Sou iniciante em java, não entendo praticamente nada.
Já li bastante artigos sobre a linguagem e to gostando muito dela, até hoje só programei em delphi, e me parece que as coisas são bem diferentes.
Pelo que eu venho lendo até agora, entendi que o J2SE é o que eu preciso para fazer aplicações desktop.
Se eu quiser fazer aplicações para WEB eu preciso ter o J2EE, estou correto? ou errei em alguma parte?
Não entendi para que exatamente serve o J2RE. E o J2ME me parece que é para os portáteis tipo palm´s e celulares. Por avor me corrijam se não for isso.
Baixei o J2SE 1.4.2, o Eclipse 3.1 e o NetBeans 4.1 consegui instalar todos eles seguindo os passos que estavam em algumas duvidas aqui do forum. Mas li que pra quem não entende muito de Orientação a Objetos, seria bom começar a aprender com um editor comum então baixei o Jcreator, por favor pessoal, me dêem suas sugestões.
Ps: Use o topico Java Basico (Iniciantes) para esses tipos de pergunta
E a Quanto qual programa usar, eu também recomendo o JCreator que é mais simples, e não faz nada digamos sozinho, você deve fazer tudo, o que é muito melhor para apreender.
E enquanto a começar recomendo a leitura do livro Java Como Programar (eu li a 4 edição mais ja tem a 6 que eu não olhei ainda) do Deitel
Boa Sorte e qualquer coisa venha perguntar aqui no Portal
Ai Marcus eu recomendo Gel ide poucos conhece mais e muito bom para iniciantes ele é em português de portugal até agora eu uso ele abaixa ele deste link qualquer duvida é so dar um toque
Então o JRE ele é tudo que você precisa para poder rodar aplicações Java na sua máquina ele possui a JVM(Java Virtual Machine) e o conjunto de bibliotecas que permitem a execução dos softwares feitos em Java, acho que você confundiu o JRE não é uma plataforma de desenvolvimento como J2EE, J2SE, J2ME que você citou lá em cima que estão definidas de forma correta, eles tem uma definição diferente!..
Agora qt ao que você pode usar ao desenvolver já ouviu falar do TextPad?!