J2EE - Curva de Aprendizado!

11 respostas
black_fire

E ai pessoal, como estão?

Já estou desenvolvendo aplicação web em java a algum tempo, e vejo que cada vez mais o mercado está pedindo conhecimento em J2EE.

Gostaria de sabar da galera, três coisas:
:?: Por onde tenho q começar, para implementar pelo menos no básico de j2EE?
:?: É possivel migrar uma aplicação web comum para j2EE e aproveitar as classes utilizadas para regra de negócios? Eu vou perder muita coisa com essa migração?
:?: Alguem por ai conhece o livro: Aprenda J2EE em 21 Dias? É um bom livro?

Valeu galera… um abraço para todos!!! :wink:

11 Respostas

cv1

Ue, voce ja nao conhece Servlets e JSP? Pronto, vc ja conhece 40% da J2EE :slight_smile:

Os outros 60% sao, se nao me esqueco de nada, JNDI, EJB, JTA, JMS e Connectors. E talvez seja mais interessante aprender a mexer com eles isoladamente, pra depois ter a nocao geral de onde tudo se encaixa :slight_smile:

dreamspeaker

Depois que vc aprender EJB vc faz um tutorial e me explica, ok? :smiley:

Ô, coisa chata de aprender… (e, diz a lenda, sem necessidade de usar)

louds

“cv”:
Ue, voce ja nao conhece Servlets e JSP? Pronto, vc ja conhece 40% da J2EE :slight_smile:

Os outros 60% sao, se nao me esqueco de nada, JNDI, EJB, JTA, JMS e Connectors. E talvez seja mais interessante aprender a mexer com eles isoladamente, pra depois ter a nocao geral de onde tudo se encaixa :)

Tem ainda JavaMail e JAF. Hmm, tem tambem JAXP (DOM, SAX, transformations), JAAS e javax.sql; caso contemos as APIs que acabaram na J2SE 1.4…

Porém hoje não da para ir muito longe sem saber outras tecnologias “enterprise” para java, como JMX e JAXP-RPC…

Daniel_Quirino_Olive

Poxa, esqueceram JMX!!

caiofilipini

Não, não:

:smiley:

[]'s

Lelis_el_Quatilas

E ae galera! blz?

Se eu aprender todos esses tópicos por vcs citados eu já programo J2EE, blz! Mas e pra que serve aquele pacote J2EE que baixamos do site Sun? Ele verifica se a programação está nos padrões J2EE ou eu estou viajando?

Luca

Olá

Aquele pacotão contém aplicações de referência sem preocupação com performance mas com o objetivo de provar que as especificações funcionam. Eles dizem que as aplicações de referência são "proof of concept ". Lá também tem alguns utilitários, muitos exemplos e um monte de documentação.

Geralmente quem usa são aqueles que querem testar novas especificações ainda não implementadas fora da Sun.

Na prática ninguém precisa dele para nada. Os conceitos estão melhor explicados em bons livros e há servidores free muito melhores do aqueles do pacote. Mas nada como beber na fonte e se tiver apetite para encarar a documentação dou a maior força.

[]s
Luca

lordExorcist

O livro é realmente muito bom. Estou em um estágio da faculdade aplicando J2EE, e estudo por ele. Embora se chame “Aprenda em 21 dias”, é preciso vários “21 dias” para terminar de usá-lo… :stuck_out_tongue:

Lelis_el_Quatilas

Po, eu tenho até vontade de comprar esse livro. O problema é o aprenda em 21 dias… isso me desanima fácil!!! hahahahahaa, sei lá, não me passa confiança. Mas o livro é bom?? Vale a pena comprar?

lordExorcist

Cara, eu gostei. Não ligue pro título “21 dias”, pois como eu disse, tô levando vários “21 dias” pra estudar…

Olha em:
http://www.pearsonedbrasil.com/all_brand/busqueda/index.cfm?item=book&cbl_id=6843&qry_id=2

http://www.livrosdeprogramacao.com.br/images/[telefone removido].jpg

Lelis_el_Quatilas

Legal! To achando que vou encará-lo… :wink:

valeu!!!

Criado 11 de maio de 2004
Ultima resposta 30 de mai. de 2004
Respostas 11
Participantes 9