Pessoal,
Alguém já ouviu falar nessa empresa? Summa? Se sim, o q já ouviu falar…
Acho que o site deles é esse: www.summa-tech.com mas não tenho certeza, sei q eles são especializados em Java.
Pessoal,
Alguém já ouviu falar nessa empresa? Summa? Se sim, o q já ouviu falar…
Acho que o site deles é esse: www.summa-tech.com mas não tenho certeza, sei q eles são especializados em Java.
Acho que o site deles é esse: www.summa-tech.com mas não tenho certeza, sei q eles são especializados em Java.Há muito tempo…mais qual o motivo do post…???
Pessoal,Alguém já ouviu falar nessa empresa? Summa? Se sim, o q já ouviu falar…
É uma empresa bem legal, onde com certeza vc vai aprender muito, e onde trabalham várias pessoas muito competentes. Por exemplo, o mister_m aqui do forum…
Porem, ao que eu sei eles não pagam muito bem, mas acho q isso depende da vaga…
Se a sua pergunta for pra ver se vale a pena trabalhar lah, com certeza vale a pena dar uma olhada, o único impecilho que vc pode ter tvz seja o salário mesmo…
[]'s
É uma empresa bem legal, onde com certeza vc vai aprender muito, e onde trabalham várias pessoas muito competentes. Por exemplo, o mister_m aqui do forum…
Porem, ao que eu sei eles não pagam muito bem, mas acho q isso depende da vaga…
Se a sua pergunta for pra ver se vale a pena trabalhar lah, com certeza vale a pena dar uma olhada, o único impecilho que vc pode ter tvz seja o salário mesmo…
[]'s
O tal do Bruno Souza também trabalhava ou trabalha lá.
[]'s
É a empresa que da treinamento/consultoria/outsourcing ao framework brazuca: Genesis.
OFF: Guj ficou muito bonito, hein? 
A Summa é referência nas comunidades Java. Os profissionais de lá são ultra-competentes. Já assisti palestra do Mr. M, por exemplo e foi show! Se tiver a chance de trabalhar lá, aproveite.
Aliás, será que não tem uma vaguinha pra mim também?
Trabalho na Summa há 5 1/2 anos, e não tenho do que reclamar, e não estou escrevendo para puxar saco. Em materia de benefícios, ambiente de trabalho, desafios profissionais, visibilidade, estou bastante contente e temos profissionais competentes e reconhecidos no mercado nacional, com 2 prêmios do Duke Awards, participação em alguns dos maiores projetos brasileiros envolvendo tecnologia Java.
Pelo que acompanho da satisfação dos colegas, isso não procede.
O que mais chama a atenção é a qualidade do trabalho desenvolvido, satisfação de trabalhar com profissionais competentes e o desafio de trabalhar em projetos interessantes.
Quem quiser ter maiores informações, vejam o meu perfil e enviem um email.
Afinal, qual é o seu interesse?
Sim, os caras são bons, Bruno de Souza (JavaMan), Michael do Nascimento ( mister_m ) são alguns dos componentes de lá, a empresa é mto boa. 
O Bruno Souza tá na Sun agora
Fontes de lá me confirmaram isso 
Confere?
O Bruno Souza tá na Sun agoraFontes de lá me confirmaram isso
Confere?
sim, mas antes ele era da Summa 
perguntei isso pq tive uma proposta de la…como não conhecia a empresa resolvi perguntar…recusei apenas pq a contratação é PJ, mas me pareceu ser uma boa proposta tirando esse fato.
perguntei isso pq tive uma proposta de la…como não conhecia a empresa resolvi perguntar…recusei apenas pq a contratação é PJ, mas me pareceu ser uma boa proposta tirando esse fato.è uma pena pois deixaste de trabalhar com os “caras”. :twisted:
É q não curto PJ.
É q não curto PJ.
Mas lá vale a pena 
É q não curto PJ.
Mas lá vale a pena
Nenhum PJ vale a pena. Vc pode falar: ha mas vc tem uma liquidez maior, vc ganha muito mais…mas por outro lado perde em uma série de fatores.
É q não curto PJ.
Mas lá vale a pena
Pergunte aos consultores de Brasília se valeu a pena…
É q não curto PJ.
Mas lá vale a pena
pq?
É q não curto PJ.
Mas lá vale a pena
pq?
O rapaz tinha escrito uma porção de críticas a empresa, mas depois acho q ficou com medo das consequências
e mudou a mensagem para essa frase aí…q não diz nada…
Eu sempre desconfio de empresa que contrata só PJ. Da a impressão que a empresa a qualquer momento, pelo menor motivo que seja, deseja descartar o profissional. PJ mais do que nunca transformou os profissionais (q aceitam isso) numa peça totalmente descartável. Quero ver até quando isso vai continuar…
Sinceramente esse é o direito da empresa. A reforma da CLT deve dar melhores condições aos empresários de poder administrar melhor o seu negócio.
Se o profissional não é mais interessante, ou o posicionamento da empresa mudou, ela tem sim o direito de demitir e se reorganizar a fim de buscar sua sobrevivência.
Acho que CLT protege demasiadamente o empregado nesse país, o que acaba acarretando em duas coisas: Não cumprimento desse modelo de contratou ou baixíssima remuneração mediante ao mesmo regime.
Por fim, bons profissionais não precisam se preocupar com “estabilidade” o mercado está aí e basta uma auto-gestão dos seus ganhos, separar 10% por exemplo e aplicar diretamente em fundos, vai lhe trazer melhores benefícios do que o 13 salário por exemplo.
Vc gosta de ser tratado como algo totalmente descartavel? se vc gosta, eu não e assim como eu, muitos amigos meus que trabalham com programação consideram PJ uma ilusão, algo como o “canto da sereia”.
Esse modelo de PJ além de ser totalmente contra a lei é lesivo aos cofres públicos, pq estabelece entre o empregado e o empregador uma relação que não existe em tese, eliminando o papel do governo de mediar essa relação. Em nenhum país de primeiro mundo existe essa prostituição das relações trabalhistas, pq será?
Mas não te recrimino, é díficil não se iludir com cifras absurdas, coisas que provavelmente como CLT vc nunca ganharia. Mas vc vai pensar diferente quando um fiscal da receita baixar na sua empresa e autuar os donos ou quando esses mesmos donos falarem assim pra vc:
Dono da empresa: não precisamos mais de vc
Vc: Ok, mas quero os meus direitos
Dono da empresa: Que direitos???
Veja bem, não estou desejando isso, espero que nunca aconteça isso com vc, só estou apenas exemplificando o que mais acontece quando alguém é contratado via PJ.
Em suma, um ótimo profissional sempre vai preferir CLT e as empresas corretas sempre vão preferir contratar CLT.
Vc gosta de ser tratado como algo totalmente descartavel? se vc gosta, eu não e assim como eu, muitos amigos meus que trabalham com programação consideram PJ uma ilusão, algo como o “canto da sereia”.Esse modelo de PJ além de ser totalmente contra a lei é lesivo aos cofres públicos, pq estabelece entre o empregado e o empregador uma relação que não existe em tese, eliminando o papel do governo de mediar essa relação. Em nenhum país de primeiro mundo existe essa prostituição das relações trabalhistas, pq será?
Mas não te recrimino, é díficil não se iludir com cifras absurdas, coisas que provavelmente como CLT vc nunca ganharia. Mas vc vai pensar diferente quando um fiscal da receita baixar na sua empresa e autuar os donos ou quando esses mesmos donos falarem assim pra vc:
Dono da empresa: não precisamos mais de vc
Vc: Ok, mas quero os meus direitos
Dono da empresa: Que direitos???Veja bem, não estou desejando isso, espero que nunca aconteça isso com vc, só estou apenas exemplificando o que mais acontece quando alguém é contratado via PJ.
Em suma, um ótimo profissional sempre vai preferir CLT e as empresas corretas sempre vão preferir contratar CLT.
Cara, a coisa é bastante complicada e a lei não é como está na sua cabeça. Se a empresa é limitada, ou seja, formada por sócios e há um contrato, dificilmente a empresa perderá num processo.
Eu não sou empresário, sou consultor assim como você e acho sinceramente o Governo abusivo e não a empresa. A CLT é um absurdo e é só você perguntar à qualquer empresário.
Uma lei tem sempre que ver os dos lados, lembrando que se não há empresas, não há empregos.
Se você onera demais o empregador, ele não se arrisca, não surge empresas e não há empregos … É isso que as pessoas com bom senso precisam começar a entender.
Quanto a ser descartável, acho que é um processo e o profissional precisa se preparar para isso, ter postura de consultor e não de empregado (carreira) , visão retrógada. Ele mesmo tem que empreender sua própria carreira, senão vai sim chorar pelo leite derramado.
Kenobi, até concordo com o fato de ser uma boa para as empresas e tudo mais, porém não deixa de ser ilegal contratar alguém como PJ para trabalhar como funcionário. Não estou dizendo que é o caso da Suma, porém muitas empresas usam este artificio para repassar os impostos para os profissionais pagando baixos salários inclusive.
Quanto a postura de consultor, concordo com isto, desde que o valor seja a nível de consultor e o contrato não beneficie apenas a empresa.
Voltando ao tópico, pelo nível dos profissionais que participam aqui do GUJ que trabalham nesta empresa, me parece uma empresa referência para se trabalhar, porém não custa entrar em contato com os profissionais que se propuseram a ajudar e receber mais informações antes de recusar.
[]'s
Kenobi, até concordo com o fato de ser uma boa para as empresas e tudo mais, porém não deixa de ser ilegal contratar alguém como PJ para trabalhar como funcionário. Não estou dizendo que é o caso da Suma, porém muitas empresas usam este artificio para repassar os impostos para os profissionais pagando baixos salários inclusive.Quanto a postura de consultor, concordo com isto, desde que o valor seja a nível de consultor e o contrato não beneficie apenas a empresa.
Voltando ao tópico, pelo nível dos profissionais que participam aqui do GUJ que trabalham nesta empresa, me parece uma empresa referência para se trabalhar, porém não custa entrar em contato com os profissionais que se propuseram a ajudar e receber mais informações antes de recusar.
[]'s
Só pra deixar clara a sintaxe :
Do ponto de vista técnico da operação, isso é perfeitamente plausível.
Pode ser IMORAL, ilegal não é, já que sua empresa LTDA presta serviço à outra.
Certo e errado é complicado, quando temos uma política tributária como a nossa. Acredito que o modelo que estamos discutindo no outro tópico e a sugetão do Louds para “Contractors”, seja a melhor alternativa e cada um é responsável por administrar sua “pseudo-estabilidade”, mas com recursos adicionais, para investir, poupar …
Repassar os impostos para o funcionário é ilegal sim, conhecido como elisão fiscal e qualquer juiz do trabalho vai dar causa ganha ao funcionário. E não me venham com esta de que o funcionário é malandro por aceitar ser PJ e depois processar a empresa, pois é um risco trabalhista calculado pelas empresas (Sim, eles calculam uma % de funcionários que podem entrar com processos).
Você comentou o lado bom da PJ, agora vou comentar o lado negro: :twisted:
Maior custo para o funcionário: Contador,impostos, etc)
Perda de beneficios como INSS e FGTS.
Salários muitas vezes menores que no regime clt, somando beneficios, etc.
Um bom artigo para esclarecer: http://www.infoblogs.com.br/view.action?contentId=17823
Lembrando que não sou contra a contratação como PJ, desde que seja feita da maneira correta.
[]'s
Estou no mercado há pouco mais de 2 anos, logo não tenho muita experiência, nunca trabalhei como PJ; sempre fui CLT.
O que eu posso dizer é que não é nada animador ver um desconto de 20% do meu salário bruto. Isso mesmo: a cada R$ 100,00 que eu recebo, R$ 20,00 são descontados daquilo que eu recebo como líquido.
Ah, mas eu tenho FGTS; tenho e é muito mal investido pelo governo, sem contar o fato de que não tenho acesso fácil a ele. Se eu fosse PJ reservaria essa porcentagem que eu pago pro FGTS e investiria em ações ou fundos de renda fixa para minha aposentadoria que, certamente, rendem mais.
Ah, eu também tenho INSS; tenho sim, mas pago uma previdência privada porque não sou louco de me aposentar pelo INSS (tenho que pagar DUAS aposentadorias). Também tenho que pagar um bom plano de saúde porque não tenho nenhuma vontade de me aventurar pelo SUS.
Mas eu tenho estabilidade, não corro o risco de ser dispensando hoje ou numa manhã qualquer em que o meu chefe acorde de mau-humor. Balela: o que me mantém no meu emprego é a minha competência ao passo que o quê me tira dele é a falta dela. Não importa se eu sou CLT ou PJ. Se eu não atender às expectativas da empresa estou fora (o que eu acho muito justo). Quem conversa com gerentes e e pessoal de RH sabe que é muito difícil contratar bons recursos, é uma trabalheira que tem um custo enorme. Nenhuma empresa séria gosta de ficar demitindo e contratando o tempo todo.
Por que é contra a lei? Você tem uma empresa e está prestando serviços pra outra empresa. Vocês podem fazer um contrato, inclusive. Já viu alguém escrever em contrato alguma ilegalidade? Na minha visão é um acordo entre você e a empresa. Se for melhor pra ambas, qual o problema? Se ambas as partes estão de acordo, qual o mal? Você se preocupa realmente se está deixando de contribuir para os cofres públicos? Pra quê contribuir? Pra pagar impostos abusivos e não ter retorno em serviços e benefícios públicos? Pro seu dinheiro ser mal investido e desviado (eufemismo para “roubado”)?
Que mediação o governo faz? Você tem que pagar um sindicato quando se é CLT. Caso seja despedido, o sindicato faz uma simples homologação. Caso se sinta injustiçado, vai ter que contratar um advogado e não é o Estado que vai pagá-lo.
E, por favor, não podemos comparar nosso modelo trabalhista com os do “primeiro mundo”. Se eu vivesse na Suíça, não precisaria pagar previdência privada, plano de saúde e o escambau.
Só quero dizer com tudo isso que não acho justa a tributação em cima de um funcionário e de uma empresa que contrata pela CLT. É duro para os dois. Essa massa de impostos e falta de flexibilidade só atrasam o desenvolvimento das empresas e dos negócios, na minha visão. Há algumas empresas boas contratando PJ e CLT da mesma forma que há empresas ruins e mal intencionadas contratando PJ e CLT, depende da proposta e da sua negociação. Concordo com o Kenobi quando diz que devemos negociar melhor. Temos que aprender a negociar bem.
Sou novo no ramo de software e só trabalhei para duas empresas, em ambas fui contratado como CLT. Tive opções de ser PJ mas escolhi CLT pesando benefícios (PL, PR, empresa, etc) e levando em conta meus planos na carreira. Se eu receber uma proposta PJ interessante de uma empresa boa e confiável não vejo porque não mudar. É tudo uma questão de escolha e negociação.
É q não curto PJ.
Mas lá vale a pena
Nenhum PJ vale a pena. Vc pode falar: ha mas vc tem uma liquidez maior, vc ganha muito mais…mas por outro lado perde em uma série de fatores.
desculpe a demora mas… nao é q PJ nao vale a pena, eu disse q a Summa vale a pena, conheço a empresa e alguns funcionários de lá, a empresa é boa. 
Duplicou… 
Desculpe, mas vou ter que corrigi-lo. É ILEGAL. Tanto do ponto de vista fiscal quanto do ponto de vista de leis trabalhistas. É ilegal na ótica fiscal pois transfere tributos do Estado para o empregado, a chamada elisão fiscal. E é ilegal do ponto de vista trabalhista pois uma empresa quando presta serviço a outra não pode ter a mesma conotação de um empregado quando presta serviço ao empregador. Qualquer juiz da ganho de causa ao empregado (PJ) que entra na justiça para requerer os benefícios previstos no CLT, apenas provando que serviu UM cafézinho ao chefe. Isso qualquer advogado trabalhista pode explicar melhor. Portanto é ilegal e as empresas sabem disso.
Não é ilegal caso a empresa seja Limitada, ou seja, composta por sócios. Tente ir a um tribunal disputar e veja se o juiz realmente vai lhe dar sentença ganha. Se for uma empresa “INDIVIDUAL” sim, vc ganha na lata.
Coisa bem diferente é empresa LTDA, que exige composição, estabelicimento entre outros. Ai amigo, seu contrato social faz parte do contrato, assinam juntamente o mesmo você ou seu sócio , ou somente você caso seja responsável pela empresa.
Mas no entender da justiça é um contrato entre pessoa jurídica e você não tem como alegar que é pessoa física, até pq o juiz entende que você tem formação suficiente para saber a diferença, saber o que deixou de lado para visar maiores lucros.
Pior se pegar a safra nova de juízes, esses não vão dar nunca causa à você, pois vão entender que você assinou porque quis, e estava ciente de tudo.
Comece a reparar nas consultorias de SP , a primeira pergunta que te fazem (as grandes ao menos) é se sua empresa é LTDA.
Exatamente por ter tomado algumas porradas, elas estão mais espertos agora.
Para a justiça se você tem uma empresa LTDA e presta serviço à uma empresa somente, é problema seu , falta de visão estratégica e não vínculo empregatício, como nos outros regimes.
PS: Não estou argumentando certo e errado aqui, somente o que é lei ou não.
PS2: Tenho duas advogadas em casa, mãe e noiva …
Kenobi,
a lei protege o trabalhador e a contratação de um “consultor” com deveres de funcionário e sem os devidos direitos é ilegal, independente se a empresa é LTDA ou individual.
O que vejo no RJ é bem diferente, contratam como LTDA a mais de 10 anos e agora estão mudando para o Flex de tanto apanharem nos processos trabalhistas.
Entendo o lado dos empresários de aumentar a margem de lucro para se tornar competitivo, porém devem antes de tudo respeitar o direito dos funcionários, seja pagando valores melhores para os funcionários arcarem com os custos dos beneficios ou seguindo a lei.
Para a justiça se você tem uma empresa LTDA e presta serviço à uma empresa somente, é problema seu , falta de visão estratégica e não vínculo empregatício, como nos outros regimes.~
Este comentário serve apenas para profissionais que já fazem parte do mercado, porém não se encaixa no caso de profissionais recem-formados que são coagidos a abrir uma empresa LTDA para ingressar no mercado, fato que tenho acompanhado faz um tempo.
inclusive, prestei serviço a uma empresa que pagava um valor simplório(R$300) na carteira e o restante como PJ e coagia seus funcionários a abrir mão dos guias de vale transporte, refeição, etc. Esta mesma empresa mudou de nome e obrigou todos os funcionários a devolver o valor da recisão ao recontratar os funcionários na “nova empresa”.
Inclusive, qualquer juiz que ler o contrato PJ entre estas empresas vai notar enorme similaridade com a CLT(jornada de 8horas, etc), porém sem os beneficios(fgts, ferias, inss, tickets).
Não é ilegal caso a empresa seja Limitada, ou seja, composta por sócios. Tente ir a um tribunal disputar e veja se o juiz realmente vai lhe dar sentença ganha. Se for uma empresa "INDIVIDUAL" sim, vc ganha na lata.
Coisa bem diferente é empresa LTDA, que exige composição, estabelicimento entre outros. Ai amigo, seu contrato social faz parte do contrato, assinam juntamente o mesmo você ou seu sócio , ou somente você caso seja responsável pela empresa.
Mas no entender da justiça é um contrato entre pessoa jurídica e você não tem como alegar que é pessoa física, até pq o juiz entende que você tem formação suficiente para saber a diferença, saber o que deixou de lado para visar maiores lucros.
Pior se pegar a safra nova de juízes, esses não vão dar nunca causa à você, pois vão entender que você assinou porque quis, e estava ciente de tudo.
Comece a reparar nas consultorias de SP , a primeira pergunta que te fazem (as grandes ao menos) é se sua empresa é LTDA.
Exatamente por ter tomado algumas porradas, elas estão mais espertos agora.
Para a justiça se você tem uma empresa LTDA e presta serviço à uma empresa somente, é problema seu , falta de visão estratégica e não vínculo empregatício, como nos outros regimes.
PS: Não estou argumentando certo e errado aqui, somente o que é lei ou não.
PS2: Tenho duas advogadas em casa, mãe e noiva …
Eu tb não estou argumentando sobre certo e errado, apenas o que o poder judiciário diz.
Segue:
http://www.sindilouca.org.br/nt_2007_05_07_tribunais.asp#4
http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=259072
http://www.feebpr.org.br/Diarios/ag_160807.htm
Não importa se é empresario individual, Ltda, SA, comandita simples ou comandita por ações. Se for caracterizado uma relação de empregado -> pessoa jurídica e não de pessoa jurídica -> pessoa jurídica, o que vale é o princípio da realidade, onde esse tal "contrato" é ignorado no processo e o Juiz normalmente da ganho de causa ao empregado que foi obrigado a aceitar a abrir uma empresa e também a abrir mão de todas os direitos de um CLT.
E eu nem vou entrar na esfera fiscal, já que todos sabem que as empresas que "contratam" PJ estão sendo violentamente multadas por fiscais do trabalho e da receita por essa prática.