Is Brazil guilty of open source Java?

Usuarios reclamam de defeitos. Isso eh feedback, e eh extremamente saudavel, nao parasitico. O problema eh que a qualidade do feedback varia, e nao eh pouco: de “eh um lixo” a “faltou um null check na linha 183, tou anexando um patch”. Se todo mundo soubesse se comunicar perfeitamente, a sua critica ate seria valida, mas eu nao vejo isso acontecendo num futuro la muito proximo, e acreditar na melhoria do feedback recebido por usuarios de um projeto ou produto sem ativamente buscar algo que faca essa melhoria acontecer so tem um nome: burrice.[/quote]

Você leu o PS deste post? Melhor ainda: leu o post INTEIRO?

[quote=ORB_de_Souza][quote=kicolobo]
Agora, comportamento do tipo: “é… estamos sempre atrás… somos atrasados… somos uma porcaria…”, sinceramente, é o fim da picada também, pois é conformismo.

[/quote]
Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!
Somos apenas mercado consumidor e não produtor.[/quote]

Parabéns, sua resposta ilustra muito bem o comportamento que considero problemático :wink:

Precisa dizer mais alguma coisa? Aceitar a “realidade” [quote=ORB_de_Souza]Não acho que seja conformismo e sim realidade[/quote] e ficar por aí mesmo?
Isto tem um nome: conformismo. Você está se conformando com a situação. Não há definição melhor.

[quote=cassio][quote=glaucioguerra]
Em exportação de carne, soja, café, somos os primeiros em quase todas
Sem comentários para área agropecuária. Só a Europa consome 40% dos nossos produtos, fora EUA, Japão, China…
[/quote]

E você vê vantagens em ter o Brasil como “potência agro-pecuária”?
[/quote]

Só pra te lembrar um negócio: agro-pecuária = tecnologia também :wink:

[quote=kicolobo][quote=cassio][quote=glaucioguerra]
Em exportação de carne, soja, café, somos os primeiros em quase todas
Sem comentários para área agropecuária. Só a Europa consome 40% dos nossos produtos, fora EUA, Japão, China…
[/quote]

E você vê vantagens em ter o Brasil como “potência agro-pecuária”?
[/quote]

Só pra te lembrar um negócio: agro-pecuária = tecnologia também ;)[/quote]

Bem lembrado! Pura verdade.

Usuarios reclamam de defeitos. Isso eh feedback, e eh extremamente saudavel, nao parasitico. O problema eh que a qualidade do feedback varia, e nao eh pouco: de “eh um lixo” a “faltou um null check na linha 183, tou anexando um patch”. Se todo mundo soubesse se comunicar perfeitamente, a sua critica ate seria valida, mas eu nao vejo isso acontecendo num futuro la muito proximo, e acreditar na melhoria do feedback recebido por usuarios de um projeto ou produto sem ativamente buscar algo que faca essa melhoria acontecer so tem um nome: burrice.[/quote]

Você leu o PS deste post? Melhor ainda: leu o post INTEIRO?[/quote]

Sim. E?

Não podemos ser injustos, e esquecer que no Brasil tem muita gente localizando software.

No Ubuntu por exemplo, a tradução para o português brasileiro é uma das mais eficientes. E tudo feito por brasileiros, que doam seu tempo para o software livre.

O pessoal fala muita besteira! Talvez se pesquisassem mais, não sairia tantas coisas infundadas no GUJ.

Vale a pena visitar:

www.ibge.gov.br
www.ipea.gov.br

[quote=ORB_de_Souza]
Não acho que seja conformismo e sim a realidade(tirando o trecho que diz "somos uma porcaria’’).Somos um país pouco empreendedor e com uma produção técnico/científica pífia!
Somos apenas mercado consumidor e não produtor.[/quote]

Só para provar o que disse acima:

[quote=felipeguerra]O pessoal fala muita besteira! Talvez se pesquisassem mais, não sairia tantas coisas infundadas no GUJ.

Vale a pena visitar:

www.ibge.gov.br
www.ipea.gov.br[/quote]

Tinha até me esquecido do ipea, tem um livro muito bom lá que fala sobre tecnologia, exportação e emprego: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/Cap%201.pdf. Tá ai a dica.

Abraço!

Você leu o PS deste post? Melhor ainda: leu o post INTEIRO?[/quote]

Sim. E?[/quote]

Basicamente porque você simplesmente repetiu o que está escrito nele :wink:

[quote]
2003: Percepção de novas oportunidades aumenta empreendedorismo no Brasil
A pesquisa GEM mede o empreendedorismo em 31 países de todos os continentes, e tem mostrado que o Brasil se destaca entre os dez primeiros países empreendedores do mundo.

Em 2000 primeira colocação
Em 2001 caiu para a 5ª
Em 2002 caiu para 7ª
Em 2003 subiu para 6º lugar

Fonte: www.ct.unicamp.br/incamp [/quote]

Acho que faltou um complemento para essa notícia : http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/imprescindivel/dia/gd141102.htm
que diz que o empreendedorismo no país se dá basicamente por nescessidade e não por oportunidade,o que reforça a idéia de consumo!

Não é conformismo,só não gosto de tapar o sol com a peneira.
Além do mais,essa avaliação permite que possamos melhorar cada vez mais em vez de se iludir e achar que está tudo bem!!

Lembrando que cada vez que alguem fala mal dos brasileiros está falando no espelho! :smiley:

Chamar políticos de corruptos não é a mesma coisas que falar que TODOS os políticos são corruptos…

Isso é apenas uma generalização…

Alias, em todos posts que li o pessoal procurou falar que existem exceções… até foram sitadas…

Agora, na média, a comunidade opensource.com.br tem um comportamento parasítico.

Existem contribuidores de sucesso, projetos de sucesso, exceções.

VELO

Vejo aqui opiniões complicadas.

Não esqueçam que estamos morando(sobrevivendo) em um país de 3º mundo(na verdade ta mais pra 5º mundo).

Como vai se querer que uma pessoa fique contribuindo, ou seja trabalhando de graça, em um país como o nosso?

Pessoas que moram em países de 1º mundo tem toda a tranquilidade de fazê-lo, vida calma e tranquila, sem nunca ter problemas com grana, etc…

Morar nesse país é ser um herói.

Uma das maiores manifestações de parasitismo explícito que eu já vi foi num Sun Tech Days, quando dezenas de pessoas se estapearam p/ assinar um formulário de contribuição p/ tradução do JDK em português em troca de uma mísera camiseta (isso p/ aqueles que tiveram o trabalho de ler antes de assinar, e concluir que estavam manifestando o interesse em contribuir na tradução).

Eu fiquei olhando só de longe, e curiosamente a multidão se dissipou assim que acabaram as camisetas…

Isso ainda gerou um comentário ingênuo com relação ao “interesse” dos brasileiros no blog de um dos caras da Sun:

http://weblogs.java.net/blog/brinkley/archive/2006/04/brazilian_portu.html

Pergunta idiota…

Essa tradução saiu do papel?

VELO

wmitsuda, o portugues foi por muito tempo o projeto de traducao com mais contribuicoes, hoje so perde para o japones e chines.

Acredito que hoje o projeto se encontra estagnado pq eu parei de traduzir faz tempo (~2006) e continuo sendo o melhor, com 458 traducoes. :stuck_out_tongue:

[quote=cmoscoso]wmitsuda, o portugues foi por muito tempo o projeto de traducao com mais contribuicoes, hoje so perde para o japones e chines.

Acredito que hoje o projeto se encontra estagnado pq eu parei de traduzir faz tempo (~2006) e continuo sendo o melhor, com 458 traducoes. :stuck_out_tongue: [/quote]

Bom, parabéns por não ter vendido sua alma apenas por uma camiseta :). Mas pela página que vc postou, o projeto está bem longe de ser considerado um sucesso, né? É ±5% do que foi traduzido p/ japonês…

Lembrando que a auto crítica ajuda na evolução :smiley:

Eu falei que parece estagnado mas veja, uma pessoa apenas fez toda a traducao para japones e chines. Em contribuições individuais o Brasil ainda é o primeiro!