j2ee sdk

4 respostas
M

Pessoal,

Sou novo na área, e comprei o livro “Aprenda J2EE em 21 dias”. Baixei do site da SUN o J2EE 1.4 e já consegui fazer alguns servlets e jsps rodarem beleza. Acontece que no livro, na página 26, diz o seguinte: “Os componentes de software de servidor RI (banco de dados, JNDI, servidor WEB e servidor J2EE) são puramente para desenvolvimento e não são projetados para o uso comercial. A RI do J2EE foi usada para o código mostrado nesse livro, pois ela é gratuita e obedece à especificação J2EE”.

Se eu entendi direito, o J2EE SDK (+ ou - uns 107 MB) não serve pra um ambiente de produção? Se for isso, quais são os componentes que devo instalar para um ambiente de produção?

4 Respostas

J

Tudo bom!

Isso mesmo. O servidor de aplicações (RI) que vem no J2EE SDK serve apenas para desenvolvimento.
Para produção você vai precisar de um servidor de aplicações disponível no mercado (JBoss, ATG Dynamo, Weblogic, Oracle 9i Application Server, etc). Recomendo o JBoss que implementa todos os serviços J2EE, além de ser rápido, estável, já está bem maduro e o melhor de tudo: é gratuito (o único contra é a falta de documentação).
Os servidores de aplicações já vem com todas as bibliotecas para o desenvolvimento de sua aplicação, bastando apenas incluí-las no classpath (não precisando do J2EE SDK).

Abraços.

M

Mas pelo que vi no SDK 1.4, ele tem todas as funcionalidades. O que impediria de que o SDK fosse colocado em produção? Não estou conseguindo entender por que o SDK, que vem com todos os recursos, não pode ser colocado num servidor de produção.

J

Pelo que sei o problema seria a licença do servidor que permite apenas o uso para desenvolvimento e teste. No FAQ sobre J2EE é aconselhado o uso de algum servidor comercial e compatível com a especificação.
Além do mais o RI apenas implementa os padrões da especificação não tendo mais nenhum recurso extra, como clustering, suporte a failover, hot deploy, etc.

Abraços.

D

Opa!

Eu também estou lendo este livro!!! :lol:

Estou estudando JNDI e finalmente consegui entender
assim consegui fazer um Connection Pool com o Tomcat + PostgreSQL

Não é possivel utilizar o Servidor J2EE(RI) por causa da lincença…

A única coisa que te impede de usar isso é a ABS se baixarem na empresa fedel… creiu eu…

Qual quer coisa estamos ai!

Atn.
Dennys Fredericci

Criado 25 de outubro de 2004
Ultima resposta 27 de out. de 2004
Respostas 4
Participantes 3