J2ME - vale a pena investir?

Queria colocar uma dúvida minha para a comunidade, talvez seja algo para um debate…

Alcancei recentemente a SCWCD e agora estou pensando no que devo investir em seguida.
A SCBCD era bem interessante, porém, como já saiu o EJB 3, pretendo aguardar a prova para esta última versão, pois acredito que não valeria a pena estudar agora para a de EJB 2.
Vou estudar na faculdade neste semestre uma cadeira de J2ME e pensei em estudar a fundo e talvez tentar a certificação, porém, observando algumas tendências de mercado, crescimento de aparelhos celulares e palms com windows, linux e outros sistemas mais robustos, fiquei inseguro quanto ao futuro do J2ME, suspeitando que talvez o próprio J2SE venha a assumir o posto nos aparelhos móveis.

A questão é: Minha insegurança tem fundamento? Ou posso investir na SCMAD sem medo de ficar rapidamente com um certificado inútil?

E quanto à SCBCD, alguém sabe quando sairá a do EJB 3?

Valeu colegas!!

Daniel Adornes
SCJP e SCWCD

Daniel,

existem varias apostas, tem gente que diz que Java não tem futuro, dessa forma, toda certificação Java seria inútil a curto prazo, lógico que essa não é a minha opinião, mas, vamos ao J2ME.

Que os celulares e palms possam comportar processadores potentes e muita memoria logo logo é quase uma certeza, porém, a nessecidade de dispositivos cada vez menores garante que sempre estaremos necessitando de aplicações que consumam menos memoria e processamento.

bem, na minha opinião, manda ver, o J2ME é muito promissor e por muito tempo será util.

[]'s

Valeu pela dica, Rodrigo! Acho que o seu ponto de vista tem bastante sentido!

Sobre o SCBCD, alguém tem alguma previsão de quando terá prova e livros como Head First para a última versão de EJB?

Penso que talvez demore porque o JEE 5 por exemplo ainda não tem prova e muito menos um livro como HFSJ. Mas mesmo assim não acho que possa valer a pena estudar EJB 2 agora.

Daniel Adornes
SCJP e SCWCD

Como tem… :roll:

Já tem a nova versão: http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-091.xml
E também já tem livro em português: http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170695

Pois é, mas sabe… Acho que me apaixonei pela Kathy Sierra, hehe, depois passar na SCWCD pelos estudos do HFJS. Realmente virei “fã de carteirinha” do método Head First e acho que seria bem interessante se tivesse um Head First EJB 3.0! Será que está nos próximos planos deles?

E caso não esteja, sobre este livro em português citado, será que é de boa didática e preparo garantido para a prova SCBCD?

Daniel Adornes
SCJP e SCWCD

É evidente que os livros são excelentes, mas se ainda não tem porque não estudar por outros livros bons também? :roll:

Com certeza, esse livro é muito bom. Também tem a versão em PDF gratuita do livro Mastering Enterprise JavaBeans 3.0

Livro bom! PDF Free! Falou minha língua agora!

Valeu Rafael!

Acho que já dá pra direcionar os estudos agora! :wink:


Daniel Adornes
SCJP e SCWCD

[quote=“Adornes”]Livro bom! PDF Free! Falou minha língua agora!

Valeu Rafael!

Acho que já dá pra direcionar os estudos agora! :wink: [/quote]

Boa sorte! :wink: