Jah tah na hora?

O Visual Editor do Eclipse é muito bom também cara.

Olá!

Vou dar minha opinião pessoal… mas o melhor a fazer é você testar as IDE’s por você mesmo!!!

O NetBeans mudou muito da versão 3.6 para o 4.0 e 4.1…
O Bom do NetBeans é que uma vez que você instalou, vc perceberá que ele tem muitos e muitos recursos já embutidos com o IDE… Isso é bom… dependendo do seu ponto de vista… Trabalhei um bom tempo com NetBeans e sempre gostei dele… principalmente, sempre fui facinado pelo desenvolvimento de interfaces gráficas com swing usando essa ferramenta…
Resumidamente,… em minha opinião… acho o netbeans mais fácil de se aprender… o a curto prazo é produtivo… mas a longo prazo, se você se comparar com alguém trabalha com eclipse… perceberá que pelo incrível que pareça… o eclipse é bém mais produtivo…

Agora o Eclipse… comecei a usar ele depois de já ter brincado bastante com o NetBeans… O Eclipse é peladão… E você aos poucos vai adicionando plugins para conseguir realizar tarefas de seu interesse… como por exemplo plugins para desenvolver com J2ME chamado EclipseME, lomboz… para aplicações corporativas j2ee. O suporte ao Ant é excepcional…
Resumidamente… o eclipse não procura ser uma ferramenta que já tenha tudo… ela possibilita o desenvolvimento de plugins… e dá um amplo suporte para produtividade, flexibilidade em projetos e um suporte excepcional… muito excepcional mesmo em refactoring! A única IDE que bate de frente e ganha em refactoring em compração é o IntelijIDE… que é pago!!!
Por essas coisas que disse, inicialmente o eclipse é mais difícil de aprender em compração com o NetBeans… mas a longo prazo ela te dará uma produtividade extrema…
Não é à toa que o eclipse é o principal IDE utilizado em Extreme Programming… (Programação Extrema).

Bom… eu gosto das duas ferramentas… E acho bom você saber mexer nas duas… Quem sabe você pode até criar projetos que utilizem as duas ides… onde o eclipse fica responsável pela camada de negócio enquanto o netbeans se preocupa com camada cliente… é uma possibilidade… mas nunca tentei isso na prática…
No mercado… tenho sentido que o eclipse é mais utilizado… Se seu foco for mercado… aprenda o eclipse… mas não tape os olhos para o NetBeans… principalmente quando sair a versão release 4.1 do NetBeans, que dará um suporte fudido ao desenvolvimento de EJB’s e Web Services!!

É só isso, hehe!!
Um Abraço!
Thiago Senna

Valeu pelas dicas Thiagão e valeu todo mundo ae!!!
PS: jah toh tentando fazer algumas coisas no Eclipse e tal…bom tah andando a passos de formiga mas tudo bem…valeu pelas dicas (dinovo).

[quote=gui]Eclipse == ótimo para codificação
Netbeans == ótimo para forms

Eclipse == bonzin para forms
Netbeans == bom para codificação

Eu uso os 2 :wink:

Ok, continuando…

Quanto ao Eclipse, você cria um projeto e os arquivos ficam nesse seu projeto, não da pra criar um arquivo simples e sair programando, pelo menos dentro de um projeto ele deve estar…

valeu? até mais…[/quote]

Será que eu sou o unico que acha o editor visual do Netbeans ruim?

Ou seria porque uso o Idea e o JDeveloper? :lol:

]['s

pow. o do jdev humilha… mas é só pra quem pode $$$

o do netbeans é bom. a plataforma que é ruim (lenta)