J2EE x J2SE

ola galera… estou “brincando” com java a algum tempo, mas somente a versao J2SE, para desktop. Estou querendo avançar e começar com J2EE… mas apesar de ja ouvir se falar muito do EE, ainda nao o conheço. Qual a diferença de EE para o SE, somente o acesso a internet??? Gostaria de fazer uma aplicacao desktop onde ao final do dia e fechando-se o caixa, seja enviado para um servidor web o rendimento do dia e relatorios de vendas… isso soh se faz usando EE ou com SE tbm daria???

Nao curto mt JSP e etc, sou + desktop… gostaria que com a experiencia de vcs me desses as diferencas e possibilidades do J2EE em relacao ao J2SE…

grato a todos…

jopss.

Recomendação: http://en.wikipedia.org/wiki/J2EE

Leia este tópico, tente entender o que são “distributed multitier architecture” e depois volte aqui para comentar suas dúvidas :wink:

E, qto à sua aplicação, sim!, é possível usar Java EE neste caso. Mas, para entrar em detalhes, leia os tópicos do Wikipedia :slight_smile:

Olá

De J2EE você só precisa aprender servlets.

Não precisa baixar o pacote JEE. O que você precisa é o servlet-api.jar que com o tomcat instalado a partir do .exe no windows fica em C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\common\lib

Procure ler tutoriais de servlet que pode achar na web e depois leia as especificações de servlet 2.4 no arquivo servlet-2_4-fr-spec.pdf que você pode baixar no site da Sun.

[]s
Luca

J2EE é uma especificação composta por diversas apis, como servlets, ejb, … que devem ser fornecidas pelo servidor de aplicação.

O desenvolvimento continua sendo com o J2SE.

gente desculpa minha insistencia e ignorancia… ja estudei servlets JSP do lado servidor de um portal web… mas nao estou interessado atualmente em JSP ou HTML.

Estes servlets sao somente para desenvolver paginas web??? Se sim nao resolve meu caso, pois estou trabalhando em aplicativos desktop java, sem html e jsp. So nao estou entendendo como realizo a ligacao deste meu aplicativo com o servidor web onde ficara os relatorios diarios da empresa.

Entao, resumindo, J2EE é para o desenvolvimento de aplicacoes que terao acesso a web, ou para outras aplicacoes somente local tbm pode-se usa-lo??? Pois pelo q li, J2EE é uma “agrupamento” de api’s que facilitam o desenvolvimento…

grato denovo…

jopss

Olá

Repito, estude servlets. Você precisará de pelo menos um servlet para receber as requisições HTTP.

Eu não citei JSPs pois conheço muito desenvolvedor bom em JSPs que não sabe nada de servlets.

[]s
Luca