Janela muito pequena

7 respostas
J

Eu estou estendendo um JFrame e tentando colocar os componentes nele. Ate ai tudo bem, mas na hora que eu executo a Janela aparece muito pequena e eu preciso redimensiona-la. Eu uso o Netbeans e ele nao deixa que eu modifique alguns códigos, tentei passar pra outro e dar um setSize() mas tambem nao funcionou.

Eu retirei alguns codigos como botoes e actionListeners pra o codigo ficar menor alguem ai pode me dizer o que acontece ? Ou se em alguma opcao pelo netbeans da pra setar um tamanho que seja maior ? 300, 400 por ai

private void initComponents() {
        jPanel1 = new javax.swing.JPanel();

getContentPane().setLayout(null);

setMaximizedBounds(new java.awt.Rectangle(0, 0, 0, 0));
        addWindowListener(new java.awt.event.WindowAdapter() {
            public void windowClosing(java.awt.event.WindowEvent evt) {
                exitForm(evt);
            }
        });

jPanel1.setLayout(null);

pack();
    }

valeu

7 Respostas

dsiviotti

Tente por o setSize no constructor, antes de chamar initComponents, ou depois. Isso funciona mas não é recomendável. O melhor seria você acertar o tamanho no editor de janela, através de alguma propriedade.

J

beleza… funcionou hehe…
mas agora os componentes n aparecem… eu tenho que, com o mouse, aumentar o tamanho da janela um pouco ai eles aparecem… estranho :stuck_out_tongue:

cv1

Dar um pack() no teu JFrame nao resolve, JBoy?

J

po cv… nem rolou bixo… ja tinha pack
to pensando em fazer na mao mermo, fica feio com flowlayout mas pelo menos aparece e funciona :stuck_out_tongue:

tsk hehe

dsiviotti

Eu avisei. Colocar esse código fora do initComponents gera alguns efeitos colaterais. Quando você executar funciona, mas no NetBeans espera-se que você use as ferramentas de criação gráfica, fazer algo na mão é sempre desaconselhável. Mas pra ser sincero eu também não achei na paleta de propriedades a opção de tamanho (size) somente preferredSize, mas acho que já está até deprecated.

dsiviotti

Opa! Por acaso tava com o NetBeans aberto e dei mais uma olhada. Tem uma forma descente de fazer isso:

• Selecione a janela (JFrame) no editor gráfico;
  • Na paleta propriedades tem uma propriedade chamada preferredSize;
  • Clique no botão com três pontinhos no canto para editar;
  • Aparece um width e um height, não use este! não funciona;
  • Logo abaixo tem um botão “Advanced”, clique nele;
  • Tem duas opções de embutir código no initComponentes (a forma correta) “Generate Pre-Initialization Code” e “Generate Post-Inicialization Code”, habilite o primeiro e coloque o seguinte código:
setSize(400,300);

Você vai ver que o código setSize(400,300); foi adicionado ao iniComponents sem você ter que fazer lambança! :wink:

J

valeu veio… funcionou beleza…
ce usa o netbeans a muito tempo ? a unica coisa ruim que eu acho dele eh qnd vc tem que ficar arrumando a gui editing… mt complicado dock view, mdi frames, explorer window afff… hehe

Criado 31 de março de 2004
Ultima resposta 2 de abr. de 2004
Respostas 7
Participantes 3