Já posso começar a aprender Java?

20 respostas
Wilkerkof

Como vai pessoal sempre bem né!

Eu quero começar a estudar Java, mas eu não sei quando posso começar.
Eu sei HTML e CSS gostaria de saber se já posso começar a estudar Java?
Baixei a apostila da caelum mas ainda não comecei a ler, pois não sei se devo ter um conhecimento além do que eu tenho?
E eu estou com duvidas para criar menus, eu posso criar os menus do site Java ou teria outra maneira melhor pra fazer ?
Obrigado pessoal abraço.

20 Respostas

Rodrigo_Sasaki

Acho que antes de começar a pensar em criar menus, o que é bem diferente com Java do que com HTML, você pode se focar em aprender Orientação a Objetos, e a base da sintaxe Java.

Na minha opinião, a FJ-11 é um ótimo começo.

muehlner

O conhecimento em Html e Css pode ajudar você em varias situações

Porem na minha opinião o ideal é que você faça um curso de Logica de Programação antes de tudo…

Apenas para conhecer os princípios mais básicos de uma linguagem de programação

Acho de fundamental importância também um pouco de estudos em banco de dados

Isso vai te ajudar bastante

daveiga

Você já tem alguma noção de programação ou apenas de HTML e CSS?

Se você já tiver alguma noção vai ser fácil começar com Java, vai exigir algum esforço, principalmente para entender algumas boas práticas, padrões e boas noções de orientação a objetos.

Conhece PHP, Ruby, Python?
Se sua ideia é simplesmente adicionar recursos simples à essas páginas talvez alguma dessas linguagens mais simples de criar o ambiente de desenvolvimento e mais fáceis de aprender.

Espero ter ajudado.

Wilkerkof

Seria melhor eu estudar PHP ou ASP antes de começar Java ?

S

Bom dia Galera.
Na minha opinião não se faz necessário mais conhecimento que o que vc já têm.
Minha primeira linguagem de programação foi Java e devo dizer que me sai melhor do que com Pascal.
Aprendi java usando a apostila Fj-11 da caelum e foi a melhor coisa que eu podia ter feito ao iniciar.
É normal ter dúvidas quanto a iniciar o estudo em uma nova linguagem o negócio é ser persistente e paciente.
E outra, o forúm tá aki pra te ajudar(n faça que nem eu…).
Bons estudos e espero ter ajudado.

rmendes08

Wilkerkof:
Seria melhor eu estudar PHP ou ASP antes de começar Java ?

Cara, se você tem vontade de aprender Java o melhor a fazer é começar. Pode começar lendo a apostila da FJ-11, pois ela é ótima.

Wilkerkof

Vou fazer uns 2 cursos na Caelum gostaria de chegar lá já sabendo alguma coisa.
Tenho uns 4 meses para estudar antes de iniciar meus curso.
Valeu mesmo galera, farei o mesmo que vocês quando tiver bom ajudar quem precisa.

rmendes08

Wilkerkof:
Vou fazer uns 2 cursos na Caelum gostaria de chegar lá já sabendo alguma coisa.
Tenho uns 4 meses para estudar antes de iniciar meus curso.
Valeu mesmo galera, farei o mesmo que vocês quando tiver bom ajudar quem precisa.

Nesse caso, procure um bom livro sobre lógica de programação, afinal se você já vai pagar o curso deixe a apostila para quando o curso começar.

Lucas_Soares

Você pode fazer assim também:

• Lógica de programação em linguagem C
  • Orientação a objetos em Java (fj-11 e mais alguns artigos, fj-21 desenvolvimento para web)
  • Orientação a evento em .NET (desenvolvimento para desktop)
  • Banco de dados relacionais
  • UML
  • Design patterns
  • Dúvidas postadas no GUJ

Pronto agora você é um bom desenvolvedor!

nel

Lucas_Soares:
Você pode fazer assim também:

• Lógica de programação em linguagem C
  • Orientação a objetos em Java (fj-11 e mais alguns artigos, fj-21 desenvolvimento para web)
  • Orientação a evento em .NET (desenvolvimento para desktop)
  • Banco de dados relacionais
  • UML
  • Design patterns
  • Dúvidas postadas no GUJ

Pronto agora você é um bom desenvolvedor!

Poh Lucas, segundo tópico que terei de discutir contigo ? rss
Lógica de programação em C ? Não pode ser simplesmente Lógica de programação ? Quer que ele aprenda C, é isso ?
Eu não sei NADA de .NET e o básico do básico de C, não sou um bom desenvolvedor então ? :slight_smile:

Wilkerkof faço das palavras do rmendes08 as minhas. Se já tem dois cursos que fará na Caelum, um bom livro de lógica de programação lhe será muito útil, de resto, aprenda em sala de aula e exercite fora dela, lembre-se, quanto mais praticar, maior será sua experiência.

Abraços.

E

Lógica de programação em C?
No meu tempo (há uns bons 30 anos atrás) eu aprendi lógica de programação em Pascal (que hoje é mais conhecido por um dos seus descendentes, o Delphi), e ainda acho mais claro aprender programação em Pascal que em C.
Tanto é que se eu fosse o James Gosling, iria criar o Java com a sintaxe semelhante à do Pascal, não à do C.

Lucas_Soares

Espera, vamos com calma. Tudo bem lógica de programação sem C, sendo que C trabalha com o conceito de ponteiro que é um gancho para o entendimento de “variável de referência a um objeto”. Esclarecendo outra coisinha, .NET é uma questão particular minha confesso, eu penso que assim ele teria mais oportunidades no mercado.
Minha opinião.

rmendes08

entanglement:
No meu tempo (há uns bons 30 anos atrás) eu aprendi lógica de programação em Pascal (que hoje é mais conhecido por um dos seus descendentes, o Delphi), e ainda acho mais claro aprender programação em Pascal que em C.
Tanto é que se eu fosse o James Gosling, iria criar o Java com a sintaxe semelhante à do Pascal, não à do C.

No caso do Java, a sintaxe C-like pelo mesmo motivo que o Android adotou o Java como linguagem. Na época, C e C++ eram as linguagens mais utilizadas (e provavelmente eram utilizadas por eles também) e decidiram adotar uma sintaxe parecida justamente para “abocanhar” adeptos mais facilmente. Particularmente, eu acho a sintaxe do Pascal mais didática, mas acho verbosa demais para se trabalhar no dia-a-dia. Digo isso porque a todo momento eu alterno entre código Java e código Delphi.

Rodrigo_Sasaki

entanglement:

Eu na faculdade em 2009 aprendi em Pascal também hehehe :slight_smile:

Lucas_Soares:
Espera, vamos com calma. Tudo bem lógica de programação sem C, sendo que C trabalha com o conceito de ponteiro que é um gancho para o entendimento de “variável de referência a um objeto”. Esclarecendo outra coisinha, .NET é uma questão particular minha confesso, eu penso que assim ele teria mais oportunidades no mercado.
Minha opinião.

Pascal também trabalha com ponteiros.

Lucas_Soares

A sintaxe de C é bem mais próxima de Java que Pascal.

nel

Lucas_Soares:
Minha opinião.

É que lógica não precisa ser trabalhada em C, só isso.
Beleza, agora é opinião sua e respeito perfeitamente, é que no final você disse:

Só isso :slight_smile:
Não vou opinar sobre o .NET porque não desenvolvo nele e não sei como o mercado anda em relação ao desenvolvimento de sistemas desktops, em particular, usando a plataforma .NET.

Rodrigo_Sasaki

A sintaxe de C é bem mais próxima de Java que Pascal.
Pelo contexto da discussão eu imaginei que a discussão era sobre uma melhor alternativa pra se aprender os conceitos de lógica de programação. Como você defendeu sua escolha do C pelo fato dele trabalhar com ponteiros, achei importante dizer que Pascal também.

Lucas_Soares

Então tá, tudo bem.

Wilkerkof

Poxa valeu mesmo pessoal, agradeço a discussão entre Lucas_Soares e nel, discussão quase sempre são saudável.
Ultima duvida "vocês vão me matar rs."Seria muito necessário aprender muita logica de programação ou só superficial
que tenho: Algorítimos, Variáveis e matrizes e vetores ?

rmendes08

Wilkerkof:
Poxa valeu mesmo pessoal, agradeço a discussão entre Lucas_Soares e nel, discussão quase sempre são saudável.
Ultima duvida "vocês vão me matar rs."Seria muito necessário aprender muita logica de programação ou só superficial
que tenho: Algorítimos, Variáveis e matrizes e vetores ?

Isso já é o suficiente para entrar em um curso de Java, mas como programador, você precisa treinar e aperfeiçoar a sua lógica durante toda a sua vida. Se você consegue manipular matrizes e vetores, então eu lhe sugiro procurar algum material sobre estruturas de dados: listas ligadas, filas, pilhas, árvores binárias, etc.

Criado 11 de junho de 2012
Ultima resposta 11 de jun. de 2012
Respostas 20
Participantes 9