J2ME ou Windows Móbile?

2 respostas
bsmachado

Ola Gujers.

Outro dia assisti uma palestra sobre Conectividade em Rede de Telefonia e vi que o palestrante so falava da Microsoft e da nova plataforma OCS para aplicações móveis.
Agora queria saber a opinião de vocês, melhor é desenvolver J2ME ou usar as ferramentas da Microsoft?
8)

2 Respostas

Andre_Brito

Olha, IMO, a Microsoft tá dando as estratégias dela muito na cara. O CEO da empresa parece estar copiando tudo do Google. Veja bem, a Microsoft se destaca mesmo em fazer Sistemas Operacionais e Compiladores. Isso não é novidade pra ninguém. Agora, de uns tempos pra cá, Steve Ballmer está tentando vender anúncios online, um dos pontos fortes do Google. E agora, depois do Android ter sido lançado, aparece esse negócio de nova plataforma pra Mobile.
Sinceramente, eu não confiaria em uma empresa que está tentando copiar outra. Porém, como a pergunta não é sobre isso, acredito que valha mais e pena J2ME. Por que? Se tiver uma VM no celular, já roda uma renca de coisas feitas em Java. A Microsoft só vai conseguir ganhar essa guerra (de J2ME vs EssePadrãoNovo) se, nos aparelhos que vierem Windows Mobile, somente o OCS se encaixar. Agora, já imaginou a quantidade de pessoas que ficariam com J2ME? Aposto que é muito maior que a desse Novo negócio, porque J2ME ‘se encaixa’ em qualquer lugar que tenha uma VM que suporta Java.
A comparação do Android, por exemplo, é porque é praticamente idêntica: não li nada sobre esse negócio da Microsoft, mas sei que o Android roda com um VM própria (Dalvik) e pelo fato de que o Android advém do Java e do C++ (a parte mais baixa é em C++ e a parte mais alta é em Java).
Enfim, é só mais a humilde opinião de um estudante que nem o ensino superior terminou.

[editado]
Não quero fazer propaganda do Android também (apesar de gostar mesmo daquele treco). O que eu prefiro mesmo, pra Mobile, é J2ME (e depois Android).
[/editado]

marcoswp3x

Windows Mobile é bem fácil. Se você conectar o dispositívo ele já vem com a opção de deploy e tudo mais.
O Visual Studio também tem um bom emulador pra desenvolver aplicações. Outra coisa que acho legal do windows mobile é o Active Sync.
O problema do Windows Mobile é que não roda em qualquer dispositivo.

Se a aplicação requer portabilidade, creio que j2me seja mais aplausível.

Uma outra sugestão é usar j2ee. Com navegadores pra dispositivos móveis cada vez mais robustos, é tranquilo desenvolver uma aplicação pra acessar via web.

Criado 3 de maio de 2008
Ultima resposta 6 de mai. de 2008
Respostas 2
Participantes 3