BOA TARDE,
Gente [Pessoas Gentis do GUJ], gostaria de saber como eu faço para implementar um relatório do IReport na minha Aplicação java…
eu queria que o relatorio abrisse apos o clique em um certo botão, já fiz pesquisas e mais pesquisas, mas toda vez da erro…
Tenho que declarar variáveis no CLASSPATH, mesmo que eu use o Eclipse?
Já fiz o relatório e ta bem legal, só que eu não sei como implementar…
Você acha bastante coisa aqui no GUJ mesmo mano…
Se você tentou algo e tá dando erro posta aí, mais fácil corrigir uma roda torta que inventar ela toda vez
Se vc usa um IDE, como o NetBeans inclua no projeto os arquivos .jar do Jasper e é claro o relatório compilado. Depois chame-o, por exemplo:
JasperFillManager.fillReportToFile(relatorio+".jasper", param, conn);
JasperViewer jv = new JasperViewer(relatorio+".jrprint",false);
jv.setTitle(“Pedido”);
Nesse caso o objeto param é um Map com os parâmetros de busca da SQL e o relatorio é o caminho do arquivo .jasper.
Entao, o problema é que eu uso o Eclipse, sou acostumado a escrever oas codigos na unha sabe…acho que assim aprendo melhor…
Bom, ja tentei de diversas formas, vi muitos posts e artigos aqui no GUJ e nao consegui implantar o relatorio na minha aplicação…
Você já conseguiu fazer um relatório direto pelo iReport? Ele funcionou? Se conseguiu, colocar na tua aplicação é coisa de 5 linhas de código (se for coisa simples).
Abraço!
Leoramos,
fiz o relatorio pelo IReport 4.1 e funcionou que é uma beleza…
peguei o arquivo *.jasper e coloquei no diretorio da aplicação… mas os codigos nunca funcionam… ja baixei todas as classes que envolvem JasperReports e nada…
Geram erro? O que acontece?
Da um erro de umas 15 linhas e nao abre a aplicação… isso quando eu coloco para abrir diretamente… quando eu coloco para invocar o metodo por um JButton ele da um erro, nao abre o relatorio e mantem minha aplicação aberta…
nao posso postar o codigo agora, pois estou postando fora de casa…
mas quais sao os principios basicos para usar os relatorio? [baseado na ideia de que meu relatorio ja esta proto e so falta implementar]
http://www.guj.com.br/java/35242-ireport—chamar-relatorio-da-aplicacao
e/ou
http://grupologica.forumslog.com/t97-chamar-relatorio-ireport
Abraço!
PS: podes postar o código e o erro aqui quando chegares, que aí fica mais fácil ainda.
Cara, valew… vou fazer os testes assim que chegar em casa, e após, posto a resposta aqui…