tente ferramentas - opçoes - e adicione o projeto na aba classpath
abrax
B
bpmachado
Blz consegui mais mesmo assim ela nao acha meu metodo criado no java.
criei um parametro no ireport chamado Teste.
e no netbeans criei um pacote chamado Rel, dentro desse pacote criei uma classe chamada Teste com um metodo getValue()
Configuração feita no campo Teste parametro.
tipo de classe de parametro:
Rel.Teste.getValue
Valor padrao da expressao:
new $P{Teste}.getValue()
e estou tentando chamar o metdo getValue em um campo assim:
$P{Teste}.getValue();
ele mostra essa msg abaixo:
Sourced file: inline evaluation of: ``((Rel.Teste.getValue)parameter_Teste.getValue()).getValue();’’ : Class: Rel.Teste.getValue not found in namespace
Rel .Teste .getValue
Line: 1
Obrigado.
nieri
qual é a finalidade de vc acessar esse metodo?
os dados que vc utiliza para formar os campos do
relatório vem de acordo com o seu select
B
bpmachado
Finalidade é que preciso chamar o metodo para realizar o tratamento dos dados que vem do banco de dados
Ex adicionar 000 antes do numero 1, quando esta no banco de dados ele tira todos os zero a frente.
Tratar campo data que esta no padrão americano, com isso não precisaria fazer isso na query.
Chamando metodo me ajudaria bastante, porem não estou conseguindo chamar o metodo dentro do ireport.
Obrigado.
Bruno
alessandro.a.r
Eu uso um método para formatar valores do banco. Eu fiz o seguinte:
Primeiro, eu adicionei o jar que contem a classe ao meu classpath (menu opcoes > classpath > adicionar jar).
Depois criei uma variável e coloquei o caminho completo até o método e passei um field pro método. O field é o valor que vem do banco de dados.
ex: br.com.site.framework.Util.formataContrato($F{contrato}.toString())
como eu chamaria ela no ireport, tipo eu configuro na variavel ou field.
Obs: eu ja add o jar no meu classpath porem continua não achando e dando erro.
Caro, além de add o jar ao classpath, tenta também adicionar a classe ou pacote através da opção “diretivas do relatório” (ou algo parecido com isso). Pra chamar o método é só tu colocar ele dentro de uma variável.
Ex: br.com.site.framework.Util.formataContrato()
Não sei se o método tem que ser static, mas acredito que deva ser, pois tu não vai estar criando uma instância. Se tu fizer isso e o ireport der uma mensagem de “classe não encontrada” então tu compila o relatório que ele vai se achar.
como eu chamaria ela no ireport, tipo eu configuro na variavel ou field.
Obs: eu ja add o jar no meu classpath porem continua não achando e dando erro.
Caro, além de add o jar ao classpath, tenta também adicionar a classe ou pacote através da opção “diretivas do relatório” (ou algo parecido com isso). Pra chamar o método é só tu colocar ele dentro de uma variável.
Ex: br.com.site.framework.Util.formataContrato()
Não sei se o método tem que ser static, mas acredito que deva ser, pois tu não vai estar criando uma instância. Se tu fizer isso e o ireport der uma mensagem de “classe não encontrada” então tu compila o relatório que ele vai se achar.
Você consegue tirar uma print da sua classe dentro do java como esta mapeado o pacote e no ireport como está configurado a variavel ?
alessandro.a.r
Cara, no momento não tenho como verificar isso, mas o pacote da classe é o mesmo utilizado no ireport.
No ireport estou criando um parametro e coloco as informações assim segue abaixo:
Nome do parametro: formataContrato
Tipo de classe de parametro: uteis.Uteis.formataContrato
Valor padrão da expressão: new uteis.Uteis.formataContrato()
Ele ta gerendo erro
java.lang.ClassNotFoundException: uteis.Uteis.Uteis.formataContrato
Line: 26, Column: 101 JRXML Element: /jasperReport/parameter[1]
B
bpmachado
alessandro.a.r:
Cara, no momento não tenho como verificar isso, mas o pacote da classe é o mesmo utilizado no ireport.
No ireport estou criando um parametro e coloco as informações assim segue abaixo:
Nome do parametro: formataContrato
Tipo de classe de parametro: uteis.Uteis.formataContrato
Valor padrão da expressão: new uteis.Uteis.formataContrato()
Ele ta gerendo erro
java.lang.ClassNotFoundException: uteis.Uteis.Uteis.formataContrato
Line: 26, Column: 101 JRXML Element: /jasperReport/parameter[1]
alessandro.a.r
o problema é esse em negrito:
O compilador acha que formataContrato é uma classe, por isso ele te lança uma ClassNotFoundException. formataContrato é um método e não pode ser usado dessa forma.
O método deve ser usado dentro de uma variável, como no código abaixo: