Ola galera, blz? Sou novo aqui e no Java… Estou tentando já a algum tempo programar em Java. Fiz umas aulas particulares e aprendi os conceitos de java com o Eclipse… Agora estou tentando partir para Java Web, e não to entendendo NADA, tenho livros como “JAVA PARA WEB COM SERVLETS, JSP E EJ” do Budi Kurniawan e “ENTENDENDO E DOMINANDO JAVA PARA INTERNET” do Oziel Moreira Neto, eles até explicam bem, mas nao detalham nada das configurações do TomCat e etc… Ja baixei umas 1238827 apostilas, e cada uma fala de um jeito, afinal… Como é o conceito da coisa pra programar em Java para Web?
Ja Nao estou entendendo mais NADA
13 Respostas
Cai em um projeto OpenSource é o que você precisa, e ai na produção vai poder ter melhor concepção sobre essa ilha de informação que lhe cerca.
Buenas…
Eu acho que o tutorial j2ee da sun ajuda bastante. Leia com calma e para todos os problemas que você tiver uma pesquisada no google resolve, te garanto.
E tem também uma apostila que agregou muito devido a didática. É a fj-21 da caelum.
Eu estudei muito java no começo, mas comecei a aprender de verdade entrando em projetos reais e resolvendo problemas reais.
Boa sorte em sua jornada jovem gafanhoto.
Cai em um projeto OpenSource é o que você precisa, e ai na produção vai poder ter melhor concepção sobre essa ilha de informação que lhe cerca.
Marcio boa tarde.
Como que é esse esquema de projetos open source??
Digo, como faço para fazer parte de um?
To precisando colocar os meus conceitos de java em pratica, mais para trocar de emprego assim do nada nao vira rsrsr Então tem como participar de projetos sem ganahr nada somente para colocar oque vc sabe em pratica seria isso??
Desculpa as perguntas ai, mais fiquei bastante intereçado rsrsr
abraço t+
Como que é esse esquema de projetos open source??
Digo, como faço para fazer parte de um?To precisando colocar os meus conceitos de java em pratica, mais para trocar de emprego assim do nada nao vira rsrsr Então tem como participar de projetos sem ganahr nada somente para colocar oque vc sabe em pratica seria isso??
abraço t+
Vou me atravessar XD
Para participar de projetos open-source é simples: Baixa o source de algum que você use, ou que te agrade. Os lugares onde você acha projetos abertos são: sourceforge.net, freshmeat.net, codehaus.org entre tantos. Tem tb dois brazucas que estão sempre em evidência aqui no fórum que é o VRaptor e o Mentawai.
Estuda, debuga e entende esse código. Visita a lista de bugs, todo, roadmap. Assina a lista de desenvolvedores, diz que você quer participar e se já tiver algum código pronto, envia patches daquilo que você corrigiu/implemetou …
Tem outras formas de participar como escrevendo/traduzindo documentação, testanto pré-releases (alpha, beta, RC … ) e reportando bugs.
É basicamente isso e não necessariamente nessa mesma ordem. 
Mas como eu vou participar de um projeto Opensource se nao to conseguindo fazer UM BOTAO em java para web… Vou ser de grande ajuda la… rs
Buenas, para java segue os links que te passei.
Mas se teu problema ta na linha do fazer um botão, ai a coisa pendeu para o html e você pode começar pelo básico.
Marcio boa tarde.Como que é esse esquema de projetos open source??
Digo, como faço para fazer parte de um?To precisando colocar os meus conceitos de java em pratica, mais para trocar de emprego assim do nada nao vira rsrsr Então tem como participar de projetos sem ganahr nada somente para colocar oque vc sabe em pratica seria isso??
abraço t+
Eu leio muito, e quando algum artigo FrameWork OpenSource que já foca tendencia e é publicado eu já abaixo sigo os samples e vou testando e fazendo alterações, se eu não entendo alguma coisa vou no google book e abaixo tudo que é obra e vou pesquisando codigo e implementações, mesmo assim se ainda tenho dificuldades vou no youtube e pesquiso algo que foque também o OpenSource e vou garimpando.
Fazer parte de projeto OpenSource e entender n-situações que você possa obter como responsabilidade em um projeto, e isso requer que você se atualize em um core bem maior que simplesmente pensar em algo suplementar que é o código.Você tem que ter uma visão geografica do projeto para se situar como desenvolvedor na sua equipe, Java é um requisito que é ligado com outras features que você trabalhará em paralelo, ou seja em um ambiente framework usando JSF, Hibernate, JPA, o que vier para o dominio envolvido.
Tem que abrir a cabeça mas eu lhe recomendo um curso que lhe dê estratégias para atuar nesse universo ou ir na raça como Hacker mesmo também pode ser e acho que seria o melhor.
Quando você participa de um projeto OpenSource quem lhe contrata espera que você já venha de um PROJETO para ter melhor interpretação de cenário.
É complexo tal conhecimento também é pratica porque cada contexto que você vive em uma empresa não será o mesmo da outra mas não se
preocupe com isso, você deve meter as caras mesmo que não tenha experiencia, procure por esses projetos e encare, você não precisa atuar logo de cara com a implementação pode ir comendo pelas pontas, atuando em requistos e processos para ir mapeando os recurso e entendo o caso de uso de seu cliente, dizer que você vai chegar implementando codigo, EU recomendo você argumentar que conhece bem JUNIT , JMETER e teste de cobertura isso lhe dá tempo para vivenciar o projeto mas deve ter um certo dominio de programação pois geralmente nesses projetos quem testa também pode ter responsabilidade de desenvolvedor.
Boa Sorte, cai pra cima sem medo… a onda é grande vai tomar algumas tombos mas logo voce embala
Eu falo de botao pra ser ignorante…
Mas eu to lendo aquela apostila, do caleum … vamos ver se vai…
Oi,
Não seria mais fácil dizer que Opensource é bacana? Não entendi nada do texto acima. De qualquer maneira para você começar a contribuir com algum projeto Opensource não necessáriamente você já vai começar codificando, pode começar testando, documentando e etc. Pesquise no google sobre opensource. Abaixo alguns links:
http://java-source.net/
http://www.gnu.org/
http://sourceforge.net/
http://www.opensource.org/
Oi,
Não seria mais fácil dizer que Opensource é bacana? Não entendi nada do texto acima. De qualquer maneira para você começar a contribuir com algum projeto Opensource não necessáriamente você já vai começar codificando, pode começar testando, documentando e etc. Pesquise no google sobre opensource. Abaixo alguns links:
“Você quer que eu diga pra a pessoa que TUBARÃO não tem dentes”
Oi,
Tá vendo que quando você quer ser claro você consegue? Basta um pouco de boa vontade!

Bruno, estude Servlets, para vc saber a base de funcionamento das coisas… depois disso, vc terá dezenas de framworks web, onde cada um faz tudo de uma maneira, nesse ponto vc vai com certeza se embaralhar um pouco.
Sugiro estudar um framework mais algo nível como o VRpator, www.vraptor.com.br , e fazer seus testes, depois pode até estudar outros se quiser, como JSF, Struts 2.