J2ee, J2se ou outros, qual escolher?

4 respostas
rsddaros

Boa noite.
Estou iniciando em java, venho de linguagens como Python, Perl, Php…

Por isso preciso da ajuda de vocês para definir qual é a melhor tecnologia que devo utilizar para um sistema NOVO…

Bom o sistema vai ter:
1 - Server que vai utilizar muitos protocolos de rede como SNMP, telnet… etc…, e tambem threads e subprocessos, Conexao com DB e manipulacao de arquivos.
2 - Cliente vai se conectar ao server via rede local ou internet e executar os comandos que forem permitidos

A duvida é a seguinte com qual tecnologia eu conseguiria fazer isso em java, com J2ee ou J2se, estou querendo saber isso para direcionar meus estudos,
Percebi que j2ee é mais voltado para web pelo que tenho visto, por isso antes de eu começar a estudar efetivamente gostaria que alguem me ajudasse a escolher qual é melhor para fazer um sistema deste?

Att
Richard

4 Respostas

rmendes08

Antes de mais nada, os termos J2EE e J2SE estão ultrapassados, o que se usa mesmo é JEE e JSE.

Bem, dizer que JEE é voltado para Web é um equívoco, porque a especificação é muito mais ampla. Na verdade, JEE é um conjunto de especificações para a construção de aplicações corporativas, que compartilham características como:

• são distribuídas
  • precisam de persistência
  • controle de transações
  • concorrência
  • etc.

A JEE nada mais é do que uma espécie de “guia” para a construção dessas aplicações. Assim, o que temos é uma gama de ferramentas que seguem essas especificações.

Por outro lado, qualquer solução JEE é construída tendo como base a JSE. Assim, você vai precisar estudar os dois de qualquer maneira. É claro que você não precisa estudar toda a JSE e toda a JEE (são gigantes);

rsddaros

Então em sua opnião eu deveria utilizar o JEE ja que disse que vou ter que estudar os 2, pois pelo que entendi o JEE contem o JSE e não o contrário, certo?

Com o JSE apenas eu não conseguiria fazer este sistema?

rmendes08

Conseguir você consegue, mas você vai ter que projetar e implementar muita coisa que já está pronta nas soluções JEE.

LPJava

dar uma olhada nos posts abaixo e veja:
http://camilolopes.wordpress.com/2008/04/18/iniciandoqual-livro/
http://blog.camilolopes.com.br/comecar-jse-jee-ou-jme/

flw!

Criado 8 de outubro de 2010
Ultima resposta 9 de out. de 2010
Respostas 4
Participantes 3