Estou a alguns meses estudando Java, agora estou estudando struts.
E tenho algumas dúvidas quanto a certas nomenclaturas… hehehe nao riam de mim.
Se eu desenvolver com JSP de view, Hibernate de Model e Struts de Controller estarei seguindo o modelo MVC. Beleza. Agora, posso usar o EJB no lugar do Hibernate? E isso tudo é é o chamado de J2EE?
O J2EE é o que exatamente? É a plataforma com classes a mais, mais recursos que o J2SE? é um modelo de desenvolvimento?
Acho que estou fazendo tempestade em copo d´agua, mas ainda nao tenho essas ideias direitinho na minha cabeça… e está de certa forma de atrapalhando… hehehe
valeu
Oi
Alex, esta tua pergunta é polemica cara… hehehe… Eu por exemplo, acho que se tu desenvolver qualquer coisa que use, mesmo que seja apenas uma parte da Especificação de J2EE, tua aplicação ja pode ser considerada J2EE. Mas o que seria J2EE??? J2EE é uma especificação de um conjunto de APIs que a Sun mantém junto com o JCP. Essas especificações não são implementações, são documentos, etc, que mostram como as coisas tem que ser, como tem que acontecer etc, então, cada um faz tua implementação, a Sun tem o SDK do J2EE que é mais conhecido por RI do J2EE, tem o JBoss, tem o Tomcat, etc, etc… cada um com uma parte da especificação do J2EE.
Vamos lá pessoal, esta é uma boa pergunta pra discussão. :twisted:
T+
…alguns componentes do J2EE não passam de interfaces, e assinaturas de métodos… bem como o jeve disse mesmo, é uma especificação, onde qualquer um pode implementar, e fazer dinheiro com isso… diferente do .NET q é um produto. :!:
Acho que estou pegando a idéia…
Então poderia chamar a grosso modo, o J2EE de um “como fazer/howto”,
e no caso Struts, Hibernate entre outros como elementos possíveis para esse “como fazer”.
Então digamos que eu esteja montando um currículo, se eu souber desenvolver com Struts, Hibernate e JSP, poderei citar o J2EE tb.
Já em vagas de emprego, descrições tipo, “ter conhecimentos em J2EE, Struts, EJB, JSP, blabla, blabla…”, como se fosse uma outra coisa… daí surgindo a dúvida…
Eu acho que J2EE pode ser considerado qualquer aplicação que faça uso de Servlets, JSP e EJB (mais facil ainda… Precisa de web server pra rodar é J2EE). O J2EE engloba APIs que são usadas na web. Nunca vi uma aplicação J2EE que não fosse web. Mas acho que a idéia é essa. Struts e Hibernate são frameworks usados para agilizar o trabalho. Eles possuem classes que fazem os trabalhos repetitivos para que você não necessite ficar reescrevendo sempre os mesmos códigos (como validações por exemplo), alem é claro de tambem especificarem uma maneira de se fazer isso ou aquilo mantendo o padrão.O Struts na verdade é um framework J2EE porque usa e necessita do J2EE internamente. Ja o Hibernate não, pois é um framework voltado a banco de dados e portanto para qualquer tipo de aplicativo java/BD. Mas vale lembrar que existem maneiras e maneiras de se construir um aplicativo e aí é outra questão. Como o MVC por exemplo que não é uma coisa J2EE mas está presente na maioria dos aplicativos feitos para Web. Me corrijam se estiver errado.