j2me quero comeÇar... :)

SOU COMPLETAMENTE INICIANTE EM JAVA… SENDO QUE O ÚNICO SEGMENTO QUE ME INTERESSA NO MESMO É O DE ME… PORÉM GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL APREENDER A PROGRAMAR DIRETO PARA MOBILE… TIPO… APRENDER A PROGRAMAR JAVA PELO J2ME … OU TENHO Q PRIMEIRO ENTENDER JAVA E DEPOIS PASSAR PARA A J2ME…

SEPAREI GRANDE MATERIAL E JÁ BAIXEI OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA J2ME… E AGORA… POSSO ME EMPENHAR SABENDO QUE ´POSSIVEL???

seria bem legal, e obviamente mais facil
voce passar por j2se antes de partir para area de mobiles
intender os conceitos primeiramente antes de se especificar
deixa as coisas bem mais facil:)
mas fica a criterio de cada um
se quiser quebrar um pouco mais a cabeça depois td bem
agora se quiser apenas decorrer sobre o assunto acho que ficaria bem mais interessante vc aprender java para desktop antes :slight_smile:
[]s

Kara… é aquela coisa… eu codo em java a um tempinho eu num to codando pra J2ME ainda (to estudando J2EE primeiro)…

O depoimento que eu posso te dar é que aprender como a plataforma funciona começando de um nível mais alto eu num consigu nem imaginar… Mas ai eu num sei de vc…

Mas uma coisa eu tenho que te dizer… Vc pode estar beleza em J2ME mas eu te asseguro que coisas relativas à linguagem e à plataforma básica vc vai sempre ficar na berlinda, sem ter um conhecimento bem estruturado… É sempre bom começar as coisas do jeito certo…

Eu por exemplo estou estudando para a certificação de Programador e estudando um pouco de J2EE, ai depois vou estudar J2ME quando eu já dominar completamente o ambiente servidor (coisa fundamental pra aplicações client-server mobile). Mas se vc quiser fazer só aplicações stand-alone pra mobile pode sair do Java e passar pra J2ME mesmo…

Bom, eu tentei te dar uma dica, mas ai quem sabe é vc…
É possível mas naum recomendado…

Olá William,

seja bem-vindo ao PJ!

Antes de qualquer coisa, o importante é você ter conhecimentos fundamentais sobre programação.
Sobre trabalhar com j2me: não é necessário possuir conhecimentos aprofundados sobre Java, porém isto ajuda muito, principalmente quando se desenvolve aplicações profissionais nesta área. O uso de equipamentos que possuem recursos muito limitados, como os celulares/PALMS/PDAs, requerem dos programadores um tipo de percepção voltada para a economia destes recursos (memória, área de armazenamento, tempo de processamento, etc).

Comecei com Java na criação de Applets e hoje me divirto com a criação de MIDLets para equipamentos móveis.

Uma boa dica (além do google) é o livro Core J2ME!

Um abraço e Boa Sorte!!! :grin:

bom galera valew pelas idéias… com ajuda de vcs decidi fazer o seguinte… vo continuar a me empenhar em ME mas vou também dar umas sabeadas em Java (nd muito profundo) … pesquisar muito e ler muito… galera valew pela recepção … agradeço muito e inté breve

Da uma olhada no Forum de J2ME, o terceiro post tem alguns passos básicos para começar como o J2ME.

Bom, eu não acho que seja muiiito necessário vc saber SE ou EE antes do ME… da pra começar com ele bem tranquilo… e é até mais fáicl… vc não s assusta… a API é pequena, e de fácil compreensão, nada igual ao SE ou EE, pois essas são enormes, a até assustam os iniciantes =)

Buenas!
Abraço!

não acho que J2ME seria uma boa para aprender IO, OO, Exceptions (embora deva ser evitada em J2ME), Threads, etc