Ireports e JasperViewer no cliente

Boa tarde,

Estou testando um sistema em que tenho relatórios em Jasper e utilizo o JasperViewer pra exibir esses relatórios.
O que acontece é o seguinte: na minha máquina onde roda o Tomcat, a geração de relatórios funciona perfeitamente, porém, se acesso o sistema em outro computador da rede, da erro no relatório (o sistema todo funciona perfeitamente em outros computadores da rede, apenas o relatório não é gerado). Então me lembrei que instalei alguns softwares pra rodar os relatórios na minha máquina, mas não me lembro quais.

Alguem sabe qual o software devo instalar nos outros pcs da rede para os relatórios serem gerados? Seria apenas o IReports?

Muito obrigado desde já.

Abraços.

Fala aew,

Acho que vc não precisa de nenhum software adicional para rodar o relatório. Você pode pegar o log do tomcat após tentar gerar o relatório para verificar a exception. O que pode estar ocorrendo é o caminho do seu relatório estar fixo em uma pasta do seu pc, e ao rodar o relatório vai dar pau.

Falow!

Do jeito que vc ta fazendo usando o jasperview vc ta matando toda a praticidade de rodar aplicações web que dependem apenas de um browser, vc consegue rodar pois tem instalado o japer/ireport na sua maquina e imagina a engessada que vc vai dar nos clientes obrigando a todos a instalar esse complemento, o certo é na aplicação vc gerar um PDF do relatorio e enviar para o browser, apenas isso !

Mas o jasperviewer é um visualizador swing não é? Não precisa ter o Jasper instalado. Naum?

Boa tarde pessoal, primeiramente, muito obrigado pela atenção e ajuda!

erick.yuji,

eu tô pegando o caminho da aplicação pela requisição (HttpServletRequest). É lançada uma JRException, com a seguinte mensagem: Error executing SQL statement for : relatorio_mysql

pbnf,

Eu já tentei isso, mas esbarro no problema de que o Internet Explorer não nos deixa visualizar o arquivo direto, sempre forçando o usuário a fazer o download. Como o sistema é interno a empresa, isso não é problema, pois são poucas máquinas que necessitarão ter o software instalado.

Se eu estiver falando alguma bobeira, podem me chamar a atenção.

Muito obrigado novamente.

Abraços.

Essa é a questão. Eu não me lembro se era o jasper que eu tinha instalado na minha máquina aqui, até olhei os programas que tenho instalado na máquina que roda o Tomcat, mas não achei nada. Interessante é que nessa máquina roda tudo belezinha.

Novamente muito obrigado pela atenção e ajuda amigo.

Abraços.

Bom,

vc já descobriu que o problema é “Error executing SQL statement”.
Poste a stacktrace inteira para podermos ter uma melhor noção. Estranho dar erro de sql porque vc conseguiu rodar na sua maquina…

Não precisa ser instalado nada para chamar os relatórios do jasper. Posta a rotina que você manda visualizar/imprimir o relatório.

Boa tarde meus amigos,

Realmente, foi um erro grotesco meu.
Testei novamente na maquina em que ta instalado o Tomcat aqui, e deu o mesmo erro. Fui verificar a consulta no relatório e vi que eu tinha mudado um campo em uma tabela do MySQL e me esqueci de alterar na consulta do relatório.

Agora é só consertar isso, e deve funcionar perfeitamente. Mil perdões por perderem o tempo de vocês com essa bobeira minha. Melhor eu começar a documentar melhor as mudanças no banco de dados e no sistema, pra coisas do tipo não voltarem a ocorrer.

Muito obrigado a todos vocês, um grande abraço!