Jah tah na hora?

Seguinte galera tenho mais ou menos dois anos de experiencia com a linguagem java (blz alguns vão dizer que eh razoavel e outros vão mandar um “sóÓó?” mas a questão não eh essa).
Faz dois meses que eu tenho estudado pra tirar minha certificação SCJP e bom comecei usando o notepad e o edit do windows( eh ainda uso esta merda da microsoft mas pretendo mudar logo) pra aprender java, depois com o passar do tempo comecei a usar o antigo forte ou fórte da sun mas como ele era muito pesado desisti da idéia. Bom comecei a perguntar para os amigos quais IDE´s eles usavam…bom a maioria usava Eclipse e o NetBeans mas me disseram que ainda era muito cedo pra mim começar a usar os dois e me recomendaram o JCreator, e foi isso que eu fiz ateh cansar dele e mudar pro Gel (alias eu achei o gel bem melhor).
Bom mas como vc´s jah devem estar cansados de ler este monte de baboseira e tal vamos logo ao que interessa…gostaria de saber se eh hora de abandonar estas IDE´s “pobres” e começar a usar algo com mais recursos como o Eclipse ou o NetBeans ou algo melhor, então será que jah tah na hora ?
Gostaria de saber a opnião de quem eh do ramo (trabalha com isso a alguns anos) qual a melhor IDE gratuita pra se usar e se há algum tutorial disponivel pra recomendar (por favor em portugues mas se não tiver tudo bem ingles mesmo) ?
abraços pra todos os gujeiros… :mrgreen:

Dois anos programando em Java em editor-de-texto-vagabundo ?? :shock:

Larga mão disso, começe a usar o Eclipse, ou Netbeans, e seja feliz !!!

O legal de começar a programar “na unha” é que vc aprende tudo o que a IDE faz por trás, sem vc ver ou ter que saber. Vc acaba tendo tb um relacionamento mais “estreito” com as APIs, afinal, ter que importar tudo na unha acaba fazendo vc correr atrás de tudo. A partir desse momento, o uso de uma IDE se torna fundamental pra vc alcançar voos mais altos, sistemas maiores, sem falar na produtividade que vai parar na estratosfera, comparado a antiga maneira.

Qual IDE usar vai muito de cada um, é muito pessoal, o que vale é instalar testar e aproveitar o que elas podem fazer por vc. :wink:

Já passou da hora…

Consulte aqui no site do GUJ o link de ARTIGOS para os tutoriais de instalação e uso do Eclipse.

:wink:

Puxa vida!! Nem um jEdit com o plugin de dotComplete ??? Tú eh o cara hein!!!
Mas para com isso e baixa logo o Eclipse, se for programar pra WEB pega o IBM Web Tools.

falow

Dois anos no notepad??? :shock: :shock:

Como já disseram, faz o donwloads delas e use-as, qual você se sentir mais a vontade será a melhor pra você, mas que o ECLIPSE é a melhor FREE, isso com certeza :wink:

caramba, vc eh corajoso!! eu programei acho q um mes no notepad soh :slight_smile:
depois fui pro textpad por uns 2 meses… passei mais uns 4 meses no jcreator e depois mergulhei de vez no eclipse (onde sou feliz ate hj)!!

Bom, eu vou precisar defender o Netbeans então.

Java 1.5 e Netbeans 4, não tem coisa melhor :wink:

Por favor pessoal, não vamos começar aqui mais uma guerra de qual IDE é melhor, todos sabem que isso não teria fim.

Como disse lá em cima, isso é uma escolha pessoal, cabe a cada um saber qual lhe agrada mais. :wink:

Use Eclipse e o Netbeans e depois decida-se!

Ou então, se vc for mais apressadinho, não perca tempo e use logo o Eclipse! :smiley:

[quote=Dharis]Bom, eu vou precisar defender o Netbeans então.

Java 1.5 e Netbeans 4, não tem coisa melhor ;)[/quote]

Java 1.5 em producao?

]['s

Sem querer perguntar mas já perguntando…o que foi que você ficou programando nesses 2 anos de JAva que não chegou a se “enturmar” com uma IDE?

pow, em 2 meses no maximo eu comecei a usar o eclipse\netbeans O.o

pq nao? :slight_smile:

estamos usando aqui sem nenhum problema… e provavelmente vc tambem usa java 1.5 em producao (afinal, eh o que roda o seu Eclipse/NetBeans/IDEA/whatever ;))

pq nao? :slight_smile:

[/quote]

Nâo que nao possa, eu só queria saber se ja tem alguem usando. Pelo jeito muito mais do que eu pensava. :stuck_out_tongue:

Nao, eu nao uso em producao ainda. JDeveloper ainda nao rola. Mas uso em casa.

]['s

Pow eu programei um monte de coisas nestes dois anos de aplicações simples como uma calculadora a aplicativos que se comunicam com banco de dados (MYSQL).

Soh mais uma coisa postem ae o link pra mim baixar a ultima versão do eclipse.
Valeu! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Ao invés disso vou te passar o link para o melhor procurador de links para download do eclipse do mundo inteiro!
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=eclipse+download&btnG=Pesquisar&meta=

hehe :wink:

hahahahahah bom eh um link hahaha valeu !!!

pra fazer uma classe (criar) a mesma tem que estar associada a um projeto ?

Eclipse == ótimo para codificação
Netbeans == ótimo para forms

Eclipse == bonzin para forms
Netbeans == bom para codificação

Eu uso os 2 :wink:

Ok, continuando…

Quanto ao Eclipse, você cria um projeto e os arquivos ficam nesse seu projeto, não da pra criar um arquivo simples e sair programando, pelo menos dentro de um projeto ele deve estar…

valeu? até mais…