Is Brazil guilty of open source Java?

Pessoal,

Pra que essa discussão?

Vamos lá…

Suponha que os brasileiros sejam uns sanguessugas que apenas usam software livre e não desenvolvam nada. mmmm… Ótimo! Só isso já ajuda o software livre pacas! Aumentando a base instalada de usuários, o Brasil ajuda um monte. Pense bem: para que serve o telefone se só você usa!? E se o Brasil inteiro utilizar!? (efeito meltcafe). Pra que serve um sistema operacional que não tem nenhum programa que rode nele? E o Brasil todo resolver programar para esse sistema operacional? (lock-in). E assim por diante…

[quote=rodrigousp]Pessoal,

Pra que essa discussão?

Vamos lá…

Suponha que os brasileiros sejam uns sanguessugas que apenas usam software livre e não desenvolvam nada. mmmm… Ótimo! Só isso já ajuda o software livre pacas! Aumentando a base instalada de usuários, o Brasil ajuda um monte. Pense bem: para que serve o telefone se só você usa!? E se o Brasil inteiro utilizar!? (efeito meltcafe). Pra que serve um sistema operacional que não tem nenhum programa que rode nele? E o Brasil todo resolver programar para esse sistema operacional? (lock-in). E assim por diante…
[/quote]

É verdade! Sabe, de repente, você mudou minha opinião. Sério! Nunca havia pensado por este lado e, você está certo!
Acredito que no meu caso seja realemente frustração por não ver tantos brasileiros participando dos projetos ativamente, mas se formos pensar por este lado, do lado de quem usa, nem sei se realmente posso usar o termo parasita.

PS: eu adoro estas discussões! :slight_smile:

Quantos linux temos?
Quantos windows pirata?

Hehehehehe, usar ajuda no caso do SO… mas banco de dados por exemplo…

Ter um monte de gente usando não significa que ele vai pra frente…

Eu ainda não vejo a contribuição da comunidade open source brasileira com um saldo positivo.

Outro problema que eu vejo. As empresas. Não sei como é no Brasil a fora. Mas aqui, primeiro a gente procura algo OpenSource depois pensa em fazer a gente mesmo.

As vezes o OS é quase o que você qr, mas vc precisa de algumas evoluções.

A gente baixa o fonte, evolui, corrigi bugs, implementa novas features… e claro, como uma boa relação simbiótica a gente NÃO libera esses patches para o projeto.

Em alguns casos não faz sentido liberar patches, mas em vários faria, mas a empresa simplesmente não deixa.

Já temos alguns casos que a gente fez coisas, fez coisas, fez coisas e em nada ajudamos o projeto OS. Daí o projeto lança uma feature nova lá vai a gente se matar pra fazer um merge pra pegar essa feature…

Mole?

VELO

Sinceramente?

Eu gostaria muito de poder acreditar que a comunidade de desenvolvimento está realmente preocupada com o software livre.

De qualquer forma, a minha parte eu estou fazendo, escrevendo tutoriais, mandando patches pra projetos e participando de comunidades como o GUJ e o PBJUG, mas eu ainda acho que estamos muito longe de poder comemorar ou achar que “é bom”.

Eu acho que ainda estamos longe do “é fraco/pequeno/insuficiente”…

Precisamos ainda chegar ao ponto de poder dizer que temos uma pequena comunidade ativa… hoje ela é minúscula, a comunidade OS brasileira não conseguiria sustentar, nem de perto, a imensa massa de pessoas/empresas que querem código de graça.

VELO

Não concordo de jeito nenhum.
Se tem um monte de gente usando um banco de dados por exemplo, significa que tem um monte de usuários habituados com esse banco de dados. Um monte de gente que já tem um certo treinamento. Que tem um monte de gente para tirar suas dúvidas. Que vai ser fácil contratar um cara que conheça esse banco. Que o software terá mais valor… porque tem um monte de gente usando.

Se a comunidade brasileira simplesmente informar aos desenvolvedores que um botão ficaria mais bonito azul do que vermelho, isso já seria uma contribuição. Mas o efeito de uso é muito mais relevante. Isso permite que pessoas como eu e você trabalhem numa certa plataforma… sem precisar beijar as mãos dos criadores. Mais ou menos assim: qualquer um pode ser consultor Linux, mas quem pode ser consultor SAP ??? Onde está a documentação do Abap? Como eu posso mexer num SAP?

É o preço que se paga por não comitar o patche ! Muito justo… e espero que seja bem salgado para incentivar a publicação :wink:

VELO[/quote]

O problema que a comunidade verde amarelo se limita a falar que a tela é feia e PONTO.

Já vi vários casos onde o cara tem dificuldade, precisa de ajuda, mas não quer nem explicar o problema. Tipo, OS é trabalho voluntário, é um favor que alguem tá te fazendo. Se você quer ajuda tem que saber pedir, lembra do gênio do guaraná?

:thumbup: :thumbup: :thumbup:
A única coisa ruim é você querer ajudar, não poder, e ainda ter de trabalhar horas a fio, mas concordo com você.

VELO

[quote] Tipo, OS é trabalho voluntário, é um favor que alguem tá te fazendo. Se você quer ajuda tem que saber pedir, lembra do gênio do guaraná?
[/quote]
Aqui está uma fonte do problema. As pessoas tem de acordar para o fato de OS não é trabalho voluntário, mas sim trabalho lucrativo, mesmo que indiretamente.

A partir do momento em que esta visão mudar, acredito que as coisas começam a engrenar por aqui. Afinal de contas, basta ter alguém fazendo dinheiro para que outros 10 também queiram :slight_smile:

[quote=Maurício Linhares]Sinceramente?

Eu gostaria muito de poder acreditar que a comunidade de desenvolvimento está realmente preocupada com o software livre.

De qualquer forma, a minha parte eu estou fazendo, escrevendo tutoriais, mandando patches pra projetos e participando de comunidades como o GUJ e o PBJUG, mas eu ainda acho que estamos muito longe de poder comemorar ou achar que “é bom”.[/quote]

Perfeito.

Brasileiro é expert em se achar o melhor. É o melhor no futebol, nas muié, praias, bla bla bla… enfim, brasileiro é melhor em tudo.

A maioria sabe muito bem com criticar, falar mal, etc… posso até me colocar nessa leva, apesar de eu me “policiar” quando o assunto trata-se de uma críticar à alguem ou alguma coisa, para que minha crítica não se torne uma “ofensa”.

Pra muitos falar mal é mais fácil, basta ter aquele ar superioridade, com uma pontinha de arrogância e pronto temos um crítico em potencial.

Nessa, surge um cara qualquer por ai, inventando, criando, etc… pra muitos seria um mané… oxi QUEM ESSE CARA PENSA QUE É ? (e não estou falando de Lula). Os " críticos destrutivo " eu já muito muito aqui no GUJ e penso, meu bother e se esses bixos vivessem na época do Copérnico “putz”.

“Galileu foi processado porque ele defendia que a Terra era redonda como disse Copérnico.”

Todos ouviram falar de Galileu, Copórnico, entre outros e vão continuar falando dessas, faz parte do “teoria existencial” que todos nós participamos.

Os críticos perecerão!!! E ninguém se lembrará deles a não ser como os “Os criticos da época… WHO ???”.

Deixa algo para que as pessoas possam usufruir é algo muito importante, seja considerado bom ou ruim, é importante.

Parabéns aos que têm essa coragem? Pq se fosse fácil criar né críticos, vcs tavam lá?

[EDITADO]
Maurício parabéns pelo seu post, show de bola cara, concordo com vc em gênero, número e grau. Claro que temos exceções eu não generalizo e tenho certeza que não tenha sido esta sua intenção.

Parabéns.

Aos críticos destrutivos. Deixa eu pensar :roll: … Nã… vou perder meu tempo =D

[quote=kicolobo]Algumas pérolas que já escutei foram:

“Ah, estão dando de graça agora, mas vão cobrar depois”
“Por que eu devo abrir o meu código ou participar no desenvolvimento de algo aberto se não ganho nada com isto?”
[/quote]

Engraçado que eu ja escutei alguem falando quando achou um bug em projeto Open Source:

“Não vou fazer report não porque eu ja sei como arrumar e só a minha empresa vai ter a correção por enquanto.”

Felizmente não era onde eu trabalhava.

Eu acho que o povo brasileiro tem muito potencial. Tudo que leva a serio e quer realmente fazer fica muito bom e até melhor do que se fosse feito por gringos…
Com certeza todo mundo já viu um exemplo disso e alguns já foram falados nesse tópico.

Mas ao mesmo tempo acho que o brasileiro não tem cultura de vestir a camisa e ajudar ou criar um projeto open source.
Já aconteceu várias vezes deu conversar com alguém sobre desenvolvimento de software e a pessoa me achar louco porque eu faço um projeto open source e não ganho dinheiro $$ com isso.

Acho que isso tem a ver com cultura…, q aos poucos tem que mudar e espero que esteja mudando.

Uma outra coisa que pesa muito na vontade do povo em ajudar é a divulgação, marketing, documentação e o boca a boca (ver outra pessoa usando ou falando do projeto motiva outras).
Falo isso porque até hoje eu estava / estou insatisfeito com a visão que eu passo desse projeto: J2EE Spider. Por isso eu mudei o site todo:
http://www.j2eespider.org
Esse novo site vai ser mais divulgado na próxima versão do projeto…, agora eu consegui explicar melhor algumas coisas, porque o site antigo não dizia nada :stuck_out_tongue:

Então acho que isso interfere muito também… Saber passar o que é o projeto… E eu ainda não consegui transmitir o que eu queria… Mas como eu estou fazendo sozinho, aos poucos vou ajeitando…

p.s: sobre o ‘louco’…, para as pessoas que eu sento pessoalmente e mostro a ferramenta funcionando, ai que me chamam de mais louco ainda, porque acham fantástico e que eu deveria cobrar por aquilo em vez de deixar usar de graça…

Nao acho que Oracle e Sybase no Brasil sofram muito com pirataria :wink:

Ainda mais com o Oracle Express :slight_smile: