iText e iReport

8 respostas
M

Boas. Eu tenho uma tabela que preciso de guardar em PDF e por isso comecei a usar o iText mas uma coisa que nao sei fazer é como mandar a tabela com dados da BD em pdf, apenas sei criar as células e colunas no codigo e preenchê-las e depois carregar no botão para guardar. Por isso comecei a pesquisar o iReport que diziam que era muito bom também mas tenho uma duvida, para fazer os relatorios é preciso ter o programa instalado , se eu mudar o projeto para um PC que nao tenha o programa ele, vai-me fazer os relatórios em PDF à mesma??

8 Respostas

drsmachado

Para fazer os relatórios com o iReport você precisa de um arquivo jrxml e um compilador, que irá ler o jrxml e a partir dele gerar um arquivo .jasper.
Isso não depende da IDE do iReport, mas, dos jars que acompanham o mesmo e que, obrigatoriamente, deverão ser colocados no build path da aplicação que será desenvolvida.

M

entao com o iReport, desde que tenha os .jars necessarios na aplicacao ele faz-me sempre os relatorios independentemente do PC em que estiver certo?

drsmachado

Sim.
A IDE do iReport é apenas um auxílio visual para criar o jrxml e, ele também permite que você compile e gere o arquivo jasper.

M

entao o arquivo jrxml que está falando tenho tambem que meter na pasta do projeto para quando carregar no botao virar para esse formato. O jrxml onde estão os parametros da procura que quero??

drsmachado

Não, não.
O que eu quero dizer é o seguinte. Se você já criou a aplicação toda e irá apenas disponibilizar a mesma em outros computadores, poderá fazer sem problemas, caso ele esteja rodando no que utiliza para desenvolver (lógico, me refiro ao fato de já ter criado o .jar do projeto e tê-lo testado). Só haverá necessidade do jrxml caso seja necessário alterar o relatório. Se essa necessidade não existir, está tudo de acordo.

M

Eu ainda estou a desenvolver o projeto, ja nas partes finais, onde carrego no botão para fazer os relatorios. No meu caso eu tenho 3 relatórios com coisas distintas, entao tenho que fazer 3 arquivos jrxml para cada um deles para depois mais tarde quando tornar o meu projeto num .jar ele saber o que fazer?? Peço desculpa se estou a parecer “burro”.

W

sim sim quando você for compilar o seu projeto vai da tudo certo, não se esqueça de criar um .jasper para seus pdf é muito mas rápido ok.

drsmachado

“Quem pergunta é ignorante por cinco minutos. Quem não pergunta é ignorante a vida toda”.
Nenhuma pergunta é tola ou sinal de burrice. Ela pode ser (e com certeza é) a dúvida de muita gente que sequer tem coragem de perguntar (ou nem sabe como formular uma pergunta).

Criado 24 de abril de 2013
Ultima resposta 24 de abr. de 2013
Respostas 8
Participantes 3