Ja sei programar, qual IDE usar?

12 respostas
DifusioN

Fala galera, blzz?

Estou iniciando meus estudos em Java e ja tenho conhecimento “médio” em C, no caso conheço toda a idéia de programar e tal.
No caso eu gostaria de saber, qual IDE usar?

É que eu vi em alguns tópicos aqui o pessoal falando que para quem está começando seria uma boa começar com o SDK mesmo, programando com bloco de notas e tal, isso é necessário para quem ja conhece toda a estrutura de programação? No caso começar com “notepads” da vida é sempre bom para iniciantes treinarem a digitação correta para perceberem os erros de sintaxes, certo?

E outra coisa, alguém poderia me informar sobre o poder do java?
Pelo que percebi esse fórum é todo formado em Java…é isso mesmo?
Eu pesquisei e também irei fazer um curso de Java, mas pelo que pesquisei ele é utilizado em muitos lugares, mais quais?
Falam que ele é amplamente utilizado na internet, mas não vejo tanto assim, eu vejo mais coisas em Flash do ke em Java.

Um grande abraço e…falows!

12 Respostas

B

IDEs: Eclipse, Netbeans são as mais usadas. Ambas são ótimas. Tente as duas, veja de qual gosta mais.

Começar usando o bloco de notas é bom também para saber como o Java roda, como compilar e rodar uma classe Java. É diferente de C. Em todo caso não é necessário.

A maior parte é sobre Java e tecnologias relacionadasmesmo, mas há seções para outras linguagens, e seções livre de linguagens, como as de engenharia de software.

Sobre a última pergunta, lembre que a internet é composta de servidores e clientes. O lado do servidor você não vai ver mesmo, e é essa área que Java domina.

DifusioN

Sim, no caso eu ja li em vários materiais sobre como funciona a compilação e tal…
Que primeiro tem o programa em Linguagem de Alto Nive, o javac converte o .class em .java como um arquivo bytecode…
O JVM interpreta o.java (colocar no pront de comando o nome do arquivo sem a extensão “.java”).
Cabo…kkkk

Sobre isso ai…de onde os programas Java são utilizados…
Nossa…eu atgé ja tinha lido isso mas nem estava me lembrando…valew ai!!

Pois é…tenho muito a conhecer ainda…e vida…kkkk

Bom, voltando ao IDE…
Eu baixei o tal NetBeans 1.6.7 com o JDK do site da .sun(ke vai par ao site do Netbeans do mesmo jeito)…
O que eu gostaria de saber é, esse arquivo ja vem com o suporte para programar em outras linguagens?
Pq é estranho, o arquivo no site da NetBeans tinha 300 megas indicados, com todas as linguagens e o servidores, ja no site da Sun fikou apenas com 130…

Ta certo?
Abraços e valew por me responder ai véio!

zoren

Um exemplo legal é o sistema dos Correios, é feito em java

a Receita Federal tbm usa java para os webservices da nota fiscal eletronica

B

O suporte a várias linguagens, são não vier no pacote que você escolheu instalar, tme como baixar de dentro da IDE mesmo. As ferramentas dessas outras linguagens, como compiladores, interpretadores e biblioteca, normalmente tem que instalar à parte. O site tem tudo explicado.

DifusioN

Ummm…interessante, correios…tai…é mesmo…

Mas então…

Eu instalei aki o NetBeans IDE6.7.1(eu tinha falado a versão errada…kkkk) e não encontrei as opções de fazer aplicações em outras linguagens.
Para isso seria uma boa baixar o JDK e o netbeans completo la do site?

Abraçoss…

B

No menu Ferramentas -> Plug-ins tem as opções de instalar suporte à outras linguagens.

Neste tutorial explica como instalar suporte para C e C++: http://www.netbeans.org/community/releases/67/cpp-setup-instructions.html

DifusioN

Valew cara…ja consegui aki, instalei um monte de coisa aki…kk

Mais ow…eu tinha lido em um outro site que o netbeans não tem um compilador de C/c++ …e teria que instalar uns trecos la para poder compilar…

Isso é verdade ou era alguma versão antiga do Netbeans que não tinha o compilador?

Abraçoss…valew

B

Já falei, os compiladores você instala à parte, mesmo no Netbeans 6.7.1. Tá escrito no tutorial como instalar.

romarcio

Eu ainda não usei o Eclipse, mas o NetBeans da versão 6.5 pra cá, eu achei bem ruinzinho, principalmente pq ele as vezes parece “congelar”, e vc não consegue fazer nada até que
“descongele”, isso me irrita.
No serviço eu uso a ItellyjIdea 8. Usava a versão 6 e passei para a 8, mas ambas são muito estaveis e ótimas para programar, porém são pagas.

LPJava

romarcio:
Eu ainda não usei o Eclipse, mas o NetBeans da versão 6.5 pra cá, eu achei bem ruinzinho, principalmente pq ele as vezes parece “congelar”, e vc não consegue fazer nada até que
“descongele”, isso me irrita.
No serviço eu uso a ItellyjIdea 8. Usava a versão 6 e passei para a 8, mas ambas são muito estaveis e ótimas para programar, porém são pagas.

pow cara nem fale sobre o NB, pq realmente está acontecendo isso, desde da 6.1 nunca vi, trava tudo, sem falar que ta pesado demais a IDE. Daqui uns dias tem que comprar um mainframe para rodar aquele troço… a respeito do topico ver se o link a seguir ajuda na escolha, ainda mais para quem está iniciando…

http://camilolopes.wordpress.com/2008/04/11/estou-iniciando-vou-de-ide-ou-notepad/

flw

DifusioN

LPJava…valew pelo tópico ai, ajudou bastante!!!

Acredito que irei encostar o NetBeans aqui e utilizar por enquanto o BlocodeNotas mesmo…xD

Abração…falowss

romarcio

Entre notPad é IDE, então utilize o JCreator. É uma Ide leve, sem muitos recursos e plugins. Mas que pelo menos você pode ver o os erros de compilação e coisas desse tipo.
Vai ai o link http://www.jcreator.com/download.htm para download. Foi onde tive o primeiro contato com java. Não tem plugin nem para swing, pelo menos é mais completo que um note pad, hehe …

Criado 8 de outubro de 2009
Ultima resposta 10 de out. de 2009
Respostas 12
Participantes 5