J2ME no PALM

Ola Pessoal,

Surgiu um projeto que tenho que descobrir se vai ser viável …

Tenho que desenvolver uma aplicação para PALMOS (virtualmente qq versão) , a aplicação terá um bocado de entrada de dados (a principio simples, apenas numeros e algumas seleções em listas), manipulação básica de bytes e então tenho que conectar a um sistema via cabo para troca de dados …

Dúvidas
:arrow: Qual o tipo de conexão para comunicação permitido no PALM?!? (RS232, USB, etc. etc.)
:arrow: É possível fazer a comunicação com o J2ME?!? (sendo serial eu teria que usar o javacomm? e isso seria possível em um palm com a KVM?)
:arrow: O quanto é prático o desenho da GUI em J2ME?!? (estive vendo e a api para J2ME não tem bibliotecas do Swing e/ou AWT)

Qq ajuda será bem vinda …

Na verdade é para um possível tópico de Trabalho de Graduação … que poderá ser feito em C já que é um ambiente que conheço muito melhor do que o Java mas não teria a graça :slight_smile:

Show, J2ME faz isso numa boa, mas vc precisa de um Palm que rode PalmOS versão 4 ou superior - os anteriores não têm implementação da KVM disponível, se me recordo bem. Mas dê uma conferida, não tenho certeza disso.

As conexões de comunicação dos Palms variam entre USB, Serial (RS232) e infra-vermelho, mas tem alguns palms frescos com bluetooth, cartões de expansao 802.11b, e por aí vai. Mas pode confiar que vai ter um protocolo serial (seja ele USB, RS232 ou infra) disponível, e você vai poder fazer conexões HTTP ou sockets nele através da J2ME.

Quanto às GUIs, a J2ME tem seu próprio toolkit, que é uma baba de usar, mesmo que vc não esteja acostumado a Swing, AWT ou SWT.

HTH!
-cv

aproveitando o o post…

eu vi o artigo sobre J2me aqui do guj e funcionou legal

gostaria de rodar ele emum emulador de PalmOS

puxei o MIDP4PALM
nele tem algunas exemplos, mas quais os comandos pra mim rodar ele?

tem um tal de converte.bat que converte os arquivos .class mas nem consegui usar…

alguem que ja usou o mid4palm poderia me ajudar??

valeu

Nooossaaa … muito obrigado :slight_smile:

Agora só pra complementar … seria possível com um projeto bem feito ter a mesma aplicação rodando no J2ME e tb com J2SE ?!?

Tipo, é aceitável até mesmo a parte do GUI ser diferente, mas todo o resto ser o mesmo código … tem jeito?

Valeu

[]s

Até tem como, mas não dá pra fazer coisas muito elaboradas em J2ME não. A memória dos dispositivos é pequena, então não dá pra esbanjar tanto quanto a gente esbanja nos desktops e servidores. O melhor jeito de trabalhar com “aplicações comerciais” em J2ME (ou seja, apps que acessam bancos de dados mais do que qualquer outra coisa) é fazer da app J2ME apenas um “front-end” para uma outra app, essa sim grande, no server-side.

E quais outras API’s já disponíveis hoje no mercado para eu trabalhar com GUI’s???

Cite alguma por favor.

Olá td bem?

Gostaria de saber se alguém tem alguma solução, projeto, dicas de CRM para desenvolvimento no BlackBerry, por onde eu começar? hoje uso full time ejb3 e jsf.

Obrigado

Ja aproveitando o topico…
Preciso criar um projeto que use um leitor código de barras (ainda nao peguei modelo especifico) com Palm, fiz algumas pesquisas, mas todas elas dizem que com JME não é possivel ou é muito trabalhoso implementar pois existem outras linguagens mais especificas,

Encontrei alguns topicos aqui no GUJ.

http://www.guj.com.br/posts/list/55728.java
http://www.guj.com.br/posts/list/48164.java

Voces ja tiveram que implementar algo parecido ?

Renan