Ireports e JasperViewer no cliente

8 respostas
ERVER

Boa tarde,

Estou testando um sistema em que tenho relatórios em Jasper e utilizo o JasperViewer pra exibir esses relatórios.
O que acontece é o seguinte: na minha máquina onde roda o Tomcat, a geração de relatórios funciona perfeitamente, porém, se acesso o sistema em outro computador da rede, da erro no relatório (o sistema todo funciona perfeitamente em outros computadores da rede, apenas o relatório não é gerado). Então me lembrei que instalei alguns softwares pra rodar os relatórios na minha máquina, mas não me lembro quais.

Alguem sabe qual o software devo instalar nos outros pcs da rede para os relatórios serem gerados? Seria apenas o IReports?

Muito obrigado desde já.

Abraços.

8 Respostas

E

Fala aew,

Acho que vc não precisa de nenhum software adicional para rodar o relatório. Você pode pegar o log do tomcat após tentar gerar o relatório para verificar a exception. O que pode estar ocorrendo é o caminho do seu relatório estar fixo em uma pasta do seu pc, e ao rodar o relatório vai dar pau.

Falow!

P

Do jeito que vc ta fazendo usando o jasperview vc ta matando toda a praticidade de rodar aplicações web que dependem apenas de um browser, vc consegue rodar pois tem instalado o japer/ireport na sua maquina e imagina a engessada que vc vai dar nos clientes obrigando a todos a instalar esse complemento, o certo é na aplicação vc gerar um PDF do relatorio e enviar para o browser, apenas isso !

E

Mas o jasperviewer é um visualizador swing não é? Não precisa ter o Jasper instalado. Naum?

ERVER

Boa tarde pessoal, primeiramente, muito obrigado pela atenção e ajuda!

erick.yuji,

eu tô pegando o caminho da aplicação pela requisição (HttpServletRequest). É lançada uma JRException, com a seguinte mensagem: Error executing SQL statement for : relatorio_mysql

pbnf,

Eu já tentei isso, mas esbarro no problema de que o Internet Explorer não nos deixa visualizar o arquivo direto, sempre forçando o usuário a fazer o download. Como o sistema é interno a empresa, isso não é problema, pois são poucas máquinas que necessitarão ter o software instalado.

Se eu estiver falando alguma bobeira, podem me chamar a atenção.

Muito obrigado novamente.

Abraços.

ERVER

Essa é a questão. Eu não me lembro se era o jasper que eu tinha instalado na minha máquina aqui, até olhei os programas que tenho instalado na máquina que roda o Tomcat, mas não achei nada. Interessante é que nessa máquina roda tudo belezinha.

Novamente muito obrigado pela atenção e ajuda amigo.

Abraços.

E

Bom,

vc já descobriu que o problema é “Error executing SQL statement”.
Poste a stacktrace inteira para podermos ter uma melhor noção. Estranho dar erro de sql porque vc conseguiu rodar na sua maquina…

V

Não precisa ser instalado nada para chamar os relatórios do jasper. Posta a rotina que você manda visualizar/imprimir o relatório.

ERVER

Boa tarde meus amigos,

Realmente, foi um erro grotesco meu.
Testei novamente na maquina em que ta instalado o Tomcat aqui, e deu o mesmo erro. Fui verificar a consulta no relatório e vi que eu tinha mudado um campo em uma tabela do MySQL e me esqueci de alterar na consulta do relatório.

Agora é só consertar isso, e deve funcionar perfeitamente. Mil perdões por perderem o tempo de vocês com essa bobeira minha. Melhor eu começar a documentar melhor as mudanças no banco de dados e no sistema, pra coisas do tipo não voltarem a ocorrer.

Muito obrigado a todos vocês, um grande abraço!

Criado 14 de dezembro de 2012
Ultima resposta 14 de dez. de 2012
Respostas 8
Participantes 4