j2ee

Olá,

Gostaria de saber se a versão J2EE 1.4 SDK, roda em um ambiente Windows 98. Caso ela não rode, qual versão eu devo baixar?

Obrigado,
Juliano

Olá

O que vai fazer com o J2EE? Ler a documentação? Usar os servidores de referência? Você até pode usar o Windows 98 para fazer o download, mas não me lembro de muita mais coisa que se pode fazer com este tipo de sistema operacional ainda do milênio passado. Se o que você quer é apenas usar Java então deve baixar o J2SDK1.4.2.

[]s
Luca

Na verdade eu já tenho o J2SDK 1.4.1, porém estou a fim de começar a aprender J2EE, e por isso quero baixar o J2EE 1.4 SDK, para brincar um pouquinho.
Na máquina que pretendo usar, tenho instalado o Windows 98.

Inté+ !
Juliano

É q tudo depende. O J2EE, na verdade é um conjunto de especificações para determinadas tarefas, como páginas web dinâmicas (Servlets e JSP), serviços distribuidos (EJB, JMS etc…), email (JavaMail) etc…, então dependendo do que for usar, o J2EE não eh o mais indicado. Você, na bem da verdade, não aprende J2EE, e sim algum recurso em específico. Tente definir por onde irá começar e então decida o que instalar.

Falow

Vamos supor que você irá começar com JSP, Servlet e JavaBeans, você não irá precisar de todas as API J2EE. Você pode usar o Tomcat por exemplo, e dentro dele já tem as APIs necessárias para essas funções

Aproveitando a oportunidade, gostaria de tirar mais algumas dúvidas.

Sempre gostei do muito de Java, já fiz aplicações nesta linguagem, porém gostaria de aprender mais sobre J2EE especificamente.

Gostaria de desenvolver uma aplicação simples para começar, por exemplo, uma agenda de compromissos, que eu possa acessar remotamente, receber e enviar e-mails. Para isso, o que eu irei precisar ter instalado no meu micro? Imaginando que gostaria de fazer isso, utilizando a tecnologia J2EE.

Obrigado,
Juliano

[quote=“jnmoreno”]Aproveitando a oportunidade, gostaria de tirar mais algumas dúvidas.

Sempre gostei do muito de Java, já fiz aplicações nesta linguagem, porém gostaria de aprender mais sobre J2EE especificamente.

Gostaria de desenvolver uma aplicação simples para começar, por exemplo, uma agenda de compromissos, que eu possa acessar remotamente, receber e enviar e-mails. Para isso, o que eu irei precisar ter instalado no meu micro? Imaginando que gostaria de fazer isso, utilizando a tecnologia J2EE.

Obrigado,
Juliano[/quote]

Supondo que você quer algo simples, usando interface WEB e padrão MVC, você irá precisar além do J2SDK, de um web-container, por exemplo o Tomcat.
Junto com o tomcat, já vem as APIs para você trabalhar com JSP, Servlet.

Então acho que já tenho o que preciso. Só vou ler mais a respeito do padrão MVC. Você pode me passar algumas referências?

Valeu pela força.

Obrigado!
Juliano

[quote=“jnmoreno”]Então acho que já tenho o que preciso. Só vou ler mais a respeito do padrão MVC. Você pode me passar algumas referências?

Valeu pela força.

Obrigado!
Juliano[/quote]

Da uma pesquisada aqui no fórum, pois esses foi um dos tópicos mais discutidos aqui. Mas basicamente MVC é a separação do seu sistema em camadas (Model = Modelo, ou seja, seus Beans por exemplo, View = a parte de visão, JSP/Velocity/Swing, Controller = Onde irá ficar as regras de negócios)

Opa,

Aqui esta um link que reune uma serie de links a respeito do assunto (parte do catalogo EVGD): http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7228

Quanto ao MVC, soh uma correcaozinha: as regras de negocio ficam no Model - o Control serve “apenas” para ligar a View e o Model. :smiley:

Marcio Kuchma

Valeu pela ajuda gente.

Inté+ !
Juliano