iReports / Jasper

Salve pessoal, estou testando o iReports e estou encontrando problemas para impressao de codigo de barras.

Se monto pelo ireports um relatorio contendo um componente proveniente da barra de componentes (barcode tools), funciona. Se tento vizualiar o relatorio ele mostra perfeitamente com o ireports.

Agora, se externamente pelo meu programa tento rodar o arquivo jrxml que ele gera para mim, acaba acusando o seguinte erro.

Exception in thread "main" net.sf.jasperreports.engine.JRException: Errors were encountered when compiling report expressions class file:
/home/ricardo/netbeans/bin/untitled_report_1.java:112: package it.businesslogic.ireport.barcode does not exist
                value = (java.awt.Image)(it.businesslogic.ireport.barcode.BcImage.getBarcodeImage(11,((java.lang.String)parameter_barra2.getValue()),false,false));

todo codigo de barras que tento passar por parametro me da esse retorno.

Alguem pode me informar o que pode estar errado?

desde ja muito obrigado.

Ricardo

Olá Ricardo.

Você deve utilizar o JAR (jasperreports-xxxx.jar) que se encontra dentro do diretório /lib do iReport para compilar seu projeto.

Abraço.
Orlando Cesar Martins

[quote=“Orlando”]Olá Ricardo.

Você deve utilizar o JAR (jasperreports-xxxx.jar) que se encontra dentro do diretório /lib do iReport para compilar seu projeto.

Abraço.
Orlando Cesar Martins[/quote]

Salve Orlando…

entao, to usando no netBeans… nele montei o arquivo e funciona perfeitamente. Coloquei entao o .jar no classpath + nao esta rodando. quando tento rodar da este problema.

Ricardo, por algum motivo o netBeans esta lendo o jar errado (nã saco o netBean) porém observe o Exception. As classes do iReport/lib são “dori.jasper.engine” e
não “net.sf.jasperreports.engine” .

Abraço.

Entao, tem algo errado que nao esta certo rs…

seguinte, estou usando a versao jasperreports-0.6.1 e o arquivo jasperreports-0.6.1.jar esta numa pasta chamada DIST.

montei o arquivo no netBeans e compila, contudo, nao acha nenhuma das classes comecadas com dori. …

tive que mudar todos os imports DE:

import dori.jasper.engine.JasperManager;
import dori.jasper.engine.JasperReport;
import dori.jasper.engine.JasperPrint;
import dori.jasper.view.JasperViewer;

PARA:

import net.sf.jasperreports.engine.JasperManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperReport;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

Ele nao acha nenhuma chamada dori.

Consigo dar um view nele, consigo passar parametros para o report, consigo fazer ele rodar por programas meus feitos em java. O problema da quando tento dar um view em algum relatorio que tenha codigo de barras.

Este é o erro. Aponte o netBeans para ler o jasperreports-0.5.3.jar que esta no diretório iReport/lib. OK?

Abraço.

[quote=“Orlando”]Este é o erro. Aponte o netBeans para ler o jasperreports-0.5.3.jar que esta no diretório iReport/lib. OK?

Abraço.[/quote]

Nossa, as bibliotecas mudaram tanto assim? rs… q coisa…

Orlando, posso te pedir um enorme favor?
Estamos com problemas graves na nossa rede e nao estou conseguindo fazer o download do arquivo no sourceforge. Voce poderia mandar a bibliteca para mim por e-mail?

rfpsatin@yahoo.com.br e ricardo@wlt.com.br

desde ja muito obrigado!

At. Ricardo

Salve pessoal, voltando ao assunto…

Troquei a versao do Jasper para a 0.5.3 e a do iRepor para 0.3.2 e continua dando o mesmo erro:

Se faco um relatorio que nao usa imagem, tudo bem, vai que eh uma blz, agora, coloquei uma imagem ou algo do tipo (codigo de barras) ele nao consegue rodar. Da a mesma mensagem de erro.

O problema eh que preciso gerar o codigo de barras, estou preparando um boleto.

Por favor, se alguem puder me dar uma dica do que posso estar fazendo errado eu agradeceria muito.

PS: montei no netBeans todos os .jar da pasta lib do jasper, fiz o mesmo com a versao do jasperreports.0.5.3. Pra tirar a duvida, coloquei todos eles tb no classpath.

O Estranho eh que se tento visualizar o relatorio pelo iReport ele visualiza perfeitamente, quando tento todar o jrxml pelo programa java ou entao o .jasper, ele da aquela mensagem de erro a nao vai + pra frente.

desde ja muito obrigado pessoal.

t+

[quote=rfpsatin]Salve pessoal, voltando ao assunto…

Troquei a versao do Jasper para a 0.5.3 e a do iRepor para 0.3.2 e continua dando o mesmo erro:

Se faco um relatorio que nao usa imagem, tudo bem, vai que eh uma blz, agora, coloquei uma imagem ou algo do tipo (codigo de barras) ele nao consegue rodar. Da a mesma mensagem de erro.

O problema eh que preciso gerar o codigo de barras, estou preparando um boleto.

Por favor, se alguem puder me dar uma dica do que posso estar fazendo errado eu agradeceria muito.

PS: montei no netBeans todos os .jar da pasta lib do jasper, fiz o mesmo com a versao do jasperreports.0.5.3. Pra tirar a duvida, coloquei todos eles tb no classpath.

O Estranho eh que se tento visualizar o relatorio pelo iReport ele visualiza perfeitamente, quando tento todar o jrxml pelo programa java ou entao o .jasper, ele da aquela mensagem de erro a nao vai + pra frente.

desde ja muito obrigado pessoal.

t+[/quote]

Entao neh! corrigido, pelo menos este problema rs…

valeu

Salve Ricardo.

Amigo, esqueça o jasperreports.0.5.3.jar. (ou melhor, esqueça o jasperreport que você baixou). Para você rodar sua aplicação você só precisa do iReport. O iReport já tem uma biblioteca JASPERREPORTS.X.Y.Z.JAR dentro do diretório LIB, isto é (iReport.5.0.3/lib). Configure o netbeans para ler este .JAR

Utilize o jasperreport que você baixou só como fonte de referências e estudo.

NÃO UTILIZE O JAR DO JASPERREPORT JUNTO COM APLICAÇÕES FEITAS COM O IREPORT. AS JARs SÃO INCOMPATIVEIS.

Abraços.
Orlando Cesar

Cara não sei se vc já resolveu ou não o seu problema, mas aquele erro que vc colocou ai é que vc tem que importar no seu projeto dois .JAR o IReport e o barbecue-1.1 que estão na pasta lib do IReport. (ele precisa desses cara para gerar o codigo de barra.)
OBS: Estou usando o IReport 0.4.1 e o jasperreports-0.6.4.jar para fazer a geração de codigo de barras, se vc não estiver usando essas versões é melhor substituir…

Blz…

Tive muitos problemas com isso …
O versionamento das libs me causaram muitos contratempos quando comecei a utilizar gráficos nos meus relatórios, foi necessário tirar do meu classpath as versões antigas !!

:smiley: O Ireport ajuda mas também atrapalha … Hehe