Ireport

4 respostas
P

ola,
gostaria de saber se as classes que são criadas pelo Ireport, depois que nós fazemos o modelo dos docs ,pode ser importada para o próprio programa Java para a ajudar a criar os métodos para impressão dos mesmos.Nós podemos usar estas classes ou não tem ligação com o próprio programa?
obrigada
:slight_smile:

4 Respostas

jweibe

É muito mais viável vc já pegar o arquivos *.jasper gerado na compilação pelo iReport, e trabalhar ele da forma como preferir.

P

hmm
tu poderias me dar algumas explicações sobre o ireport?em especifico sobre:
tipo eu ja coloquei os arquivos.jasper no projeto mas eu ainda tenho muitas duvidas em relação a impressão dos relatorios feitos no ireport ,tipo no projeto java eu crio métodos e passo por parâmetro todos os itens que criei no relatório mas em relação ao atributos que estão sendo inseridos no relatório tipo os valores “que são pegos pelo uso do database” como isso fica na criação dos metodos no programa?

em relação ao ireport tipo como eu faço para que sejam pegos varios valores de uma mesma tabela do banco?por exemplo se no banco eu tenho
tab_disciplina
portugues
matematica

como eu faço para que quando eu selecionar no database, o conteudo da tab_disciplina seja pego tipo para que eu imprima portugues,matematica… um de cada vez?há algum comando para isso?

:lol: brigada

jweibe

Você deve passar os parâmetros para seu *.jasper por um Map

Exemplo:

Map mapa = new HashMap();
mapa.put("NomeDoSeuParametro", "ValorDoSeuParametro");

Depois vc chama o seu Relatório:

JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport("SeuRelatorio.jasper", mapa, conexaoBD);
JasperViewer jv = new JasperViewer(jp, false);
jv.setVisible(true);
P
jweibe, eu tava pesquisando sobre isso e tava tentando fazer um metodo para imprimir chamadas.Ficou mais ou menos assim
//para imprimir chamadas
	public void geraRelatorio(String disc_turma_materia, int REPORT_COUNT,int aluno_Id,String aluno_nome,ImageIcon img) throws ClassNotFoundException, SQLException, JRException{ 
		Map parametros = new HashMap(); 
		parametros.put("Componente Curricular:", disc_turma_materia); 
		parametros.put("Nº", REPORT_COUNT); 
		parametros.put("Nº RC", aluno_Id);
		parametros.put("Aluno", aluno_nome);
		new ImageIcon(getClass().getResource("C:\\Users\\ctec\\Desktop\\modelos\\utnt2.jpg")); 
		parametros.put("utnt2", img.getImage());

String path = getClass().getResource("").getPath(); 

JasperReport relatorio = JasperCompileManager.compileReport("C:\\Users\\ctec\\Desktop\\iReport-3.0.0\\iReport-3.0.0\\chamada.jrxml"); 

Connection con = conectabanco(); 

JasperPrint impressao = JasperFillManager.fillReport(relatorio, parametros, con); 

JasperExportManager.exportReportToPdfFile(impressao, "C:\\Users\\ctec\\Desktop\\iReport-3.0.0\\iReport-3.0.0\\chamada.jrxml"); 

}
tipo os nomes eu coloquei do mesmo jeito que escrevi la no jasper .... muito obrigada pela ajuda que estas me dando ao esclarecer minhas duvidas :)
Criado 14 de abril de 2011
Ultima resposta 14 de abr. de 2011
Respostas 4
Participantes 2