J2EE - Para que serve realmente?

Ae galera, eu tenho uma dúvida meio banal… Mas fazer o quê?

O J2EE só é útil no caso de eu usar EJB’s ou tem alguma outra tecnologia que depende do J2EE?

E como saber quando devo usar apenas JSP/SERVLET (e seu vários frameworks) e quando usar EJB’s e toda sua complexidade?
Afinal de contas qual tidpo de aplicação WEB eu não conseguirira fazer apenas usando JSP?

Estranhas essas perguntas, né? Mas fiquei na dúvida.

Se puderem em ajudar,

valeu…

té +

Tudo bom!

EJB na verdade são componentes de negócio distribuídos e, como todo componente, tem como benefício reutilização, organização do código, facilidade de manutenção, etc. Ao contrário do que todos acham, quando utlizamos EJB na verdade simplificamos o desenvolvimento pois os serviços mais complexos tais como, gerenciamento de transações, conexão com a camada de persistência, serviço de nomes, segurança, gerência de conexôes, etc., são oferecidos pelo application server e tudo isso de forma padronizada sendo que o desenvolvedor se preocupa apenas com a lógica dos negócios.
Quanto ao uso, você que deve verificar se há necessidade ou não.
Se tratando de aplicações de porte pequeno ou mesmo médio, com certeza JSP e Servlets irão resolver mas quando se trata de aplicações de grande porte, principalmente sistemas corporativos, onde há necessidade de um sistema robusto, escabilidade, fácil manutenção, com certeza o bom uso de EJB é imprenscindível.

Abraços.

Blz… entendi isso…

Mas se eu não utilizo EJB’s (mais pra frente devo me aprofundar nisso), é necessário ter o J2EE instalado em minha máquina?

Oi feliperod, vc vai precisar do J2EE e do JBoss tb para rodar seus EJBs

:wink:

entendi…

valeu JavaPlayer…