Dr.Dobb’s: South American Software Development - A Climate of Creativity
O Brasil é um dos grandes sugadores do Open Source, isso sim. O público brasileiro não está afim de código livre, está afim de código gratuito, o que é bem diferente.
Ter o Java como open source pro Brasil nem fede nem cheira, os mercados que pediam isso eram os EUA e a Europa, que são os países que mais contribuem pro movimento. Os caras tão querendo é fazer estardalhaço, porque o Brasil é “cool”, então é “massa” fazer alguma coisa pra terra do Carnaval.
Concordo com o Maurício Linhares, aqui ainda se confunde software livre com software gratuito, esta é a verdade.
Acredito que seja fruto de nossa cultura bastante influenciada por linguagens RAD como Delphi e VB, as quais criaram uma verdadeira legião (lógicamente, há excessões) de “programadores” acostumados a simplesmente buscar “componentes” já prontos para utilizarem em suas aplicações. Trata-se de um problema cultural.
Talvez seja fruto também do nojento “jeitinho brasileiro”. Vejo diversos “programadores” que ainda vêem o código aberto (ou livre, você escolhe) com uma certa desconfiança. Ainda não conseguem entender COMO é possível fazer dinheiro com isto. Algumas pérolas que já escutei foram:
“Ah, estão dando de graça agora, mas vão cobrar depois”
“Por que eu devo abrir o meu código ou participar no desenvolvimento de algo aberto se não ganho nada com isto?”
O comportamento que observo ainda é muito mais parasitário do que simbiótico. As pessoas se preocupam muito mais em simplesmente utilizar algo que já está pronto do que dar a sua contribuição. Código aberto ainda é visto como COMPONENTE GRATUITO, ESTA é a verdade.
Ô pessoal, ninguém leu a parte da IDC? Eles estão falando da Open Source Community, uma comunidade de desenvolvedores, não de usuários. Que por sinal tem boas contribuições como o Javali, Mono, JCompany (que por sinal é livre, mas não é free).
E, acho que a grande maioria dos usuários do software livre no mundo (e não só no Brasil), está interessada em software gratuito.
Também já se sabe há muito tempo que embora o custo para a aquisição de um software seja zero, ele está longe de ser gratuito. Existe a necessidade de estudar e entender o software, bugs, certificações… todos custos que estão longe de serem “de graça” (quem aqui já pagou por um voucher?).
O fato é que o número é, sim, bastante expressivo. E sugiro para quem ainda não se informou sobre o termo BRIC que o faça. O mercado é realmente muito bom e não está sendo despertado somente por indústrias de software gratuito (aliás, quantos softwares pagos portados para PT/Br vocês conhecem?)
Acho que uma visão cética sobre o país não leva a nada.
O Brasil tem enorme potencial, e as matérias são um reconhecimento disso.
Comunidade de desenvolvedores de software livre? No Brasil? Cê tá de brincadeira né?
Do jeito que está sendo colocado aqui, parece que o Brasil nunca contribui em nada para o open source. Aqui mesmo no guj existem diversas pessoas que trabalham em projetos open source. Não conheço muito de distribuições linux, mas só o Brasil já criou 23 dist. Isso já não é colaborar? Frameworks web como o vraptor, j2ee spider mentawai, etc. são opensources, feitos por brasileiros (e com a ajuda de estrangeiros também em alguns casos). Fora as pessoas que trabalham escrevendo artigos, gerando documentação, participando de foruns e tudo mais. Também é colaborar, e muito na minha opinião.
Acho que esse pensamento já saiu de moda, e o povo já entendeu há muito tempo as vantagens de trabalhar em um projeto de código livre.
Abraço!
É, a situação está melhorando, não estou querendo dizer que não haja produção de software livre no país (eu mesmo tenho alguns projetos e participo de outros), mas sim que a grande maioria dos desenvolvedores não contribuem, e apresentam o comportamento que descrevi no meu primeiro post.
Um bom exemplo disto foi o fim do Kurumim. Segundo seu criador, acabou justamente por não ter contribuições da comunidade brasileira.
A coisa vai melhorar? Vai, porque código livre e aberto é o futuro (eu diria que já é inclusive o presente) (não resta dúvidas de que o modelo fechado e proprietário está moribundo), porém a maior parte dos desenvovedores daqui ainda vai levar um bom tempo pra assimilar o conceito.
Se para cada 10 pessoas que criticassem, 1 colaborasse, o Brasil seria uma potência de projetos open-source. Pegue aqui no GUJ, faça uma busca e veja qual iniciativa de projeto open-source foi bem recebida aqui: Neo, Miocc, Angra, Mentawai, aquele do ministério público que eu esqueci o nome, j2ee spider, etc e tal. O negócio é vc converter críticas em incentivo, mas nem sempre isso funciona.
Falando em colaborar, há uma oportunidade aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/82857.java
[quote=saoj]
Se para cada 10 pessoas que criticassem, 1 colaborasse, o Brasil seria uma potência de projetos open-source.[/quote]
Concordo em gênero, número e grau.
(aliás, que legal você ter citado o miocc! )
Profissionalmente, eu pelo menos estou apostando TUDO em open source (vide o miocc, a criação do Grails Brasil e outras novidades que pretendo mostrar até o final do ano).
Olá
Porque notícia com título em inglês?
[]s
Luca
++
[quote=Maurício Linhares]O Brasil é um dos grandes sugadores do Open Source, isso sim. O público brasileiro não está afim de código livre, está afim de código gratuito, o que é bem diferente.
[/quote]
Nunca concordei tanto com uma opinião.
VELO
Só lembrando que com software não open-source também tem tudo isto, a diferença ta no custo da aquisição e depois customização a medida
A realidade é que projetos open-source feitos por brasileiros para brasileiros não vinga, nunca! Vários exemplos, kurumin como ja citado…
Se for fazer um projeto open-source focando o público alvo brasileiro, pode esquecer q o retorno vai ser decepcionante, projetos para ter sucesso tem q focar o internacional, q quem vai colaborar e ajudar esta fora do território nacional na grande maioria das vezes.
O Lua é uma grande realidade disto, é feita por brasileiros e quem usa? Os gringo claro… vários jogos que todo mundo conhece tem Lua por trás, e os caras lá fora sabem tirar potêncial e no Brasil nem por isso…
Já foi citado exemplos de projetos em Java, q acho q tem algum sucesso graças a comunidade internacional… que se depender do pessoal brasileiro, a coisa não vai, até penso q existe um certo preconceito, que o que se faz fora é q é bom…
Como sempre estamos correndo atrás…Sofremos de uma Sindrome da Tartaruga!!
Nao sei se eu concordo com essa generalizacao, Mauricio. Primeiro, pq ela eh nacionalista: o “publico brasileiro” do Rio Grande do Sul nao eh o mesmo “publico brasileiro” do Piaui. Seja mais especifico se for falar um lance desses
Tem muito software opensource com brasileiros trabalhando, como ja enumeraram nessa thread. Mas existe tambem uma diferenca grande entre “projetos opensource com brasileiros trabalhando” e “projetos opensource brasileiros”: eh preciso lembrar que pt_BR nao eh la a lingua mais falada na internet e que, enquanto diversos projetos tem apenas funcao local (como o br-utils, que faz o que tem que fazer sem querer ser o proximo Linux), outros mais genericos teriam se popularizado melhor com mais comunicacao de qualidade em ingles.
A raiz do problema, pelo menos na minha opinião, está no comportamento que observo: ao invés de ser algo simbiótico, ou seja, algo no qual ambas as partes contribuam para o desenvolvimento e sobrevivência do projeto, o que observo (com excessões, é óbvio) é um comportamento parasítico, ou seja, uma enorme maioria que simplesmente usa o software, reclama dos defeitos mas não contribui com nada.
Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo. O que tem de ser feito é lutar contra o problema. Enfiar guela abaixo a maneira correta de se trabalhar, não desistir e continuar insistindo, mesmo porque, o caminho daqui pra frente É software aberto. Por mais que a nossa comunidade “aberta” cheire mal, o governo DE FATO está investindo em código aberto. Não há como negar este fato.
Na minha opinião, a atitude correta a se tomar deve ser: “ok. os desenvolvedores estão simplesmente parasitando código aberto. O que eu posso fazer para convencê-los de que contribuir para estes projetos possa ser proveitoso para ambos os lados? Como eu posso mostrar a estas pessoas que, ao passarem algumas horas contribuindo para um projeto, elas estão ganhando alguma coisa com isto?”
PS:
“reclamar de defeitos” pode ser visto como uma contribuição, sem dúvidas (é o trabalho de um tester), porém não é este tipo de reclamação que estou dizendo. São reclamações vagas, que se resumem bem em diálogos do tipo:
- Encontrei um defeito no seu software. (reparem no “no seu”, já começa errado)
- Ah é? Bacana, aonde?
- Ele não funciona.
Sério. JURO que já passei por isto diversas vezes e, detalhe: na maior parte das vezes, recebo este feedback de DESENVOLVEDORES!
Usuarios reclamam de defeitos. Isso eh feedback, e eh extremamente saudavel, nao parasitico. O problema eh que a qualidade do feedback varia, e nao eh pouco: de “eh um lixo” a “faltou um null check na linha 183, tou anexando um patch”. Se todo mundo soubesse se comunicar perfeitamente, a sua critica ate seria valida, mas eu nao vejo isso acontecendo num futuro la muito proximo, e acreditar na melhoria do feedback recebido por usuarios de um projeto ou produto sem ativamente buscar algo que faca essa melhoria acontecer so tem um nome: burrice.
Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!
Somos apenas mercado consumidor e não produtor.
[quote=ORB_de_Souza][quote=kicolobo]
Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo.
[/quote]
Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!
Somos apenas mercado consumidor e não produtor.[/quote]
Isso depente muito do mercado. Não dá pra generalizar tudo. Só pra citar algumas coisas aqui:
:arrow: Somos os melhores em Perfuração de Petróleo em águas profundas
:arrow: Em exportação de carne, soja, café, somos os primeiros em quase todas
:arrow: Sem comentários para área agropecuária. Só a Europa consome 40% dos nossos produtos, fora EUA, Japão, China…
Produzimos e muito!
Além disso, temos um PIB muito superior a países europeus, como Espanha por exemplo. Não vamos denegrir a imagem do País desse jeito, estamos melhorando muito em diversos aspectos.
Com relação ao Lua, o exemplo diz extamente o contrário. Os “parasitas” são os gringos e não os brasileiros, que criaram a linguagem Só uma brincadeira pra descontrair.
Acho que para qualquer coisa ir para frente, não pode ser fechada a um lugar só, não é questão de investir/focar só no Brasil, principalmente quando se fala em software.
Abraço!
E você vê vantagens em ter o Brasil como “potência agro-pecuária”?
Sim! Gera muito emprego e grana. Tecnologias como biodiesel, trangênicos (bem polemico, eu sei), avanços na área veterinária, enfim, uma série de coisas interessantes que o Brasil está investindo e que dão muito retorno.
O Brasil é muito grande, não podemos pensar que um País vive só de tecnologia Mas é algo que também merece muito o apoio do governo, incentivos e tudo mais. Não vejo o governo fazendo quase nada pra isso, infelizmente.