fala galera, entao to com um poco de duvida em relacao a iterator, ele eh uma classe ou uma interface, para que serve??? to muito confuso
Iterator
6 Respostas
1º isso responde tua pergunta ?
Leia a documentação da classe aqui java.util.Iterator
2º Bem vindo
3º Por favor, antes de perguntar novamente , leia este topico: http://www.guj.com.br/posts/list/15477.java
vlwssssss velho…entao …eu ja to pesquisando eh q eu estou pesquisando sobre Collections, entao me apareceu isso e eu nao intendi muito bem, entao foi melhor eu pergunta ,do q me perde em outra pesquisa …
isso foi uma materia do meu curso de java, estudo a apenas 4 meses, eu tive um intensivao de java entao tenho q lembrar alguns detalhes…
vlws…falowwwwwwwwwww…espero poder ajudar esse forum com algum conhecimento q eu tenha
Para entender melhor, olhe a definição do pattern Iterator. Aí vc vai entender pq essa interface existe e é mto útil, ainda mais pela variedade de implementações de collections que existe em Java!
Iterator, como o próprio nome já diz, serve para iterar/percorrer uma collection sequencialmente, um iterator sabe se tem mais elementos após o objeto atual e também qual é este objeto. Na implementação do java (diferentemente do que eu aprendi na faculdade) também permite remover objeto atual.
Da interfaceeee!!! 
Complementando… se estiver trabalhando com List, pode ser uma boa usar a subinterface de Iterator: ListIterator… Além de poder “ir e voltar”, ele permite fazer um replace do objeto, e o mais util de tudo… ele te mostra o indice do prox ou do anterior
(coisa q o java.util.Iterator nao pode fazer por ser generico e utilizado por todas as impl. das colletions).