Is Brazil guilty of open source Java?

Alexandre Gomes’s Blog

Dr.Dobb’s: South American Software Development - A Climate of Creativity

O Brasil é um dos grandes sugadores do Open Source, isso sim. O público brasileiro não está afim de código livre, está afim de código gratuito, o que é bem diferente.

Ter o Java como open source pro Brasil nem fede nem cheira, os mercados que pediam isso eram os EUA e a Europa, que são os países que mais contribuem pro movimento. Os caras tão querendo é fazer estardalhaço, porque o Brasil é “cool”, então é “massa” fazer alguma coisa pra terra do Carnaval.

Concordo com o Maurício Linhares, aqui ainda se confunde software livre com software gratuito, esta é a verdade.

Acredito que seja fruto de nossa cultura bastante influenciada por linguagens RAD como Delphi e VB, as quais criaram uma verdadeira legião (lógicamente, há excessões) de “programadores” acostumados a simplesmente buscar “componentes” já prontos para utilizarem em suas aplicações. Trata-se de um problema cultural.

Talvez seja fruto também do nojento “jeitinho brasileiro”. Vejo diversos “programadores” que ainda vêem o código aberto (ou livre, você escolhe) com uma certa desconfiança. Ainda não conseguem entender COMO é possível fazer dinheiro com isto. Algumas pérolas que já escutei foram:

“Ah, estão dando de graça agora, mas vão cobrar depois”
“Por que eu devo abrir o meu código ou participar no desenvolvimento de algo aberto se não ganho nada com isto?”

O comportamento que observo ainda é muito mais parasitário do que simbiótico. As pessoas se preocupam muito mais em simplesmente utilizar algo que já está pronto do que dar a sua contribuição. Código aberto ainda é visto como COMPONENTE GRATUITO, ESTA é a verdade.

Ô pessoal, ninguém leu a parte da IDC? Eles estão falando da Open Source Community, uma comunidade de desenvolvedores, não de usuários. Que por sinal tem boas contribuições como o Javali, Mono, JCompany (que por sinal é livre, mas não é free).

E, acho que a grande maioria dos usuários do software livre no mundo (e não só no Brasil), está interessada em software gratuito.

Também já se sabe há muito tempo que embora o custo para a aquisição de um software seja zero, ele está longe de ser gratuito. Existe a necessidade de estudar e entender o software, bugs, certificações… todos custos que estão longe de serem “de graça” (quem aqui já pagou por um voucher?).

O fato é que o número é, sim, bastante expressivo. E sugiro para quem ainda não se informou sobre o termo BRIC que o faça. O mercado é realmente muito bom e não está sendo despertado somente por indústrias de software gratuito (aliás, quantos softwares pagos portados para PT/Br vocês conhecem?)

Acho que uma visão cética sobre o país não leva a nada.
O Brasil tem enorme potencial, e as matérias são um reconhecimento disso.

Comunidade de desenvolvedores de software livre? No Brasil? Cê tá de brincadeira né?

Do jeito que está sendo colocado aqui, parece que o Brasil nunca contribui em nada para o open source. Aqui mesmo no guj existem diversas pessoas que trabalham em projetos open source. Não conheço muito de distribuições linux, mas só o Brasil já criou 23 dist. Isso já não é colaborar? Frameworks web como o vraptor, j2ee spider mentawai, etc. são opensources, feitos por brasileiros (e com a ajuda de estrangeiros também em alguns casos). Fora as pessoas que trabalham escrevendo artigos, gerando documentação, participando de foruns e tudo mais. Também é colaborar, e muito na minha opinião.

Acho que esse pensamento já saiu de moda, e o povo já entendeu há muito tempo as vantagens de trabalhar em um projeto de código livre.

Abraço!

É, a situação está melhorando, não estou querendo dizer que não haja produção de software livre no país (eu mesmo tenho alguns projetos e participo de outros), mas sim que a grande maioria dos desenvolvedores não contribuem, e apresentam o comportamento que descrevi no meu primeiro post.

Um bom exemplo disto foi o fim do Kurumim. Segundo seu criador, acabou justamente por não ter contribuições da comunidade brasileira.

A coisa vai melhorar? Vai, porque código livre e aberto é o futuro (eu diria que já é inclusive o presente) (não resta dúvidas de que o modelo fechado e proprietário está moribundo), porém a maior parte dos desenvovedores daqui ainda vai levar um bom tempo pra assimilar o conceito.

Se para cada 10 pessoas que criticassem, 1 colaborasse, o Brasil seria uma potência de projetos open-source. Pegue aqui no GUJ, faça uma busca e veja qual iniciativa de projeto open-source foi bem recebida aqui: Neo, Miocc, Angra, Mentawai, aquele do ministério público que eu esqueci o nome, j2ee spider, etc e tal. O negócio é vc converter críticas em incentivo, mas nem sempre isso funciona.

Falando em colaborar, há uma oportunidade aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/82857.java

[quote=saoj]
Se para cada 10 pessoas que criticassem, 1 colaborasse, o Brasil seria uma potência de projetos open-source.[/quote]

Concordo em gênero, número e grau.

(aliás, que legal você ter citado o miocc! :slight_smile: )

Profissionalmente, eu pelo menos estou apostando TUDO em open source (vide o miocc, a criação do Grails Brasil e outras novidades que pretendo mostrar até o final do ano).

Olá

Porque notícia com título em inglês?

[]s
Luca

++

[quote=Maurício Linhares]O Brasil é um dos grandes sugadores do Open Source, isso sim. O público brasileiro não está afim de código livre, está afim de código gratuito, o que é bem diferente.
[/quote]

Nunca concordei tanto com uma opinião.

VELO

Só lembrando que com software não open-source também tem tudo isto, a diferença ta no custo da aquisição e depois customização a medida :stuck_out_tongue:

A realidade é que projetos open-source feitos por brasileiros para brasileiros não vinga, nunca! Vários exemplos, kurumin como ja citado…

Se for fazer um projeto open-source focando o público alvo brasileiro, pode esquecer q o retorno vai ser decepcionante, projetos para ter sucesso tem q focar o internacional, q quem vai colaborar e ajudar esta fora do território nacional na grande maioria das vezes.

O Lua é uma grande realidade disto, é feita por brasileiros e quem usa? Os gringo claro… vários jogos que todo mundo conhece tem Lua por trás, e os caras lá fora sabem tirar potêncial e no Brasil nem por isso…

Já foi citado exemplos de projetos em Java, q acho q tem algum sucesso graças a comunidade internacional… que se depender do pessoal brasileiro, a coisa não vai, até penso q existe um certo preconceito, que o que se faz fora é q é bom…

Como sempre estamos correndo atrás…Sofremos de uma Sindrome da Tartaruga!!

Nao sei se eu concordo com essa generalizacao, Mauricio. Primeiro, pq ela eh nacionalista: o “publico brasileiro” do Rio Grande do Sul nao eh o mesmo “publico brasileiro” do Piaui. Seja mais especifico se for falar um lance desses :wink:

Tem muito software opensource com brasileiros trabalhando, como ja enumeraram nessa thread. Mas existe tambem uma diferenca grande entre “projetos opensource com brasileiros trabalhando” e “projetos opensource brasileiros”: eh preciso lembrar que pt_BR nao eh la a lingua mais falada na internet e que, enquanto diversos projetos tem apenas funcao local (como o br-utils, que faz o que tem que fazer sem querer ser o proximo Linux), outros mais genericos teriam se popularizado melhor com mais comunicacao de qualidade em ingles.

A raiz do problema, pelo menos na minha opinião, está no comportamento que observo: ao invés de ser algo simbiótico, ou seja, algo no qual ambas as partes contribuam para o desenvolvimento e sobrevivência do projeto, o que observo (com excessões, é óbvio) é um comportamento parasítico, ou seja, uma enorme maioria que simplesmente usa o software, reclama dos defeitos mas não contribui com nada.

Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo. O que tem de ser feito é lutar contra o problema. Enfiar guela abaixo a maneira correta de se trabalhar, não desistir e continuar insistindo, mesmo porque, o caminho daqui pra frente É software aberto. Por mais que a nossa comunidade “aberta” cheire mal, o governo DE FATO está investindo em código aberto. Não há como negar este fato.

Na minha opinião, a atitude correta a se tomar deve ser: “ok. os desenvolvedores estão simplesmente parasitando código aberto. O que eu posso fazer para convencê-los de que contribuir para estes projetos possa ser proveitoso para ambos os lados? Como eu posso mostrar a estas pessoas que, ao passarem algumas horas contribuindo para um projeto, elas estão ganhando alguma coisa com isto?”

PS:
“reclamar de defeitos” pode ser visto como uma contribuição, sem dúvidas (é o trabalho de um tester), porém não é este tipo de reclamação que estou dizendo. São reclamações vagas, que se resumem bem em diálogos do tipo:

• Encontrei um defeito no seu software. (reparem no “no seu”, já começa errado)
  • Ah é? Bacana, aonde?
  • Ele não funciona.

Sério. JURO que já passei por isto diversas vezes e, detalhe: na maior parte das vezes, recebo este feedback de DESENVOLVEDORES!

Usuarios reclamam de defeitos. Isso eh feedback, e eh extremamente saudavel, nao parasitico. O problema eh que a qualidade do feedback varia, e nao eh pouco: de “eh um lixo” a “faltou um null check na linha 183, tou anexando um patch”. Se todo mundo soubesse se comunicar perfeitamente, a sua critica ate seria valida, mas eu nao vejo isso acontecendo num futuro la muito proximo, e acreditar na melhoria do feedback recebido por usuarios de um projeto ou produto sem ativamente buscar algo que faca essa melhoria acontecer so tem um nome: burrice.

Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!
Somos apenas mercado consumidor e não produtor.

[quote=ORB_de_Souza][quote=kicolobo]
Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo.

[/quote]
Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!
Somos apenas mercado consumidor e não produtor.[/quote]

Isso depente muito do mercado. Não dá pra generalizar tudo. Só pra citar algumas coisas aqui:

:arrow: Somos os melhores em Perfuração de Petróleo em águas profundas
:arrow: Em exportação de carne, soja, café, somos os primeiros em quase todas
:arrow: Sem comentários para área agropecuária. Só a Europa consome 40% dos nossos produtos, fora EUA, Japão, China…

Produzimos e muito!

Além disso, temos um PIB muito superior a países europeus, como Espanha por exemplo. Não vamos denegrir a imagem do País desse jeito, estamos melhorando muito em diversos aspectos.

Com relação ao Lua, o exemplo diz extamente o contrário. Os “parasitas” são os gringos e não os brasileiros, que criaram a linguagem :slight_smile: Só uma brincadeira pra descontrair.

Acho que para qualquer coisa ir para frente, não pode ser fechada a um lugar só, não é questão de investir/focar só no Brasil, principalmente quando se fala em software.

Abraço!

E você vê vantagens em ter o Brasil como “potência agro-pecuária”?

Sim! Gera muito emprego e grana. Tecnologias como biodiesel, trangênicos (bem polemico, eu sei), avanços na área veterinária, enfim, uma série de coisas interessantes que o Brasil está investindo e que dão muito retorno.

O Brasil é muito grande, não podemos pensar que um País vive só de tecnologia :slight_smile: Mas é algo que também merece muito o apoio do governo, incentivos e tudo mais. Não vejo o governo fazendo quase nada pra isso, infelizmente.