Boas. Eu tenho uma tabela que preciso de guardar em PDF e por isso comecei a usar o iText mas uma coisa que nao sei fazer é como mandar a tabela com dados da BD em pdf, apenas sei criar as células e colunas no codigo e preenchê-las e depois carregar no botão para guardar. Por isso comecei a pesquisar o iReport que diziam que era muito bom também mas tenho uma duvida, para fazer os relatorios é preciso ter o programa instalado , se eu mudar o projeto para um PC que nao tenha o programa ele, vai-me fazer os relatórios em PDF à mesma??
iText e iReport
8 Respostas
Para fazer os relatórios com o iReport você precisa de um arquivo jrxml e um compilador, que irá ler o jrxml e a partir dele gerar um arquivo .jasper.
Isso não depende da IDE do iReport, mas, dos jars que acompanham o mesmo e que, obrigatoriamente, deverão ser colocados no build path da aplicação que será desenvolvida.
entao com o iReport, desde que tenha os .jars necessarios na aplicacao ele faz-me sempre os relatorios independentemente do PC em que estiver certo?
Sim.
A IDE do iReport é apenas um auxílio visual para criar o jrxml e, ele também permite que você compile e gere o arquivo jasper.
entao o arquivo jrxml que está falando tenho tambem que meter na pasta do projeto para quando carregar no botao virar para esse formato. O jrxml onde estão os parametros da procura que quero??
Não, não.
O que eu quero dizer é o seguinte. Se você já criou a aplicação toda e irá apenas disponibilizar a mesma em outros computadores, poderá fazer sem problemas, caso ele esteja rodando no que utiliza para desenvolver (lógico, me refiro ao fato de já ter criado o .jar do projeto e tê-lo testado). Só haverá necessidade do jrxml caso seja necessário alterar o relatório. Se essa necessidade não existir, está tudo de acordo.
Eu ainda estou a desenvolver o projeto, ja nas partes finais, onde carrego no botão para fazer os relatorios. No meu caso eu tenho 3 relatórios com coisas distintas, entao tenho que fazer 3 arquivos jrxml para cada um deles para depois mais tarde quando tornar o meu projeto num .jar ele saber o que fazer?? Peço desculpa se estou a parecer “burro”.
sim sim quando você for compilar o seu projeto vai da tudo certo, não se esqueça de criar um .jasper para seus pdf é muito mas rápido ok.
“Quem pergunta é ignorante por cinco minutos. Quem não pergunta é ignorante a vida toda”.
Nenhuma pergunta é tola ou sinal de burrice. Ela pode ser (e com certeza é) a dúvida de muita gente que sequer tem coragem de perguntar (ou nem sabe como formular uma pergunta).