Ae galera gostaria de um exemplo basico de um insert em qualquer banco de dados utilizando o Jcreator, pois em todos os tutoriais eu so encontro como fazer select, eu queria digitar qualquer coisa em um text field e apertar em um botao cadastrar e ele registrar no banco, por favor alguem me ajude!! nos tutoriais da sun, ele nao ensina a fazer isso… ele utiliza um dropdown list e um componente table, e ta mt complicado de entender…
J creator + banco de dados
3 Respostas
olá, dê uma analisada no código abaixo espere que ajude.
//Método que ativa o botão Salvar inserindo os dados no banco de dados na tabela TBCURSO
public void actionPerformed(ActionEvent evt) {
try{
String sqlinsert = "INSERT INTO TBCURSO(COD_CURSO, DESC_CURSO)VALUES('"+codCurso.getText()+"','"+
descCurso.getText()+"')";
//codCurso e descCurso são TextFields e o .getText() é o metodo que pega o valor que está dentro desse TextField
con_curso.statement.executeUpdate(sqlinsert);//con_curso é meu objeto de conexão ao banco de dados
}catch(SQLException erro){
erro.printStackTrace();
}
}
não esquecer de implementar o seu Button no construtor da classe
...
nomeDoBotao.addActionListener(this);
...e implementar a classe com o ActionListner
import...
public class Cadastro implements ActionListener{
...
cara desculpa, mas é pq eu to começando agora…tipo esse teu codigo ai é pra programação local do java, pq eu to usando o jcreator para web e eu nao encontrei onde colocar esse codigo:
public void actionPerformed(ActionEvent evt) {
try{
String sqlinsert = “INSERT INTO TBCURSO(COD_CURSO, DESC_CURSO)VALUES(’”+codCurso.getText()+"’,’"+
descCurso.getText()+"’)";
//codCurso e descCurso são TextFields e o .getText() é o metodo que pega o valor que está dentro desse TextField
con_curso.statement.executeUpdate(sqlinsert);//con_curso é meu objeto de conexão ao banco de dados
}catch(SQLException erro){
erro.printStackTrace();
}
}
nao tem escrever nenhum codigo pra fazer a conexao com o banco…tipo no j creator eu conseguir fazer a conexao utilizando a palheta servers, ele ta exibindo minhas tabelas nessa janela… mas nao sei como utiliza-la na minha pagina, vc pderia me ajudar?
nela eu tenho um label: codigo, um text field: cod e um botao
esse codigo acima eu tenho q colocar dentro do botão?
Eu uso o NetBeans para programar, e Eclipse para aprender. O código q te passei foi feito no eclipse. Eu nunca usei o JCreator.
Mas acredito que da mesma forma que se faz uma select em um botão o mesmo pode ser feito para insert.
Abraço!