Bom dia!
Estou com problemas para imprimir linhas num relatório criado no IReports.
O problema é o seguinte, coloco a linha dentro do subrelatório chamado, para que essa linha siga o tamanho desse subrelatório. Claro que a propriedade “Aumentar relativo ao tamanho da banda” está marcada.
O meu problema é que, quando eu vou imprimir um relatório que o texto do subrelatório inicia no final da página e ele tem continuação na página seguinte, a linha pula o início da próxima página, continuando só quando começar um novo dado do subrelatório.
Segue a imagem mostrando o problema.
Já tentei alterar as propriedades da linha, marcando “Aumentar relativo ao objeto mais alto”, mudando de “Fixar acima” para “Flutuante”.
Tentei também colocar a linha no relatório principal…
Mas nada está dando certo.
A versão que estou utilizando do Ireports é a 3.0.0.
Agradeço desde já.
IReports - problema com impressão de linhas
10 Respostas
Bom dia!!
Talvez este problema ocorra pois a banda que você está utilizando não se repete nas demais paginas !! Verifique se as bandas que você está utilizando contempla isto.
Tente fazer as bordas na propia banda de Detail !!
Se puder disponibilizar os .jasper para verificar melhor.
Abraço.
Então, as linhas estão no Detail do Relatório principal e no sub relatório, mas mesmo assim não funcionou como deveria.
O máximo que consegui foi que para N contatos (o primeiro sub relatório) ele imprime a linha da lateral direita completa, mas as linhas da esquerda ele imprime no começo de um primeiro contato e só volta a imprimir a partir do próximo contato.
Segue o exemplo em pdf e os relatórios para que possa avaliar, o primeiro sub relatório é o que está dando problemas, por isso não adicionei o segundo.
Obrigada.
Abçs.
Ola, pelo q percebi no relatorio principal, existe atrás do subRelatório a informação de “Contatos”.
Ao meu ver oque pode estar ocorrendo é que a linha definida para o campo contato não é grande suficiente para a descrição do contato.
Logo o segundo contato, possui a borda dele que é aumentada de acordo com o tamanho do texto informado em sua coluna.
Fiz uma pequena alteração. veja se funciona.
Não testei aqui, pois teria que criar as classes para se adequar ao seu relatorio.
Pode ser que tenha que arrumar o posicionamento das bordas ou algo do tipo.
Espero que funcione.
Abraço.
Agradeço a sugestão, mas não saiu como esperado…
Veja o pdf exemplo.
Eu também tinha pensado em algo parecido, mas o fato é que a coluna “Contatos” deve aparecer somente uma vez, então eu não estava encontrando uma outra opção.
Abç.
Você teria as classes referentes a geracao do relatorio ?
Se sim, poderia me enviar para efetuar alguns testes ?
Infelismente para este não tenho…
Aqui estou testando com o sistema interno, ele pega o relatório através de uma pasta default que tem no computador.
Mas eu vou ver se consigo arrumar um exemplo de geração pra te passar.
Abçs.
OK !! Estou tentar gerar aqui e depois te retorno!
Ate
Vlw. Obrigada.
Ateh…
Oi, fiz pequenas alterações para poder gerar o relatorio localmente na minha maquina e aparentemente consegui. Veja anexo.
Você pode tentar fazer o seguinte nos jrxml que lhe enviei !!
No subRelatorio altere a primeira coluna para ( $V{REPORT_COUNT}.intValue() == 1 ? “Contatos:” : “” ).
Ainda na primeira coluna adicione apenas as bordas laterais.
Oque visualizei que estava faltando é o seguinte.
Você deve definir o tipo de aumento para os 3 campos deste sub-relatório, selecionando a opção “Relativo ao Objeto Mais Alto”.
Estava acontecendo que o campo contendo a descrição estava bem maior que os outros, e eles não estavam se expandindo para o tamanho desta descrição.
Espero que funcione, abraço.
Obrigada rdmardegam. 
Eu vou realizar as alterações e fazer o teste.
Abraço.