Olá amigos.
Sou totalmente iniciante no iReport e estou com um probleminha.
Estou gerando um relatório de despesas na aplicação de um cliente. Quando o resultado da query atinge um determinado tamanho o meu relatório naturalmente vai gerando mais páginas.
Só que o rodapé que coloquei, que é o total das contas, aparece em cada nova página gerada. E o topo tambem, com a logomarca.
Queria que o topo aparecesse somente na primeira e o rodapé na ultima do meu report. Pesquisei e nada ainda.
[quote=viniciusEric]Olá amigos.
Sou totalmente iniciante no iReport e estou com um probleminha.
Estou gerando um relatório de despesas na aplicação de um cliente. Quando o resultado da query atinge um determinado tamanho o meu relatório naturalmente vai gerando mais páginas.
Só que o rodapé que coloquei, que é o total das contas, aparece em cada nova página gerada. E o topo tambem, com a logomarca.
Queria que o topo aparecesse somente na primeira e o rodapé na ultima do meu report. Pesquisei e nada ainda.
Seria com Subreport?
Agradeço a att!
Abraços[/quote]
Se você quer um topo que apareça apenas na primeira página, você deve usar a band Title.
Essa band serve também para criar “capas”, (Para isso, Propriedades do Relatório, marcar a propriedade “Title on a New Page”).
Quanto ao rodapé, no momento que você cria o relatório, o iReport por padrão, coloca na tela para você apenas a band “Page Footer”, que é exibida ao final de cada página do relatório.
Se você quer um rodapé que apareça exclusivamente na última página, adicione a band “Last Page Footer”. Se reparar no painel “Report Inspector” (aquela arvore com os elementos), verá que existe essa band lá na cor cinza, basta clicar com o botão direito do mouse e então “Add Band”.
Acontece que, como o texto é variável, o relatório pode ter as vezes apenas uma página.
Quando isso acontece, ele esta gerando para mais uma página só para colocar o que esta na banda last page footer (apesar de ter o espaço necessário na primeira página)
Tem como resolver isso?
netally, uma das maneiras de trazer o last page footer para a página anterior é verificar se existe realmente espaço para que o mesmo se adeque a apenas uma página. Para tal, verifique se as bandas deixam espaço suficiente para a banda de última página. E se há espaço, verifique se o tamanho da banda de last page footer não está grande demais para caber em uma página.
A banda lastpagefooter não pode ir para outra página se tiver espaço suficiente na página atual.