspector” (aquela arvore com os elementos), verá que existe essa band lá na cor cinza, basta clicar com o botão direito do mouse e então “Add Band”.

Acontece que, como o texto é variável, o relatório pode ter as vezes apenas uma página.
Quando isso acontece, ele esta gerando para mais uma página só para colocar o que esta na banda last page footer (apesar de ter o espaço necessário na primeira página)
Tem como resolver isso?

netally, uma das maneiras de trazer o last page footer para a página anterior é verificar se existe realmente espaço para que o mesmo se adeque a apenas uma página. Para tal, verifique se as bandas deixam espaço suficiente para a banda de última página. E se há espaço, verifique se o tamanho da banda de last page footer não está grande demais para caber em uma página.

A banda lastpagefooter não pode ir para outra página se tiver espaço suficiente na página atual.

Até mais