Irresponsabilidade, desrespeito e ameaças a Kathy Sierra

43 respostas
Mauricio_Linhares

Pessoal, é off-topic mas o assunto é muito sério.

A Kathy Sierra, autora e mentora da série de livros Head First, estava sendo ameaçada de morte por comentários em seu blog, o Creating Passionate Users. Até aí, ninguém estava tão preocupado, porque eram pessoas anônimas falando besteira, apenas mais um troll, mas agora, pessoas proeminentes da área de tecnologia publicaram montagens obcenas e comentários horríveis em “blogs de comédia”.

A coisa passou dos limites e ela desabafou num texto do seu blog.

Então, eu acho que quem acha que deve alguma coisa ou admira a pessoa dela, poderia dar uma passada lá pra dar uma força, deixar um comentário de apoio, porque o que ela já fez pela comunidade Java e a domunidade de desenvolvimento em geral com os seus livros não pode ser simplesmente esquecido. Não podemos deixar que uma pessoa como ela se afaste da área por causa da inconsequência de um bando de idiotas.

Eita mundo louco…

43 Respostas

SadNess

caraca
que coisa + absurda! parece até mentira

mas o que ela falou de tão grave pra chegar a esse ponto?

clodoaldoaleixo

Meu…a pessoa quando se expõe na internet, está sujeita a montagens com suas fotos, comentários indesejados em seus blogs e afins.

Isso se chama liberdade de expressão ué, se ela se sentiu lesada, que tente identificar as pessoas e entre com processo de danos morais.

Mauricio_Linhares

Liberdade de expressão?

LPJava

po… assim isso sempre vai existir… na verdade eh sucesso, seus materiais… sao de otimas qualidade mesmo… o livro mais indicado para certificacao… o cara que começa a estudar java… so ver deitel e kathy sierra como recomendação… mais ela se afastar po entao tem algo por tras muito forte alem dessas ameaçadas a autora… eu sou fã dela… aprendi e venho aprendendo bastante com seus livros… vou deixar um comentario no blog dela!! :smiley:

Rubem_Azenha

clodoaldoaleixo:
Meu…a pessoa quando se expõe na internet, está sujeita a montagens com suas fotos, comentários indesejados em seus blogs e afins.

Isso se chama liberdade de expressão ué, se ela se sentiu lesada, que tente identificar as pessoas e entre com processo de danos morais.

Perdeu mais uma chance de ficar queto! :roll:

Grinvon

clodoaldoaleixo:

Você está distorcendo as coisas camarada!

clodoaldoaleixo

Grinvon:
clodoaldoaleixo:

Esse tipo de coisa é culpa sabe do que, de pessoas bitoladas que levam uma linguagem de programação como quase religião, isso gera esse tipo de coisa absurda…

Já vi ofensas pessoais aqui nesse fórum mesmo, ataques dirigidos a pessoas que manifestaram opiniões contrárias a uma determinada plataforma.

Mauricio_Linhares

Agora me diga, o que é que isso tem haver com linguagens de programação?

Ela nem trabalha pra Sun mais e provavelmente não escreve mais nenhuma linha de código Java, ela é uma autora de livros, não tem nada de “programação” aqui, o que existe é desrespeito. Fazer uma paródia brincando das personalidades, como acontece em programas como Casseta e Planeta é uma coisa, agora publicar montagens obscenas sobre pessoas conhecidas e importantes é outra coisa completamente diferente.

A

Opa, dei uma lida por alto no blog dela e fiquei realmente impressionado, enojado enfim, não consigo nem classificar.

Nunca nem conheci alguém que foi ameaçado então, não consigo sequer imaginar a sensação que, com certeza, não é boa.

Agora, o que eu realmente não consegui captar foi o objetivo desses caboclos que a ameaçam…

Se for o silêncio dela, eles conseguiram… mas porque eles queriam isso?

O meu caráter um tanto quanto “conspiracionista” me diz que nesse mato tem cachorro…

A quem interessa o silêncio de profissionais do gabarito da Kathy Sierra?
Autora de bons livros que ajudaram a disseminar o e “desmistificar” a nossa linguagem.

neofito

AdrianoPalm:
A quem interessa o silêncio de profissionais do gabarito da Kathy Sierra?
Autora de bons livros que ajudaram a disseminar o e “desmistificar” a nossa linguagem.

Realmente uma lástima, um fato muito triste mesmo.

Mas creio ser mais provável que foi uma pessoa vil mesmo, movida a pura inveja. Nós costumamos não perceber isso, mas é uma coisa muito presente hoje em dia, ainda mais com toda a competitividade dos grandes centros urbanos.

Ainda bem que ela já acionou a polícia. Lamentável…

R

ai caramba !!!

Que sério !!!

LPJava

Agora me diga, o que é que isso tem haver com linguagens de programação?

Ela nem trabalha pra Sun mais e provavelmente não escreve mais nenhuma linha de código Java, ela é uma autora de livros, não tem nada de “programação” aqui, o que existe é desrespeito. Fazer uma paródia brincando das personalidades, como acontece em programas como Casseta e Planeta é uma coisa, agora publicar montagens obscenas sobre pessoas conhecidas e importantes é outra coisa completamente diferente.

ela nao trabalha mais pra sun? e nao escreve mais nenhuma de codigo em java? o que a kathy faz hoje?

Mauricio_Linhares

Consultoria, palestras, treinamentos, escrever livros e estudar.

Luiz_Aguiar

Desculpem, não vai dar tempo pra eu entrar agora no blog dela, mas qual o motivo dos fanáticos estarem “agredindo” ela?

Tudo é questão de limite, as pessoas não sabem onde termina a liberdade e começa e libertinagem.

Mauricio_Linhares

Luiz Aguiar:
Desculpem, não vai dar tempo pra eu entrar agora no blog dela, mas qual o motivo dos fanáticos estarem “agredindo” ela?

Tudo é questão de limite, as pessoas não sabem onde termina a liberdade e começa e libertinagem.

Esse é o problema, não existe motivo porque quem fez não pronunciou o motivo, simplesmente colocou uma montagem terrível com ela dizendo que “sonhava com kathy sierra”. Além das ameaças de morte também, claro.

1112

Artigo do Slashdot sobre isso: http://slashdot.org/articles/07/03/27/174231.shtml

Bani

Realmente lamentável…
Eu mesma já recebi comentários do mesmo nível que ela citou em um ex-blog e achei bem desagradável. A coisa se estender ao ponto que chegou no caso da Kathy Sierra é totalmente inaceitável.
Sugiro que quem sente que o trabalho da Kathy agregou alguma coisa em sua vida e se sentir confortável em deixar um comentário de apoio a ela, deixe sim, para que nesse momento em que ela está achando que não vale a pena continuar seu esforço em seu blog ela veja que ela construiu algo positivo com seu trabalho muito mais importante o que manifestações de algumas pessoas perturbadas.

Mauricio_Linhares

Pois é :smiley:

E reiterando mais uma vez, espalhem essa notícia, postem em seus blogs (pena que a merda do meu tá fora do ar…) e deixem um comentário de apoio.

Perder uma pessoa como ela, que fez contrubuições incríveis a comunidade, é inaceitável.

Eu vi alguns comentários lá no Slashdot sobre “ah, quem tá na internet é assim mesmo, apareceu o povo atira pedra”, mas não vamos esquecer que ela já é mãe e é casada, garanto que ninguém aqui gostaria de ver a sua própria mãe na situação que ela está.

fabim

clodoaldoaleixo:
Grinvon:
clodoaldoaleixo:

Esse tipo de coisa é culpa sabe do que, de pessoas bitoladas que levam uma linguagem de programação como quase religião, isso gera esse tipo de coisa absurda…

Já vi ofensas pessoais aqui nesse fórum mesmo, ataques dirigidos a pessoas que manifestaram opiniões contrárias a uma determinada plataforma.

pq que todo tópico q eu leio desse cara tem ele dizendo que as pessoas aqui sao bitoladas e seguidores da religião Java?

O assunto aqui nao é sobre linguagem mais sobre um desrespeito a um ser humano, que é conhecido aqui no forum…

uma pergunta amigo, a julgar pelos seus pots… perdeu alguma mina ou namorada pra um programador Java?

Eu, acredito que a grande maioria aqui pensa da mesma forma, deixo de programar em Java na hora e passo a programar em C#, ou Delphi, se aumentarem meu salario em 50%…

Fabio_Kung

Muito triste. Se já não tivessem 1000 comments no post dela eu deixava mais um.
Sou um grande fan da Kathy a bastante tempo!

Tomara que ela se recupere logo, senão perdemos todos…

peczenyj

clodoaldoaleixo:

Se eu usar a minha liberdade de expressão pra te ameaçar de morte de um jeito bem ‘real’ vc vai gostar?

Bani

LucasUyezu:
Alguém sabe se existe algum abaixo assinado, ou um listão mesmo, pedindo pra ela não parar de blogar?

Se existir, por favor poste o link para a gente por os nossos nomezinhos lá…

Se não, a gente bem que podia começar um né?

Bom, eu diria que os comentários do blog dela + trackbacks viraram o abaixo assinado.

update: agora eu vi que os comentários do post foram fechados…

Marck

Que horrível…estou estudando com o livro dela e acho muito bom…

lembando que “perdemos” um grande tutor aqui do fórum por motivos parecidos… :frowning:

Marck,

Eduardo_Bregaida

Puta merda, o povo q nao tem oq fazer, falam falam e nao agem, isso é ser mto vagabundos, ficar ameaçando os outros é foda… bando de otários… :evil:

RafaelRio

Detalhe, a Kathy, inteligentíssima e sabendo lídar com o público, “fuzilou” os seus detratores, que já estão sentindo a pressão e o repúdio geral causado pela repercursão desse acontecimento infeliz (para dizer o mínimo), espalhado pelo mundo inteiro. E quem vai ter pena deles, já que cometeram ato tão boçal e violento?

Agora é torcer para que esse pessoal envolvido na agreção contra a Kathy fique queimado (no sentido figurado, claro!) para o resto de suas vidas. Que sirvam de exemplo para isso nunca mais acontecer. Ou que aconteça muitíssimo pouco…

Mea culpa agora: e eu achava que os gringos dos países “desenvolvidos” tratavam as mulheres com mais igualdade do que nós, latinos. Ah, claro… Dá tudo na mesma.

Bani

Marck:

lembando que “perdemos” um grande tutor aqui do fórum por motivos parecidos… :(

Motivos parecidos? Não me parecem nada parecidos. Há uma distância enorme entre chamar uma pessoa de arrogante e ameaçá-la de morte, ainda que ambos não sejam atitudes simpáticas.

RafaelRio:
Detalhe, a Kathy, inteligentíssima e sabendo lídar com o público, “fuzilou” os seus detratores, que já estão sentindo a pressão e o repúdio geral causado pela repercursão desse acontecimento infeliz (para dizer o mínimo), espalhado pelo mundo inteiro. E quem vai ter pena deles, já que cometeram ato tão boçal e violento?

Agora é torcer para que esse pessoal envolvido na agreção contra a Kathy fique queimado (no sentido figurado, claro!) para o resto de suas vidas. Que sirvam de exemplo para isso nunca mais acontecer. Ou que aconteça muitíssimo pouco…

Mea culpa agora: e eu achava que os gringos dos países “desenvolvidos” tratavam as mulheres com mais igualdade do que nós, latinos. Ah, claro… Dá tudo na mesma.

O problema é que ela fuzilou as pessoas menos culpadas da história. Quem realmente abaixou o nível total e fez ameaças estava anônimo. Ela fuziou por exemplo o dono do blog onde deixaram alguns comentários, que apesar de não ser fã do trabalho dela até tirou o blog do ar quando viu a que ponto tinha chegado (ele deu uma entrevista interessante para uma jornalista australiana).

E quanto aos “países desenvolvidos”, podem não ser perfeitos e ter uns e outros sem noção do mesmo jeito, mas em geral respeitam bem mais sim, especialmente no mercado de TI.

SadNess

que “tutor” do forum saiu por motivos parecidos?

RafaelRio

Bani:

O problema é que ela fuzilou as pessoas menos culpadas da história. Quem realmente abaixou o nível total e fez ameaças estava anônimo. Ela fuziou por exemplo o dono do blog onde deixaram alguns comentários, que apesar de não ser fã do trabalho dela até tirou o blog do ar quando viu a que ponto tinha chegado (ele deu uma entrevista interessante para uma jornalista australiana).

O dono do blog é menos culpado na história? Para mim é o principal responsável.

Eu li as respostas que ele deu para a jornalista australiana - foi até por isso que eu disse que repercurtiu no mundo todo. Minha opinião: além de não ser nem um pouco interessante, foi grosseiro. Sensibilidade passou longe dali.

Quantos aos comentários, ele poderia muito bem ter moderado, certo?

Eu realmente espero que tratem as mulheres com mais igualdade, pelo menos em aguns países, porque a situação geral é deplorável.

Eduardo_Bregaida

Boa, tbm quero saber… :shock:

Bani

RafaelRio:

Eu li as respostas que ele deu para a jornalista australiana - foi até por isso que eu disse que repercurtiu no mundo todo. Minha opinião: além de não ser nem um pouco interessante, foi grosseiro. Sensibilidade passou longe dali.

Quantos aos comentários, ele poderia muito bem ter moderado, certo?

Sensível ao caso ele não foi mesmo, mas há uma diferença entre ser grosseiro e ser “o principal culpado”.

Quanto a moderação, ele apagou o blog quando se deu conta do conteúdo que estava ali, quer moderação melhor que essa? Pode até ter sido meio ineficiente o fato dele só ter apagado depois da Kathy ter lido, mas, novamente, incompetência != culpa (ao menos dolosa).

Fabio_Kung

O Luca.

Na verdade ele não saiu do fórum. Apenas priorizou outras coisas.

Eduardo_Bregaida

O Luca.

Mas q rolo q deu pra isso acontecer? :shock:

SadNess

bah
é verdade
agora que falaram faz tempo que não vejo um post do Luca mesmo

triste é que ele faz falta =[

L

O Luca.

Mas q rolo q deu pra isso acontecer? :shock:

são aguas passadas…não vale a pena voltar nisso!

Basicamente o que aconteceu foi que ele falou algo, foi mal interpretado, e foram ignorantes com ele, dai ele ficou chateado e parou de ter tanta frequencia no forum…

Agora o que falaram, pq falaram acho que nem vale a pena voltar nisso!

1112

Enfim, a lição que fica é: respeitem as pessoas. Seja o(a) owner de um blog, seja um membro do forum, seja uma pessoa na rua, respeito é bom e todo mundo gosta.

Eduardo_Bregaida

Como sempre digo: “Quem respeita é respeitado, quem n respeita n deve querer gratidão nem compaixão de ninguem.”

Respeito é oq move o mundo… :smiley: :smiley: :smiley:

Marck

Pessoal…

Desculpem…não expliquei…não quis dizer este tipo de ameaças…
Apenas falta de respeito…

1112

http://headrush.typepad.com/creating_passionate_users/2007/04/my_favorite_gra.html

T

Bem que o Luca poderia voltar! ele dava várias dicas na comunidade GUJ.

Mas… acabaram com ele por fazer uma critica/sugestão.

Abraços!

Fabio_Kung

Não sei se todo mundo já tinha visto, mas o Paulo Silveira me passou agora a pouco. Entrevista da Kathy a respeito:

http://onegoodmovemedia.org/movies/0704/gma040107locke_sierrax.mov

Achei um pouco ridículo ela (quase) chorar na entrevista!

cv1

Foi meio forcacao de barra, mas que quase com certeza foi por parte do editor da CNN. Usar empatia irracional (gente chorando, bebês, filhotes, cavalos e cenarios verdejantes) eh sempre uma boa tecnica quando vc quer tornar o que vc esta editando mais dramatico.

Lich_King

clodoaldoaleixo:

Tem noção do q vc falou? Desde quando desrespeito e ameaça de morte é liberdade de expressão? :evil: :evil:

vance

Alguém sabe se existe algum abaixo assinado, ou um listão mesmo, pedindo pra ela não parar de blogar?

Se existir, por favor poste o link para a gente por os nossos nomezinhos lá…

Se não, a gente bem que podia começar um né?

Criado 27 de março de 2007
Ultima resposta 29 de mar. de 2007
Respostas 43
Participantes 23